Dani Ferraz 01/07/2021
"O homem só vale pelo que sabe. Saber é poder. Os sábios educam pelo exemplo e nada há que avassale o espírito humano mais suave e profundamente do que o exemplo".
Não há do que duvidar quando encontramos também na fala do grande escritor Jorge Luiz Borges de que este seja "um dos livros mais notáveis da humanidade". Quão grandiosa e poderosas são as histórias escritas por Júlio César de Melo e Sousa sob o pseudônimo de Malba Tahan, narrando a prodigiosa viagem de Hank-Tade-Maiá, o bagdali, ao lado de Beremiz, o calculista persa.
Beremiz Samir adquiriu a habilidade de contar enquanto cuidador de rebanho com medo de perder suas ovelhas e passou assim a calcular tudo que existisse a sua volta com presteza. Dotado de muita sabedoria e grande conhecimento filosófico e matemático, o “Homem que calculava” – apelido atribuído a ele – possuía um raciocínio lógico aguçado capaz de causar inveja nos mais renomados sábios.
No decorrer dos 34 capítulos que compõem o livro. O calculista partilhou de forma igualitária camelos, dividiu pães, decifrou os mais complexos problemas, resolveu enigmas, deu aulas de matemática, nos apresentou o número perfeito, sistemas de numeração, lendas dos números quadrados, do xadrez, bem como as histórias de Hipátia, Bháskara e sua filha Lilaváti, Arquimedes, Eratóstenes e outros mestres da "ciência das grandezas, das formas, dos números, das medidas, das funções, dos movimentos e das forças", termos que o próprio autor define em sua dedicatória.
A leitura deste livro é um conforto para o ser! O calculista, mostra ser sagaz e nos incita a curiosidade, sabe ser decisivo e nos revela com precisão o desfecho dos problemas, com sabedoria conta e encanta com fábulas e lendas as histórias abrindo a nossa mente para o admirável, sabe ser virtuoso e caridoso não almejando fortunas e sim o saber, o que gera uma reflexão importante sobre os bens materiais. O calculista desperta o amor, disserta sobre religião, sobre moral, sobre felicidade e deixo aqui registrada esta frase tão marcante "A felicidade é difícil porque somos muito difíceis em matéria de felicidade", calcula o X da vida, termina com êxito sete provas aplicadas por sábios e o conforto desta leitura além de tudo que já apresentei está em ensinar enquanto nos deleita.