O Alienista

O Alienista Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - O Alienista


4269 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Andre.Lucas 23/02/2018

O livro retrata uma sociedade em constante transformação com uma leitura simples e traços do romantismo e realismo com um enredo cativante.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




spoiler visualizar
Grace 01/03/2018minha estante
OK




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 23/03/2018minha estante
Olá, Maria Clara
No texto, Machado de Assis estabelece um paralelo entre ciência, loucura, poder. E para ironia machadiana as respostas serão encontradas nas entrelinhas. Meu conto favorito e, com certeza, merece uma releitura!




spoiler visualizar
Grace 08/04/2018minha estante
ok




Isabela.Soares 22/02/2018

O anormal, alienista
O alienista se auto denomina louco, por ser dono da única personalidade perfeita, o que nos traz a refletir sobre o egoísmo do homem em aceitar outras personalidades. É como se o próprio Machado de Assis fosse o alienista, afinal eles tinham os mesmos propósitos, analisar as atitudes das pessoas e suas relações sociais. O alienista traz de um modo irônico a dificuldade das pessoas em aceitar o próximo, mostrando toda sua vaidade além das aparências. E o que mais chamou atenção foi a parte em que ele se aceita como o único anormal, e sai da sociedade! É um conto bom de se ler, e quando você acha que o as coisas vão dar errado outras pessoas se juntam a ele, é "emocionante".
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Muitas emoções! O Alienista é um texto atemporal, através do cientificista Bacamarte, Machado de Assis elabora uma contundente crítica aos exageros científicos da sociedade de sua época, que podem ser perfeitamente atualizados.




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 27/02/2018minha estante
olá, tainara
O conto é um dos meus favoritos. Machado nos mobiliza com sutileza a considerar que nossas verdades e julgamentos não são irrevogáveis e definitivos, afinal tudo tem dois lados. O texto também é muito atual (apesar do vocabulário) e divertido. E viva Machado!! Continue as leituras. Abraços,




Vinicius.Silveira 06/03/2018

o alienista
Quando dr.Simão bacamarte volta a sua terra natal com o objetivo de estudar a loucura humana ele fica obcecado e abre o seu próprio manicômio, a casa verde.Dr.Simão aceita a teoria de que onde não há razão supostamente há desequilíbrio mental, então ele engata as internações no seu manicômio internando ate sua própria noiva. Simão tinha total apoio da igreja e dos poderes da época internando assim um grande números de pessoas,a população fica revoltada e faz uma rebelião dando um fim a discórdia e o dr continuou estudando até considerar uma nova teoria de que louco seria aquele que possui a mente em perfeito equilíbrio, a partir dai Bacamarte libera os antigos loucos e prende outra parte da população ate que eles revelassem algum tipo de desequilíbrio e fossem liberados novamente.
Dr.Simão porém não estava satisfeito e concluiu que ninguém estava realmente doente e decide estudar o seu próprio estado mental por fim declara-se o único equilibrado da vila e se tranca na casa verde morrendo 17 meses depois.
Grace 20/03/2018minha estante
ok




spoiler visualizar
Grace 01/03/2018minha estante
OK




spoiler visualizar
Grace 01/03/2018minha estante
OK




Tata 07/03/2018

O alienista
A história fala sobre um médico com muito renome e conhecimento, sendo assim uns dos mais importantes doutores do país além de ser o mais conceituado.
Ela refere-se à Dr. Simão Bacarmarte, um filho da nobreza da terra e muito bem quisto, porém para ele nada disso lhe interessava o quê lhe atraía era a tão complexa e eficiente ciência. A ciência lhe importava tanto, pois quando resolveu se casar se compromissou com uma moça viúva, que não era nem bela e também não simpática, porém não apresentava defeitos e nem anomalias em sua anatómia, e segundo ele uma mulher perfeita para lhe dar filhos saudáveis o que não foi o quê ocorreu mais já nós dá um belo exemplo de como eram suas práticas sistemáticas.
Ele como um bom doutor resolveu abrir uma clínica, na qual se chamava casa verde era uma bela, e imponente construção que consistia em tratar pessoas com deficiências na mente, ou seja, loucos.
O conto decorre sobre seus atos como o dono da clínica, e como ele tratava e descobria a loucura, de uma maneira peculiar de cada habitante de sua cicidade Itaguaí, e de como as pessoas começaram à temerem serem consideradas loucas, e serem levadas a casa verde, esse medo gerou revoluções que tinham as intenções de demolir a tal casa e acabar com seu poder e persuasão para ele não vir à diagnosticar mais ninguém.
Também nós diz como ele tratou de todos e lhes deu uma cura, liberando assim toda a sua clínica que um dia foi conhecida por estar demasiada na quantidade de pacientes e por fim decorre como ele mesmo tenta se tratar depois de seu autodiagnostico.
Ana Paula Paim 08/03/2018minha estante
Olá, Tata
Machado tem essa capacidade de ampliar nossa visão e nos fazer ver "além do marco". Os textos machadianos são maravilhosos e ampliam nossa capacidade de leitura além do sentido dicionarizado (inúmeras metáforas e linguagem figurada). Até as próximas leituras! Abraços,




Sara.Reis 27/02/2018

Resenha do conto o alienista
O livro o alienista fala de um homem que era um simples médico e com o passar do tempo acabou criando um interesse maior em ser um psiquiatra, porém ele criou uma ambição muito grande em internar pessoas que todos aqueles pessoas que pra ele aparentavam ser perigosas ele internava.
Grace 01/03/2018minha estante
ok




Leticia.Lima 21/02/2018

Interessante!
Simão faz uma representação muito boa do que chamamos de pessoa totalmente racional,muitas vezes citados no livro que ele é um homem da ciência podemos ver isso também por como ele escolhe a sua esposa não pela questão emocional ou estética mas sim por achar q lhe daria bons filhos,ou seja ,bons descendentes.
Esse conto nos faz pensar sobre os diferentes ângulos do que são chamados de loucuras por ele, o livro por outro lado nos faz pensar sobre o que é realmente certo e o que não é aos olhos dos outros.
Gostei sim, recomendo!
Ana Paula Paim 01/03/2018minha estante
Olá, Leticia
Muito bom! Machado tem essa capacidade de ampliar nossa visão e nos fazer ver "além do marco". Os textos machadianos são maravilhosos e ampliam nossa capacidade de leitura além do sentido dicionarizado (inúmeras metáforas e linguagem figurada). Até as próximas leituras! Abraços,





Rodrigo.Cruz 23/02/2018

Série- 2j aluno- Rodrigo cruz
Tudo começou numa pequena cidade do interior do Rio de janeiro chamada Itaguaí. De volta ao Rio de janeiro após uma temporada de estudos de medicina mais precisamente psiquiatria, Doutor Simão bacamarte está ávido para colocar em prática os anos de estudos na Europa. Doutor Simão bacamarte é um homem sisudo com poucas palavras. Casou com a dona Evarista que era desprovida de atributos físicos, porém, era considerada ideal para prover filhos inteligente para o novo médico da cidade. Inícia suas pesquisas pisiquiatrica na casa verde na qual aloca todos aqueles suspeitos de algum problema mental. Pra isso adota alguns modelos de pesquisa para recolher aqueles que julga ser portador de algum distúrbio mental. O tempo passa e o doutor Simão bacamarte passa dos limites ao encarcerar inúmeros habitantes da cidade de Itaguaí. A maioria das pessoas o criticam pela forma como os suspeitos de doença mental são alocados na casa verde de modo que alguns protestos fervorosos ocorrem na pequena cidade. Com a revolta da população os políticos da cidade resolvem intervir criando leis pra evitar os desmandos do médico pisiquiatra.
Grace 25/02/2018minha estante
ok




spoiler visualizar
Grace 01/03/2018minha estante
OK




Carolina.Athais 26/02/2018

O "alienista"me fez refletitir a situação da loucura, chamado por Simão Bacamarte de Alienação. este conto me trouxe conhecimentos ,e me fez ver uma imagem
Ana Paula Paim 27/02/2018minha estante
Olá, Carolina
Machado tem essa capacidade de ampliar nossa visão e nos fazer ver "além do marco". Os textos machadianos são maravilhosos e ampliam nossa capacidade de leitura além do sentido dicionarizado (inúmeras metáforas e linguagem figurada). Espero, todavia que os conhecimentos adquiridos sejam sedimentados nas próximas leituras! Abraços,




4269 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR