Gênero, neoconservadorismo e democracia

Gênero, neoconservadorismo e democracia Flávia Biroli




Resenhas - Gênero, neoconservadorismo e democracia


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Flá 09/03/2022

Assustadoramente atual
Nesta obra, os autores, não só abordam as novas configurações do ativismo religioso conservador à agenda da igualdade de gênero e da diversidade sexual, como também contextualizam as questões discutidas através da temporalidade dos acontecimentos.
Um ponto importante da introdução é que os autores situam o leitor a respeito do conceito de ?neoconservadorismo?. A partir disso é possível compreender do que se está sendo tratado.
Além da apresentação, introdução, conclusão e uma vasta bibliografia, o livro é dividido em três capítulos, dos quais, cada autor é responsável por um.
No primeiro capítulo o autor Juan Marco Vaggione tem como objetivos analisar o modo pelo qual a politização reativa dos conservadorismos morais e religiosos é juridificada em defesa de uma ordem moral específica, mas também analisar os atores e argumentos que caracterizam o neoconservadorismo na América Latina. Como o próprio autor explica na introdução do capítulo, a abordagem proposta permite observar como o neoconservadorismo utiliza canais e espaços abertos pela democracia na conformação de sua agenda e na implementação de suas estratégias.
No segundo capítulo, como nos mostra a apresentação, a autora Maria das Dores Campos Machado analisa a participação de mulheres cristãs na promoção da lógica neoconservadora, além de apresentar informações referentes as redes regionais que têm se formado para promoção de uma moralidade antagônica àquela que fundamenta o respeito aos direitos sexuais e reprodutivos.
No terceiro capítulo, como expõe a autora, Flávia Biroli tem como objetivo compreender como o gênero tem sido abordado na literatura que vem definindo as mudanças em curso nas democracias como processo de desdemocratização. A autora também apresenta evidências empíricas sobre a investida contra o gênero, discutindo sua relação com leis, políticas públicas e valores democráticos.
O tema é denso e a leitura se torna pesada em alguns pontos, mas dada a complexidade e seriedade do tema, acredito ser justificável.
Compreender as correlações de força e articulações políticas que estão acontecendo neste exato momento histórico é um tanto preocupante e assustador (é mais confortável ler sobre o passado), mas ao mesmo tempo nos possibilita uma mobilização para retomada das agendas democráticas, sobretudo em ano eleitoral.
comentários(0)comente



casteloale 24/01/2021

Excelente livro
A abordagem apresentada pelos autores é extremamente importante e necessária! Foi uma ótima leitura, apesar de ser um livro técnico, me prendeu do começo ao fim.
comentários(0)comente



Luisa 26/01/2023

Uma aula sobre o neoconservadorismo e a falácia da ideologia de gênero. Pra quem procura entender mais sobre esse universo do conservadorismo e do neoliberalismo e como isso afeta o Estado atualmente indico com propriedade. Exposição clara objetiva e sucinta.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3