O Processo (eBook)

O Processo (eBook) Franz Kafka




Resenhas - O Processo


1255 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Cassiel 21/02/2023

Quando lemos essa obra de Kafka podemos entender melhor o porquê de seu nome ter se tornado um adjetivo: kafkaesco (ou kafkiano, a depender de questões de tradução). A narrativa peculiar do autor, e as fortes sensações (muitas vezes negativas) que é capaz de transmitir através da leitura, compõem, certamente, uma das maiores obras do séc. 20.
"O processo" descreve a experiência do personagem Josef K. ao descobrir que é vítima de um processo, que o acusa de algo que nem o leitor, muito menos K., podem saber (e nem saberão). A construção do cenário e dos personagens faz nascer um labirinto no qual a lógica e a esperança de um desfecho racional são erradicadas. A sensação é de claustrofobia, pois por mais que K. se esforce não sai do lugar.
Nada está ganho, mas nada está perdido. muito se pode fazer em favor do acusado, mas nada leva à consequências efetivas. tudo depende ao mesmo tempo dos moldes rígidos das leis e também das relações pessoais e orgânicas com os funcionários do cartórios e dos júris, mas ao final não são estes que influenciam decisivamente na conclusão do caso. tudo é imprescindível e, em contra partida, inútil. Dessa forma, é de se imaginar que apenas se deva deixar levar, na medida que mudar o curso do processo é impossível, como se K. fosse refém do grande organismo jurídico que lhe prende e lhe comanda. A racionalidade e a clareza despem-se de todo seu valor diante da casualidade banal da violência do destino. Afinal, o resultado do processo, aparentemente, é definido único e exclusivamente pelo que fora destinado a ser desde seu nascimento
O livro também, de forma irônica, constituí uma crítica às camadas impenetráveis das leis, que em última instância, deveriam ser acessíveis a todos. Nesse processo, estranhíssimo e particular, participam infinitos juízes, procuradores, "espancadores" e etc., numa hierarquia que se estende até onde a vista alcança.
O próprio posfácio dessa edição cita inúmeras interpretações do que a história pode simbolizar e teorias dos mais diversos campos. Enquanto alguns dizem que o processo seria uma metáfora para a complicada relação do autor com o pai, alguns dizem que é sobre a relação com uma das noivas de Kafka. De qualquer forma, vale a pena conferir e decidir por si mesmo qual dessas ideias parece mais adequada !
comentários(0)comente



MaywormIsa 21/02/2023

Interessante, fragmentado, inusitado
A leitura corre rápido, embora alguns capítulos sejam muito sem graça e deem sono. Existem passagens muito engraçadas e curiosas e por vezes tive a impressão de que era tudo um sonho muito louco, daqueles que a gente entra por uma porta e da de cara com o bob Marley vestido de terno e gravata segurando um cachorro poodle de chapeuzinho.

As personagens são cativantes, e todas as mulheres do livro parecem achar a personagem principal a última bolachinha do pacote, o que é no mínimo curioso.

O processo de Josef K na verdade é uma coisa sem explicação e sem motivação, foi criado do nada e durou 1 ano, com um final surpreendente.

O livro faz uma crítica muito criativa sobre o sistema judiciário (talvez não em completo, mas em algumas partes), a relação do funcionário público com o acusado e o próprio sistema, assim como as relações do advogado com as mesmas partes. Achei muito parecido com o que qualquer cidadão brasileiro vivencia, especialmente se depender da defesa gratuita para o representar no tribunal.

Boa parte do livro se passa em lugares muito apertadinhos, sem janela e ventilação e sem luz, então ouvi muitos relatos de pessoas que acham a leitura claustrofóbica, o que pode ser um ponto positivo e negativo simultaneamente.

Em resumo, na minha opinião, esse livro foi meu primeiro contato com Kafka, eu não sabia o que esperar, não tinha pesquisado muito a respeito, apenas me entreguei e achei que valeu a pena.

É um livro razoável, não acho que é leitura obrigatória e se puder aconselhar, comece por "A metamorfose".
comentários(0)comente



Felipe 19/02/2023

Mais preso no processo que o Josef K.
Foi duríssimo terminar mas venci. ???
Sim, tem uma crítica interessante, e da qual compactuo, ao sistema jurídico e político.
Me identifiquei a Josef K. em vários situações jurídicas e de trabalho das quais experienciei, guardadas as devidas proporções e licenças poéticas.
Confusões propositais, inversão de sentidos, mentiras explícitas? assim tendo a definir, por minha experiência pessoal, o sistema jurídico e político comum.
O diálogo com o sacerdote no capítulo da catedral talvez seja o ápice do livro, buscando trazer à tona uma realidade da qual podemos estar condicionados a viver.
Resta a decisão de morrermos sentados no banco ou dar as costas ao problema e viver a vida considerando as suas circunstâncias, a qual na grande maioria das vezes não temos controle.
A escrita em si é estranha, pra não falar que é chata. Porém leva sim a boas e importantes reflexões, que pra mim apenas não foram de caráter inédito, e talvez por isso pouco cativantes.
comentários(0)comente



li_mfr 17/02/2023

Que difícil!
Veja bem, a nota que atribuí não necessariamente reflete a qualidade do livro, mas sim a minha opinião sobre ele.
Já havia lido 'Metamorfose' e tentado ler 'O Processo' a alguns anos atrás, mas acabei por abandoná-lo por não conseguir de forma alguma seguir em frente com a leitura. Agora, por um desafio que decidi seguir me propus a dar uma nova chance, e nossa! Chegou a ser doloroso terminá-lo.
Não tenho muito gosto por clássicos, então já começo com certo pré-conceito e Kafka realmente não me inspirou a mudar minha aversão.
Não que eu pretenda desistir, a próxima tentativa vai ser ler Jane Austen... rsrsrs vamos ver o que vai dar.
comentários(0)comente



Victória 15/02/2023

Mensagem do livro é boa, mas não sou fã da escrita

foi o décimo sétimo livro do desafio de fevereiro: 28 livros em 28 dias
Giovanna.Tordin 15/02/2023minha estante
????




J Falco 14/02/2023

A justiça do aburdo
Sem a menor ideia do porquê, K. encontra-se envolvido em um processo judicial que toma cada vez maior proporção na sua vida e na trama do livro. Mesmo sofrendo uma aparente injustiça, tenta seguir com sua vida, em uma tentativa de ditar o rumo da própria vida através de seu comportamento e reação, sem se fazer refém dos fatos que a ele ocorrem. Entretanto, como um destino inexorável, o Processo o persegue de forma implacável, consumindo a esperança e suas relações.
Um livro interessante de um autor muito particular, muito recomendado a quem interessar os grandes clássicos da literatura ocidental. A falta de sentido aparente característica de Kafka, essa "vida como ela é" porém demonstrado de uma forma completamente oposta, ou seja, de uma forma que não pode ser a vida como a conhecemos, é um ponto de reflexão fortíssimo, que aparece de maneira evidente no livro.
comentários(0)comente



Raul98 13/02/2023

Livro muito bom, porém um pouco difícil para leigos.
O livro "O Processo", escrito por Franz Kafka, é uma obra altamente valorizada do século XX. Confesso que achei a leitura um pouco difícil por se tratar de uma escrita com bastante termos recorrentes na área jurídica. A história acompanha um personagem preso em um sistema judicial opaco e indecifrável, o que o deixa em uma situação desesperadora e sem poder agir. O livro é visto por muitos como uma crítica aos sistemas políticos e jurídicos da época e ainda muito relevante hoje, abordando questões como alienação, burocracia e opressão do Estado. A escrita de Kafka é caracterizada por ser enigmática e perturbadora (muitas pessoas classificam até como um terror rs), o que faz com que a leitura de "O Processo" seja desafiadora e impactante. Em geral, é uma obra única e impactante que vale a pena ser lida e analisada. Recomendo bastante.
leandrozfaf 18/01/2024minha estante
Caramba, gostei da resenha. Li apenas Metamorfose dele, adorei.




Isadora 13/02/2023

Complexo
Esse livro é realmente uma obra prima, que apesar de apresentar uma estrutura muito confusa, deixa sempre o leitor na expectativa e vom várias perguntas. Tais perguntas que só aumentam ao decorrer do livro, e no final elas apenas aumentam.
Esse livro, como muitos dizem, ao meu ver pode ser como uma ótima representação de culpa, em todo o livro ele procura cegamente por essa culpa, pelo motivo dessa acusação. Ele adentra nesse mundo cegamente, o que o faz questionar tudo sobre si.
A escrita do Kafka é realmente surpreendente, que consegue sempre transmitir a intenção dos personagens. Mesmo com diversas perguntas é possível que o leitor compreenda o que está acontecendo. Um livro realmente sensacional!
comentários(0)comente



Marcus419 12/02/2023

Sentimento de ufa acabou
A sinopse parece interessante. O início da leitura pareceu sugerir o desafio de ler algo bem diferente do que estou habituado, mas depois de poucas páginas torna-se um suplício e você só quer que termine, como o capricho de querer ver o desfecho de um sonho ruim.

Já havia visto algumas pessoas da área do Direito referenciar essa obra. É possível fazer algumas reflexões sobre o estigma que um indiciado carrega consigo e o efeito devastador do desrespeito ao devido processo legal. Mas isso ocupa segundo ou terceiro plano e sequer chega a mitigar o quanto a leitura é arrastada.

Talvez, considerando um aspecto mais amplo, alguém da área de psicanálise possa fazer maior proveito dessa ode a obsessao de um cara impotente.

Não é pra mim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luiza260 11/02/2023

Ruim
Esse livro me lembra aquela lenda do Rei que usava uma roupa que ?só os inteligentes conseguem ver?. Na verdade então havia roupa nenhuma e todos elogiavam a suposta roupa do porque dizer que não viam nada seria admitir a burrice. Esse livro é ruim. A maioria não tem coragem de assumir que é ruim para não parecer burro. Ainda há quem diga que a proposta do livro era trazer uma sensação ruim mesmo. Mas o livro é ruim. Nem era da vontade do Kafka que esse livro fosse publicado. Após sua morte o seu amigo pegou os manuscritos e publicou uma obra que até para o autor não era digna de ser publicada. Então se vc foi um dos muitos que abandonaram esse livro na metade, não se sinta menos sofisticado por não conseguir apreciar essa história. Eu só li até o final pq acreditei que em algum momento ficaria bom, mas não ficou. É ruim do início ao fim.
comentários(0)comente



andre_limafr 10/02/2023

Um livro polêmico
Difícil odiar ou amar esse livro, minha expectativa era algo semelhante à obra ?A metamorfose?, do mesmo autor, então ja devo dizer que de início me decepcionei, mas ao longo do livro me adaptei, digeri e tenho apenas alguns pontos a falar:
Primeiramente eu não sabia que era uma obra
Incompleta quando iniciei a leitura, foi um alívio pois acabei a leitura mais rápido mas foi um tormento, pelo tanto de pontas soltas q ficaram se não todas?
Segundo ponto e principal; eu entendi a crítica do livro e busquei compreendê-lo por completo, não é atoa que levei o tempo que levei pra ler um livro de 260 e poucas páginas? a leitura em si não extremamente difícil, mas se faz confusa e sufocante, cansativa pela maior parte do tempo e sim, conhecendo as obras do Franz Kafka, foi intencional, mas não exclui o fato de que na condição de leitor me senti extremamente compelido a desistir da leitura em muitos momentos, acredito q existam muitas coisas nas estrelinhas, mas discursos e descrições exageradamente longas dos personagens e cenários me cansavam, em muitos momentos ver uma ou duas páginas inteiramente preenchidas sem diálogos me fazia pensar ?ah não, la vem textão sem muito a agregar para a trama?, isso por si só transparece o quão difícil foi a leitura pra mim. acredito q se fosse uma obra menor serie menos maçante, mas poderia perder seu intuito, portanto a nota que dei foi deixando de lado meu gosto pessoal, considerando o contexto histórico e época em que foi escrito, mas está longe de ser ?o maior romance do século? como li em exageradas propagandas.
Ma Aguiar 12/02/2023minha estante
Análise muito boa do livro, ótimas palavras!




Cristiane 10/02/2023

Kafka fascina!
"? Como um cachorro! ? era como se a vergonha fosse sobrevivê-lo."

Kafka consegue te fazer sentir inúmeros sentimentos, desde angústia à fascínio.
Sua escrita prende e te faz pensar até ter de parar um pouco para respirar.
Para quem conhece um pouco da história do autor, fica claro as referências intrínsecas em suas obras, o que para o meu gosto é incrível.
Ele se mostrava, ele se revelava em suas escritas, e isso é de muita coragem.
As críticas sobre a sociedade e sobre a justiça presentes nesse livro são de grande valia para nos fazer pensar a respeito de como somos seres manipuláveis e suscetíveis a situações as quais nem sequer sabemos como fomos nos meter.
É uma obra que se abre para mais de uma interpretação, não tendo necessariamente uma única correta, por isso, recomendo que quem for fazer tal leitura, vá sem medo. Se entregue para a experiência. Leia com atenção e se permita aceitar até mesmo o que lhe parece loucura... É aí que mora a magia por trás da escrita.
Recomendo!
comentários(0)comente



Giovanna.Charrone 09/02/2023

O Processo - Franz Kafka
- no começo eu não entendi nada, e no final parecia que eu tava no começo
- a metamorfose pisa com gosto nesse livro, não é a toa que o kafka não queria que fosse publicado
- mt confuso
- nota wtf/10
Felipe 19/02/2023minha estante
Melhor definição! Hahaha ri alto (pra não chorar).


aline 26/02/2023minha estante
concordo com tudo!!




Rita 07/02/2023

Eu entendi a crítica, eu entendi a alegoria e o realismo, eu entendi que é uma obra inacabada, mas nada nesse livro me conquistou.

Achei uma grande ideia e tem partes bem inteligentes, mas a execução não me agradou em nada.

E eu tentei, como tentei, tentei até o fim, tentei com os textos de apoio, tentei e tentei, mas simplesmente não funcionou para mim.
comentários(0)comente



1255 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR