Cachorro Velho

Cachorro Velho Teresa Cárdenas




Resenhas -


30 encontrados | exibindo 16 a 30
1 | 2


Rodrigo.Macedo 29/01/2022

Chocante
Mesmo que seja difícil de ler e doloroso, esse tipo de leitura nos coloca em nosso lugar como ser humano. Nos mostra os erros que cometemos para tentar não repeti-los. Não tem como ler essas histórias e não lembrar da minha vó e dos meus antepassados, do tanto que eles sofreram na mão dos brancos com a escravidão. Quer entrar na cabeça de um escravo idoso que trabalha num engenho desde que nasceu? Então só vai!
comentários(0)comente



Rosiene5 23/01/2022

As tristes memórias de um escravo idoso.
Cachorro Velho já não conheceu outra vida além do engenho, nasceu e viveu sendo escravo. Ao final da vida, com corpo calejado o idoso faz várias reflexões sobre sua vida.
comentários(0)comente



Eduardo.Arruda 01/01/2022

Bonito e triste
O livro conta a história de um ancião, que já nasceu escravizado e é chamado de "Cachorro Velho". A história mostra as atrocidades cometidas nesse período em Cuba, mas é impossível não associar a escravidão no Brasil. Livro muito bonito e duro...
comentários(0)comente



Tailane.Carine 26/12/2021

Fantástico
"Às vezes pousava a mão no peito e era como pousá-la sobre uma pedra. Nenhuma pulsação, sequer um rumor. De seu interior não vinha nada que lhe garantisse que ele ainda estava vivo."
comentários(0)comente



Pri 24/12/2021

Livro bem curto mas triste sobre a história de um escravo que nem tinha um nome , o chamavam de cachorro velho e que conta rapidamente sua vida na fazenda em que nasceu. História triste.
comentários(0)comente



Bullerjhann 17/10/2021

Tristeza
Foi um livro que me fez pensar a tristeza da escravidão de uma vida resumida a trabalho e medo! Medo do castigo!
comentários(0)comente



Juliana JRS 04/10/2021

Leitura curta e extraordinariamente triste que nos transporta para a vida inclemente de um velho escravo em Cuba.

"Quantos anos de vida lhe restavam: três, quatro, vinte? Toda uma eternidade? Difícil saber. Os escravos nasciam com a morte dentro de si e, às vezes, esta se mostrava de maneira caprichosa".
comentários(0)comente



Kaprãn 10/08/2021

Universal
As escravidão e os seus tratos são, infelizmente, universal, nunca tinha ouvido nenhum relato sobre a escravidão em Cuba e nesse livro a autora nos coloca diante esse universo que nada muda da nossa realidade brasileira.
comentários(0)comente



Pamela.Christine 16/05/2021

Não temia o inferno, já vivia nele...
Com uma leitura rápida e fluída, acompanhamos Cachorro Velho, apelido de um homem escravizado em uma fazenda de cana-de-açúcar em Cuba (mas poderia representar a história de homens e mulheres em qualquer país colonial).

A narrativa ocorre já em sua velhice, onde Cachorro Velho trabalha como porteiro da fazenda. O personagem relembra histórias, pessoas, sentimentos e vontades.. mas em cada passagem, os absurdos e marcas da escravidão dos povos, a separação, a tortura e a resistência estão presentes direta ou indiretamente..

Uma leitura cheia de aromas, texturas, cicatrizes, dor.
Só leiam!

"Cachorro Velho aproximou do rosto a borda da cuia e cheirou. O aroma do café adoçado com mel entrou em cheio, reconfortando-o".
comentários(0)comente



Milena 11/04/2021

Cachorro Velho ??
Indicação do mês de Março - @booksterpelomundo - obra de Teresa Cárdenas, trata do impacto duro e desumano da escravidão através do protagonista denominado Cachorro Velho.
? O velho não temia o inferno: tinha vivido nele desde sempre?.
Vale cada página pela reflexão acerca da discriminação e do preconceito racial.
comentários(0)comente



Lucas 23/03/2021

Cachorro Velho - O Escravo Cubano
A autora descreve a vida de um escravo chamado Cachorro Velho em Cuba e mostra a que ponto a escravidão trucida física e mentalmente um indivíduo que nasce sem escolhas.
Ela consegue descrever bem as dificuldades passadas pelo personagem principal, mas eu senti falta de uma história mais detalhada, com mais fio associativo entre os fatos e mais reflexões sobre o estado mental do personagem.
comentários(0)comente



Ediane.Siqueira 18/03/2021

Um livro forte que narra a história de um escravo chamado cachorro velho, os fatos narrados são pesados, impactantes, revoltantes...
comentários(0)comente



Bia 11/03/2021

Bom
Livro curto e de rápida leitura, o que não nos dá tempo nem profundidade para nós envolver com as personagens. Não tive tempo de criar laços com ninguém. De qualquer forma, é doído ler sobre essa mancha na Humanidade, a escravidão.
comentários(0)comente



fabio.orlandini 13/02/2021

Um bom livro
Gostei da história, entretanto, após ter lido clássicos como A cabana do Pai Thomás e 12 anos de escravidão, achei a história um pouco superficial, mas não é ruim.
comentários(0)comente



gr.will 18/01/2021

Uma história que conta a nossa história
Há um tempo atrás, comentei com uma amiga como tinha vontade de ler uma história que se passasse no período da escravidão, sem, contudo, reduzir os personagens negros a meros exemplos literários das atrocidades do período. Já havia lido algumas coisas nesse sentido, mas nada que atendesse às minhas expectativas como foi o caso de "Cachorro Velho".

Um livro envolvente, do início ao fim, que nos leva a acompanhar a vida de Cachorro Velho e outros diferentes personagens negros que sofrem com e resistem às atrocidades da escravização. Uma narrativa curta, que aposta na simplicidade descritiva para nos apresentar a trama. Mesmo assim, não deixa a desejar sobre o enredo, fica apenas aquela vontade de prolongar o fim da leitura. E que fim impactante. Emocionante em todos os sentidos.

A escrita de Teresa Cárdenas é muito potente. A autora resgata a história dos negros escravizados em Cuba, mas desenvolve um enredo que vai além da escravidão como se encontram nos livros de história. Sua escrita é capaz de evidenciar a humanidade dos personagens ao mesmo tempo que retrata um dos períodos de maior desumanização da história do continente Americano. Cachorro Velho nos possibilita revisitar o passado dos negros cubanos, de refletir sobre o passado dos negros brasileiros, de fazer essa aproximação (necessária!) entre Brasil e Cuba.

É a primeira vez que leio uma escritora cubana, mas mal posso esperar para conhecer mais da escrita de Teresa Cárdenas. E, certamente, "Cachorro Velho" é uma boa passagem para adentrar a literatura desse país insular no mar do Caribe. Uma boa história, que mais do que apenas falar da história, conta a nossa história.
comentários(0)comente



30 encontrados | exibindo 16 a 30
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR