O Alienista

O Alienista Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - O Alienista


4269 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


AndrA65 02/10/2024

Quão são é a mente que julga-se sã?
Maior entendimento que tive lendo O Alienista foi que todo o trajeto dele para entender a loucura que se julgava é na verdade aquilo que nos torna humanos. Não ter por sua vez nenhum traço de "loucura" é indício suficiente que aquela mente já não habita uma consciência do ser em si. Julgo engraçado por diversos trechos o seu humor que de longe trata-se do entendimento genial sobre o ordinário humano.
comentários(0)comente



Juliana3385 02/10/2024

Uma loucura?
?muito real!
Um clássico onde muito se vê os tempos atuais.
Somos nós todos loucos dentro de nossa própria sanidade? Ou tudo é relativo - e, claro, convenientemente jogado em uma ou outra caixinha?
Seres humanos, apenas!
E Machado transcende a humanidade, fazendo de um conto a história de seu tempo que, de tão real, ele próprio é transcendido!
Genial!
comentários(0)comente



Karinabelarmino 01/10/2024

??quem nos afirma que o alienado não é o alienista??
Um médico que, dedicando-se ao estudo das alienações, acaba por considerar louco todo ser humano.
São tantas reviravoltas, uma atrás da outra, sem uma página sequer carente de humor. Essa novela é interessantíssima e já fisga o leitor nas primeiras páginas.

O tema é divertido e atual. A perspicácia e inteligência de Machado é avassaladora, lembrando que essa obra em questão é de 1882!
E para finalizar, que fale por nós o próprio autor:
??mas pode entrar no animo do governo eliminar a loucura? Não. E se o governo não a pode eliminar, está ao menos apto para discriminá-la, reconhecê-la? Também não; é matéria de ciência.?
comentários(0)comente



nicole1156 01/10/2024

Um bom conto
Li esse conto exclusivamente em prol de um seminário de português, definitivamente é um ótimo livro para quem quer começar a conhecer machado. dom casmurro, ai vou eu!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Julia.Tulher 01/10/2024

Nunca decepciona
Simplesmente maravilhoso. Um deleite para os cariocas pois os livros de Machado contam com muita verossimilhança. Esse conjunto é espetacular, me lembra muito Saramago.
comentários(0)comente



Thais 30/09/2024

Só os loucos sabem
Como diz Romeu em Shakespeare: "Louco não, mas mais preso que um lunático", é o Dr. Bacamarte em sua sede pela ciência da psique humana. Eu sou da opinião que todos eram loucos, inclusive o próprio, porque sabemos que de perto, ninguém é normal.
comentários(0)comente



@gabrielekellyf 29/09/2024

Primeira vez com ele
Eu tinha uma ideia que Machado de Assis seria muito difícil pra mim... Que eu leitora de romances, distopias e ficção científica não daria conta de encarar algo clássico e tão falado. Mas mais uma vez vi que a literatura é para aquele que tenta. Que clássicos ou contemporâneos o livro só precisa ser aberto! Que as coisas vão acontecer. AMEIII ?? UMA HISTÓRIA FENOMENAL E ENVOLVENTE.
comentários(0)comente



Ivana M. 29/09/2024

Psicológico
"O Alienista", uma das obras-primas de Machado de Assis, é um conto irônico e repleto de críticas sociais que expõe as complexidades da mente humana e a tênue linha entre a razão e a loucura. A narrativa acompanha o Dr. Simão Bacamarte, um renomado médico que decide se dedicar ao estudo da mente humana, fundando um hospício na cidade de Itaguaí, chamado Casa Verde. Com uma determinação inabalável, Bacamarte inicia uma verdadeira cruzada pela saúde mental, internando os que considera insanos.

A crítica social de Machado de Assis brilha por meio da sátira às instituições e à ciência, questionando o poder absoluto dos especialistas e a arbitrariedade dos conceitos de normalidade e loucura. A maneira como Bacamarte se arroga a autoridade sobre quem deve ser internado e quem não deve demonstra o quão tênue e maleável pode ser o conceito de sanidade. Ao longo da narrativa, percebe-se como o poder corrompe e como a população de Itaguaí passa de uma adulação cega ao ceticismo em relação às ações do alienista. A obra, portanto, levanta reflexões importantes sobre o autoritarismo e a cegueira do povo diante da ciência e do poder, algo ainda incrivelmente atual.

O protagonista, Simão Bacamarte, é uma figura peculiar e fascinante, que representa o arquétipo do cientista obcecado pela busca da verdade. Machado constrói Bacamarte como alguém que, apesar de ser movido pelo desejo de entender a mente humana, acaba preso em sua própria arrogância. Sua trajetória de racionalidade extrema beira a loucura, e seu comportamento meticuloso revela um contraste irônico: quanto mais ele se esforça para compreender a sanidade, mais ele próprio se distancia daquilo que seria considerado "normal". A obsessão de Bacamarte culmina em uma inversão dramática de valores, levando-o a questionar a própria sanidade e a reconsiderar suas ações de forma inesperada.

Machado de Assis usa sua característica ironia fina e humor sutil para desvelar a hipocrisia da sociedade e os perigos da racionalidade desmedida. "O Alienista" é uma obra que continua a nos fazer refletir sobre os limites da ciência, o poder do conhecimento e as armadilhas da ambição pessoal, sendo uma crítica brilhante e atemporal à condição humana.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Janete75 29/09/2024

Loucura
Será que somos loucos ou sãos? Teria como um pessoa definir essa linha entre a loucura e a razão? Um livro cheio de humor e surpresas.
comentários(0)comente



duda zancoper 29/09/2024

Não me prendeu
Por se tratar de um clássico do Machado de Assis eu fiquei surpresa com a linguagem fácil, mas mesmo assim é preciso muita concentração pra raciocinar o sentido de alguns parágrafos mais longos, porque se você estiver com a mente vaga muito provavelmente não vai entender o que o narrador quis dizer.
A história em si eu achei interessante, mas não o suficiente pra me manter presa no livro, na verdade eu não via a hora de acabar.
Não é nem de longe um livro ruim, só não me agradou tanto, mas quero muito ler outros livros do Machado pois tenho certeza que eu acabarei gostando!
comentários(0)comente



wsx.lipe 28/09/2024

Prefiro Clarice Lispector
Absolutamente nenhum livro do Machado me desceu até hoje, e com esse não foi diferente. Porém, acho que deveria continuar tentando ou Machado de Assis simplesmente não é pra mim
comentários(0)comente



Vit 28/09/2024

Me diverti muito lendo essa história. Admito que, a princípio, fiquei com medo por ser Machado de Assis - e lembrei quantas vezes eu tentei ler as obras dele e simplesmente não consegui. Masss, O Alienista é fenomenal pra começar a ler Machado. É curto, a história é divertida e precisei recorrer ao dicionário pouquíssimas vezes. A edição da Antofágica, como sempre, maravilhosa. Recomendo demais!
comentários(0)comente



ANdrew_SzA 26/09/2024

Um clássico que nunca sai de "moda"!
A minha primeira vista com "O Alienista" foi no meu 9° ano do Ensino Fundamental e ainda assim posso declarar que cada releitura, capitulo, parágrafo e verso, é possível notar novas perspectivas, novos olhares sobre um livro. Há infinitos significados mas com uma só tese: "A ciência", como dito pelo ilustre doutor Bacamarte. Personagem criador pelo criador da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis. Essa versão em capa dura feita da Editora Autofágica trás novos olhares através de ilustrações e caricaturas, feita por Candido Portinari. Imaginei-me no 9° ano tendo minha primeira experiência com um "curioso livro". Apesar da linguagem rebuscada, interessei-me muito pela fama do Doutor. Quem diria que um amante de livros de suspense passaria da linha 1° do metrô de salvador até a 2° linha lendo "O Alienista"? Bom, esse foi o grau que "O Alienista" proporcionou a mim. Do embarque do Dr. Bacamarte ao Brasil até o "embarque" dele na sua própria casa(verde), como se diz popularmente, "envelhece como vinho".
comentários(0)comente



4269 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR