Jean 02/08/2024
Um excelente livro, necessário, mas enrola um bocado
O ponto de partida do livro é incrível, como ele se desenvolve em cima da burocracia e na fragilidade do cidadão diante do Estado. O livro é de leitura necessária não só para estudantes de direito, mas para servidores públicos no geral.
Está é uma obra mais extensa do Kafka, e talvez ele seja um mestre em histórias mais curtas como Metamorfose e Na Colônia Penal, que são redondinhas.
O livro inicia muito bem, excelente, mas em alguns momentos tem algumas barrigas que quebram um pouco o fluxo de leitura.
É muito interessante, mas demanda do leitor um pouco de persistência.
Tirando isso, a todo momento você tem situações, por mais bizarras que pareçam, que são como se fossem metáforas sobre a nossa sociedade, corrupção, opressão, subjugação do mais fraco, falta de integridade de todos que estão envolvidos naquele processo, onde o que conta não é a "verdade" e sim a influência.
Ironicamente não há atuação jurídica, mas alguém que conhece alguém que conhece alguém que pode influenciar alguém a te ajudar.
Ampla defesa, contraditório, devido processo legal, imparcialidade, presunção de inocência, julgamento justo, celeridade processual, nada disso existe.
Talvez seja uma representação do que seria nosso sistema judiciário se os totalitários de plantão, defensores de facistas, tivessem conseguido o que pretendiam.
O livro é muito bom, mas realmente tem defeitos e dá de perceber que não foi finalizado pelo autor, o que de fato aconteceu mesmo.