Priscila Cysneiros 16/07/2021Apaixonante!Quem somos? De onde viemos? Existe alguma razão por trás dos acontecimentos da nossa vida? Essas e várias outras perguntas nos atormentam desde as nossas origens.
Em uma época longínqua, na qual sequer existiam a filosofia e a ciência, os gregos tentaram trazer respostas a questões dessa natureza utilizando-se dos mitos.
Essas estórias foram transmitidas para várias gerações por meio da oralidade, da memória e da tradição, que são, segundo o próprio Jean-Pierre Vernant, as condições de existência e sobrevivência do mito.
Exatamente tentando conservar essa essência da mitologia grega, quando narra os principais mitos gregos, o autor nos causa a sensação de que o faz pela via oral. É uma leitura leve, gostosa, daquelas que fazem os nossos sentidos se esquecerem do passar do tempo.
Talvez você pense que mitologia grega é algo bobo, mas a verdade é que, para compreender a filosofia de um povo, é essencial que conheçamos o contexto religioso, artístico e sociopolítico em que ele estava inserido*.
Ora, sendo a Grécia o berço da filosofia, é essencial que conheçamos os fatores que, de alguma maneira, contribuíram para o seu surgimento, e a mitologia, certamente, faz parte disso.
Eu sei que existem muitas obras (e até filmes) sobre esse tema, que, por ser tão popular, é quase impossível que você não já conheça algumas dessas estórias.
Mas eu posso te garantir que ler esse livro será uma experiência totalmente diferente de tudo que você já viu a esse respeito, e é provável que você, como eu, sinta ansiedade para saber mais.
Recomendadíssimo!
*Giovanni Reale e Dario Antiseri, na sua obra "Filosofia - Antiguidade e Idade Média - vol. 1" são enfáticos ao afirmarem que essa ideia é um consenso entre os maiores estudiosos.