Moreira 15/11/2021
"A escada da Sabedoria tem os degraus feitos de números."
Tudo começou porque ele não queria levar paulada do chefe.
A história é contada por um habitante de Bagdá que quando estava voltando para sua terra natal, deu-se de encontro com Beremiz Samir, o homem que calculava. Este conta sua história e demonstra suas habilidades matemáticas, impressionando o bagdáli. Assim, ambos se tornam amigos e vão para Bagdá em busca de oportunidades, aproveitando as habilidades de Samir.
É um livro muito divertido e conta com diversos problemas matemáticos espalhados pelo texto com suas demonstrações feitas pelo homem que calculava tendo também as justificativas um pouco mais rigorosas delas em um apêndice no fim do livro.
Ademais, é cheio de histórias com acontecimentos reais, por exemplo, a vida de Eratóstenes, os sistemas de numeração, a história explicando o porquê Bhaskara colocou o nome de sua filha em uma de suas obras, etc. É recheado de frases de efeito e poemas de autores famosos, inclusive brasileiros.
O livro mostra como era a cultura árabe na época em que se passa a história, quando a matematica árabe estava em ascensão, e no fim do livro é dado sobre como os árabes tiveram contribuições importantes, não só para a matematica, mas para todo o nosso desenvolvimento científico.
Enfim, além de ser uma literatura, é uma obra para aqueles que queiram aprender e conhecer a matematica de uma forma diferente.
Recomendo muito a leitura!