spoiler visualizarCamila Dos Reis 22/02/2018
Resenha: O alienista
Apos o Dr.Simão Bacamarte conquistar todo o repeito de seu profissão dentro e fora do Brasil, resolve voltar para sua terra natal, Itaguaí, para firma-se em sua profissão. Depois de um tempo na cidade o Dr resolveu se casar com uma viúva chamada D.Evarista, uma mulher que tinha menos de trinta anos e não tinha uma beleza de se admirar, mas o Dr. acreditava que ela poderia lhe dar bons filhos. Mas não foi como ele esperava.
Depois de um tempo na cidade, o Dr resolveu estudar psiquiatria e abriu um manicômio chamado Casa Verde para poder acolher todos os loucos da região. Com o passar do tempo a Casa Vede foi ficando cada vez mais cheia e ele se interessava mais e mais pelo seu trabalho, e assim foi ficando obcecado, então passou a enxergar a loucura em todos. Um dos principais foi o Costa um homem que acabou perdendo toda a sua herança por emprestar dinheiro a todos e não consegui cobrar. Diversos outros personagens passam pelo conto do alienista e são internados.
O Dr estava tao obcecado pela internação do povo que deixou sua mulher de lado. D.Evarista ganhou uma viagem para o Rio de Janeiro, pois estava se sentindo muito só.
Com a ausência da mulher na cidade, a população achou que o doutor ficou cada vez mais obcecado e acreditavam que com a volta de D.Evarista para a cidade ele melhoraria. A mesma voltou, mas o doutor continuo o mesmo, internando todos na cidade.
Apos um tempo a cidade começou a ingressar na politica com o barbeiro Porfírio, que uma grande ambição de chegar ao poder resolveu aram uma manifestação, (a manifestação foi chamada de Canjica), contra o Dr. Bacamarte, e toda a população foi frente da casa do mesmo para protestar. Ele apareceu sem apresentar revolta e isso deixou a população mais enfurecida, com isso as forças armadas foram chamadas e assim eles se juntaram ao Porfírio e assim foram até a Casa de Vereadores para contestar sobre o doutor. O mesmo foi chamado para depor, mas ao invés de despedi-lo juntou-se a ele e assim continuou as internações pela cidade.
Mais de 50 apoiadores da Revolução da Canjica foram internados e com o passar do tempo quase toda a população havia sido internada.
O Dr. Bacamarte criou duas teorias sobre os loucos, e achou que a primeira estava errada e liberou todos e em seguida começou a executar a sua segunda teoria e que depois de um tempo também percebeu que estava errada e liberou todos novamente.
Um tempo depois ele percebeu que ninguém tinha uma personalidade perfeita, exceto ele próprio, e o alienista conclui que ele era o único anormal da cidade e decide se internar sozinho na Casa Verde para sempre.