pazuzuls 26/08/2021Não sabia muito bem do que se tratava esse mangá, mas quando li gostei muito. Trata-se não só do bullying que a garota surda sofre do protagonista, mas fala também sobre arrependimento e a capacidade de perdoar.
Logo no início vemos como era a "relação" perturbada da Nishimiya e do Shouya, mas além disso é possível perceber que até mesmo os outros ao redor colaboram para que tudo piore. São os alunos que vão na onda das piadinhas, a culpa da Nishimiya por terem ido mal em determinada aula, a recusa dos alunos em aprenderem a língua de sinais porque na realidade é ela quem tem que se virar pra se comunicar, até mesmo o professor que se incomoda com a lentidão da protagonista porque ela tem que escrever a resposta da pergunta dele, ao invés de falar como o restante da turma.
Além disso, o mangá fala muito sobre a capacidade de perdoar. Como o Shouya foi muito ruim com a Nishimiya você entende perfeitamente bem o porquê da família dela não gostar dele e querê-lo longe, mas você consegue ver claramente que ele está de fato, de coração, arrependido por tudo que fez. Muitas vezes o arrependimento em histórias é tratado de forma irresponsável (o famoso passador de pano), mas aqui é feito de uma forma muito responsável. Sem contar que deve ser difícil abordar esse assunto quando vivemos constantemente com a cultura do cancelamento, sem a chance de explicação, arrependimento e perdão.
Enfim, adorei esse volume que pelo que entendi é uma junção dos volumes 1 e 2. Já estou ansiosa para ler a continuação.