"Ana Paula" 15/05/2024👉 Confesso que o começo não foi fácil. Por se tratar de um livro escrito todo em poema, a leitura demorou um pouco a fluir, mas quando me acostumei, consegui lê-lo (e entendê-lo) com mais facilidade.
Camões é o maior poeta da língua portuguesa e é responsável por uniformizar a língua separando o castelhano do português.
Os Lusíadas é uma obra completa. É mais do que um relato histórico; é uma reflexão sobre a condição humana, o destino e a glória, enquanto celebra a grandiosidade da nação portuguesa.
Mesmo em uma época onde o cristianismo imperava fortemente, Camões mescla a crença religiosa cristã, com a mitologia romana. Tanto fez que conseguiu que seu livro fosse aceito pela Inquisição, pois mesmo usando os deuses romanos em sua epopéia, ao final o Deus cristão se sobrepõe a eles.
Como um todo, eu gostei. A minha edição é uma coleção do Estadão para vestibular, o final do livro conta com um espaço comentado sobre as partes mais importantes da história. Isso foi de grande ajuda, consegui entender e desfrutar da leitura com mais naturalidade.
O poema é feito por 10 contos, divididos em 1102 estrofe de 8 versos em decassilabos, com as rimas em ABABABCC. Ainda que eu não tenha conhecimento para analisar com maestria essa obra, é perceptivel as qualidades de sua estrutura e riqueza em sua narrativa.
Por fim, a riqueza da obra máxima de Camões é uma das leituras que mais exigirá do leitor de língua portuguesa.
Possui referências que vão desde a história de Portugal até a mitologia grega, romana, passando por tradições africanas e asiáticas, o texto é de uma riqueza grandiosa.
Durante a leitura, senti alguns incômodos devido a forma preconceituosa que se refere ao povo islâmico africano, e outras tradições religiosas. Mas, deve-se levar em consideração a mentalidade da época. Serve como reflexão para o tanto que evoluímos como sociedade e o quanto ainda podemos evoluir.
Como um todo, é uma leitura que vale a pena ser desfrutada.