@vidaliterata 06/09/2022
No dia de seu aniversário, Josef K, acorda com dois policiais diante de sua cama, sendo acusado por um crime que não sabe. Ele questiona os guardas, mas aparentemente, nem eles sabem o motivo de seu processo.
Porém, mesmo depois de detido, K continua indo ao trabalho. Ele é banqueiro e considerado um dos melhores funcionários. Um dia, ele recebe a visita de seu tio no próprio trabalho, que o "obriga" a procurar um advogado de confiança. E aí começa a jornada de K para provar sua inocência. No entanto, quanto mais ele adentra nesse mundo burocrático, mais confuso ele fica, pois mais perguntas e obstáculos vão surgindo. No desespero, K inclusive tenta recorrer a meios ilegais.
A atmosfera do romance é bem claustrofóbica, angustiante e surreal. Foi interessante notar que no livro, os cartórios do tribunal estão em toda parte e são locais improvisados e precários, nos quais seus funcionários até dormem lá. Há também corrupção envolvida, onde quem tem mais poder e influência pode determinar o andamento do processo. No caso de K, parece que o seu veredito já está definido, não importa o que faça, mesmo sendo inocente. É triste e revoltante pensar que essa mesma situação ainda acontece atualmente no nosso país: gente inocente sendo condenada por equívoco, falta de provas concretas e pior, apenas pela cor da pele.
Particularmente, eu queria ter gostado mais do livro. Não fiquei tão impactado como "A metamorfose" do mesmo autor, talvez criei expectativas demais. Houve até partes que eu ficava ansioso e queria que terminasse logo.
Uma curiosidade: este romance póstumo de Kafka só foi publicado graças ao seu amigo, Max Brod. Kafka não queria que publicasse nada, mas Brod não cumpriu com sua palavra (ainda bem!). Quando ele encontrou os manuscritos de "O processo", os capítulos estavam desordenados, coube a ele organizar tudo para poder publicá-lo. A presente edição da Antofágica está belíssima, contém trechos inéditos que foram rabiscados pelo autor e os capítulos inacabados. E ainda conta com videoaulas exclusivas no YT. Super recomendo!
?? Siga meu insta literário para mais resenhas @vidaliterata