Autismo

Autismo Roy Richard Grinker




Resenhas - Autismo


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Vinicios Osowski 01/08/2017

Livro excelente, Roy Richard Grinker, antropólogo norte-americano e autor do livro, é um bom pesquisador e escritor. Relata de maneira rica as diversas culturas, especificamente a indiana e sul-coreana, e suas respectivas visões de autismo. Defende persuasivamente sua tese de que a "epidemia" do Transtorno de Espectro do Autismo nas últimas décadas se deve ao refinamento do diagnóstico para o transtorno. A tradução ao português brasileiro deixa a desejar, com muitos erros ortográficos e, algumas vezes, atribuição equivocada de gênero, como, por exemplo, atribuição do sexo masculino à escritora Temple Grandin.
comentários(0)comente



Helenice 15/10/2012

Autismo
Livro maravilhoso que ajuda a conhecer o autismo de perto por meio da leitura. O autor que é antropólogo e casado com uma médica e que são pais de uma menina autista, temos muito o que aprender e entender sobre o autismo... De maneira clara Roy viaja por varias parte do mundo onde pesquisa sobre o autismo e descreve situações conflitantes e esperançosas para várias pessoas que convivem com o autismo... É uma leitura que nos faz refletir e conhecer essas pessoas que vivem no mesmo mundo que nós e que muitas vezes não as enxergamos.... o que é uma pena...
comentários(0)comente



Alba 20/07/2010

Maravilhoso para saber mais sobre o tema!!
Minha história com o Autismo começou mais ou menos na mesma época, e é estranho ver através do relato do autor, tudo pelo que passamos… Descobrimos o Autismo do Lucas em 1998, da mesma forma, quando ouvíamos a palavra “Autismo” já pensávamos no filme “Ray Man” e nas esteriotípias características da doença.

Hoje sabemos que a palavra “Autismo” abrange um espectro bem maior. Nunca conheci dois autistas com as características exatamente iguais. E é isso que torna tão difícil o diagnóstico.



Roy em seu livro nos leva a conhecer o “Autismo” e suas descobertas desde as primeiras pesquisas de Kanner e Asperger na década de 40 até os dias atuais, e as implicâncias na sociedade da chamada “epidemia do autismo”. O que causou esse “boom” de casos de autismo? Por que este aumento considerável no número de diagnósticos?

Roy chega a uma conclusão que é a mesma que cheguei ao conversar com uma Neuropediatra que atendeu o Lucas durante um tempo:

Não foram os casos de Autismo que aumentaram e sim os pais e os médicos que estão mais informados hoje em dia. Antigamente um autista era facilmente dignosticado com retardo mental ou esquizofrenia. Hoje, com a disseminação do assunto na mídia, os médicos, e até mesmo os pais já têm condição de reconhecer em seus filhos as características da doença e assim, chegar mais rápido ao diagnóstico correto.

Gostou? Quer ler mais? Acesse o blog e leia a resenha completa:

http://www.psychobooks.com.br/2010/07/autismo-roy-richard-grinker.html#more
comentários(0)comente



Psychobooks 20/07/2010

Livro esclarecedor sobre o tema!
O livro é delicioso e esclarecedor.

Por ser antropólogo, o autor nos leva numa viagem através dos continentes, mostrando a reação de cada cultura ao se deparar com o Autismo. Como uma mãe na África do Sul reage ao descobrir o Autismo em seu filho? E uma mãe na Coréia? Na Índia? Nos EUA?….

As diferenças culturais ditam o primeiro momento e a primeira reação. Mas depois de descoberto o problema, as mães são apenas mães em busca do melhor para o seu filho, independente da cultura em que vivem.

Roy conta como foi a descoberta do Autismo dentro de sua própria casa. Isabel sua filha mais velha, começa a demonstrar os traços da doença aos dois anos de idade (é nessa idade que a maioria das crianças com Autismo começa a mostrar os primeiros traços). Eles estavam no ano de 1994, época em que o Autismo não tomava conta das manchetes e não era tão discutido como é hoje. Até chegar ao diagnóstico e conseguir tratamento e ensino adequado para a filha deles foi uma luta.

Gostou? Quer ler mais? Acesse o blog, e leia a resenha completa:

http://www.psychobooks.com.br/2010/07/autismo-roy-richard-grinker.html#more
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR