2001

2001 Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke




Resenhas - 2001: Uma Odisséia no Espaço


17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Fernando Lafaiete 25/10/2024

2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO - ARTHUR C. CLARKE
******************************NÃO contém spoiler******************************

Certa vez ouvi um professor de literatura dizer: “certas histórias não são para ser entendidas e nem compreendidas; apenas absorvidas”. Talvez 2001: Uma Odisseia no Espaço seja para alguns leitores este tipo de história. Uma trama cuja compreensão exige algo que vá além da apenas contemplação narrativa. Arthur C. Clarke e Stanley Kubrick nos desafiam a analisarmos profundamente as camadas de um universo ficcional que engloba todos os anseios e curiosidades que habitam nosso ser. Estamos sozinhos no universo? Se não estamos, quem o compartilha conosco?

Alguns idolatram a obra de Clarke como sendo uma preciosidade da sétima arte e outros a detestam por não conseguirem entender seu significado. Acredito que o cerne narrativo que gira em torno de um estranho monolito extraterrestre que chega ao nosso planeta e que exerce papel fundamental na evolução humana, já é o suficiente para prender nossa atenção e fazer com que devoremos página a página. Contudo, não se engane e saiba que 2001 é uma trama profunda sobre filosofia, sociologia, existencialismo e o impacto e importância do avanço da tecnologia.

Inspirado no conto The Sentinel de Arthur C. Clarke, o famoso romance foi desenvolvido para mostrar nossa fragilidade e veneração pelo desconhecido. Para nos chocar e nos inquietar sobre nosso papel nos confins da galáxia, nos levando a uma verdadeira odisseia sobre o que nos assombra e nos move: Quem é e quem pode ser Deus diante do que não conseguimos compreender?

Para quem apenas assistiu a irretocável “adaptação” de Kubrick, aconselho a ler também a obra-prima de Arthur C. Clarke. Enquanto o aclamado diretor opta por trabalhar com poucas explicações, aplicando técnicas que nos imerge em um verdadeiro espetáculo visual; cujo entendimento está na subjetividade de nosso subconsciente; Clarke nos agracia com maiores explicações e com uma estrutura que complementa e muito o famoso filme.

Enquanto o lia, me vi envolto em reflexões sobre como somos frágeis e arrogantes. De como somos também confiantes e audaciosos. E terminei entendendo que o Homem talvez seja o ser mais persistente que existe. Nada nos abala e nada nos amedronta. 2001: Uma Odisseia no Espaço é como Gregory Caicco afirmou certa vez: “Trata-se de uma obra-prima sobre nosso desejo pelo sublime e sobre nossa busca pelo numinoso senso de admiração pelo que achamos que entendemos.”
Samuel Simões 02/11/2024minha estante
Esse livro é top 5 meu da vida! Que leitura absurda! Eu amei esse livro


Fernando Lafaiete 02/11/2024minha estante
Eu também gostei demais. É realmente um livro sensacional e com críticas muito a frente do seu tempo. Esse merece os elogios que carrega. :)




rafaelmello 02/06/2020

2001
Livro com uma leitura muito fácil. Devoramos o livro em um dia talvez? Leitura pra lá de obrigatória para os fãs de Sci-fi.
comentários(0)comente



Reccanello 20/08/2024

HAL?
Publicado em 1968, de forma concomitante com o lançamento do filme homônimo, e conquanto seja um marco da ficção científica, o livro ultrapassa todos os limites do gênero e adentra profundamente o território da filosofia, convidando-nos a uma verdadeira odisseia desde os primórdios da humanidade até as profundezas do cosmos, explorando os temas da evolução, da inteligência artificial e da busca por significados em um universo vasto e desconhecido. Mais que uma "simples" história de ficção científica, o livro nos traz uma reflexão sobre a evolução humana, com questionamentos sobre a natureza da consciência e a possibilidade de eventuais "influências externas" em nosso processo evolutivo. Paralelamente, o personagem HAL 9000, um computador altamente inteligente a bordo da nave Discovery, representa um dos aspectos mais intrigantes da narrativa, levantando pontos sobre a natureza da consciência, a ética da criação de inteligências artificiais e os limites da compreensão humana. Aqui, a jornada do personagem sobrevivente através do espaço cósmico e suas experiências alucinatórias praticamente obrigam o leitor a duvidar do significado da existência humana diante da vastidão do universo, com o autor sugerindo que a verdadeira natureza da realidade pode estar muito além da compreensão humana. Doideira? Completa!
comentários(0)comente



ldiasrs 26/05/2024

Esperava mais
Achei o livro bem interessante, não tem um personagem fixo durante a história toda e seria difícil de fazer já que os contos se passam com uma janela de tempo grande. Começo e o fim achei um pouco arrastado o final não me prendeu nem um pouco, foi uma viagem meio filosófica. Mas no geral achei um livro bom
comentários(0)comente



Julia Manjko 23/01/2023

Surpreendida
É um livro bem descritivo, tem mais explicações e descrições do que partes narrativas, e isso me fazia ter bastante apreensão de começar o livro.

Um dia decidi enfrentar isso e ler para poder ver o filme e no final valeu muito a pena, a história é muito legal e suas partes se encaixam perfeitamente. Foi uma ótima experiência.

Entendo quem classifica o livro como entediante mas pra mim funcionou super bem.
comentários(0)comente



@leiturasdabreh 10/01/2023

Primeira decepção do ano
Infelizmente meu primeiro contato com a escrita do autor não foi legal. Não sei se volto a ler algo porque senti que sua escrita não é para mim.

Achei exagerado a quantidade de informações científicas dentro da história. Isso acabava me fazendo divagar e a história me perdia.

Fora que não gostei do final, achei abstrato demais para minha imaginação kkk

Então infelizmente esse livro não foi para mim, não consigo achar pontos positivos na leitura.
comentários(0)comente



urbanfish 17/01/2022

E que odisséia de tirar o fôlego...!
Me encontro em êxtase!!!

Me arrastei um pouquinho na leitura por contratempos, mas sempre que engatava valia a pena. O início era intrigante, curioso, explorador. Desde as atitudes do HAL em diante surgiram cenas catárticas! Desde as reflexões (filosóficas ou absurdamente arrogantes da humanidade) às descrições de tudo --- foi impossível segurar as lágrimas em vários momentos fascinantes, a partir de então.

Para quem gosta de ler ouvindo música, a trilha sonora oficial do filme do Kubrick funciona muito bem, assim como o álbum Recomposed by Max Richter. Esse então contribuiu perfeitamente com toda a emoção da última parte!

Inegavelmente, um marco. Tô muito feliz com essa jornada :')
comentários(0)comente



Janaina 27/07/2021

O primeiro dos muitos...
... livros que espero ler desse autor. Me fez sentir pequenina e pertencente ao mesmo tempo.
Sempre me fascina o poder da ficção científica de ensinar e inspirar, simultaneamente.
comentários(0)comente



M4RKOJR 26/10/2020

Muito bom!
Infelizmente não consegui seguir o ritmo de leitura que gostaria pra esse titulo, mas vale demais a pena. Que livro f*** !! Recomendado
comentários(0)comente



Pedróviz 01/07/2011

Bela odisséia
2001, Uma Odisséia Espacial foi um livro que devorei rapidamente e recordo de seu conteúdo como se fosse um filme visto, ainda que tenha assistido posteriormente à versão filmada. Inegavelmente o livro é superior em descrever cenas e situações que não se pode repetir na tela.
O livro começa na aurora da humanidade, com alguns homens macacos lutando. Um monolito negro então aparece um dia e os homens-macacos, hipnotizados, se reúnem ao redor do monolito. Alguns dias os macacos são induzidos a fazer movimentos complexos e mexer com objetos. Noutro dia um macaco mata um rival do outro lado do rio com um pedaço de osso, a primeira arma do mundo. Na versão filmada, esse osso é atirado para cima e a cena é cortada para a era espacial.
Para quem leu o livro numa época anterior à explosão da computação gráfica, as descrições feitas são bastante impressionantes e levam o leitor numa longa viagem para muito além do sistema solar e numa velocidade inimaginável.
Ao final dessa viagem, o tripulante vivenciará uma experiência, digamos, metafísica. Bom, é o que eu posso dizer para não entregar toda a história.
Bom, li alguma outra coisa de Arthur C. Clarke e digo que o melhor, na minha opinião é 2001, Uma Odisséia no Espaço, por não conter exageros. Pode-se dizer que os maiores "exageros" deste livro tenham sido algumas considerações a respeito dos possíveis mundos e seus possíveis habitantes nas mais distantes galáxias. Perdoável e... provável (por que não?)
Cinco estrelas!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carolina 24/04/2020

Ótima leitura!
Comecei um pouco devagar, mas até o meio do livro já não conseguia parar. Achei o final um pouco abstrato demais para a minha imaginação, mas gostei bastante do livro mesmo assim
comentários(0)comente



Jeane Fontinele 30/03/2019

Sua teoria é louca - mas não o suficiente para ser verdadeira (Neils Bohr)
Um traço comum das ficções científicas são as descrições exacerbadas, até para sustentar a realidade destoante. A imagética é um campo muito rico a mim e a obra me possibilitou morrer no espaço nos detalhes.
comentários(0)comente



Rodrigo 15/11/2018

Ficção maravilhosa, simples de ler, mas que desafia a imaginação do leitor
Inicialmente o livro me fez presumir a história completa, mas ao decorrer da leitura fui me surpreendendo. A linguagem é simples, não tem muitos rodeios no desenvolver da trama e conforme você vai finalizando um capítulo a vontade é de já ir emendando noutro, então o tédio não se faz presente e a história pode ser lida em um dia tranquilamente.
Conforme leio a história de um livro gosto de ir visualizando as cenas pra, quase que literalmente, me sentir dentro da narrativa e confesso que em algumas partes eu simplesmente não consegui abstrair a ambientação a ponto de ter esse visual. Simplesmente amei a história e me sinto mais interessado em assistir ao filme que, sem dúvidas, deve ter efeitos visuais incríveis.
Não me arrisco a delimitar uma faixa etária pra esse livro, pois leria sem problemas na minha época de escola, indico pra quem gosta de ficção e também pra quem não é lá muito fã de aventuras espaciais, o livro é realmente bom.
comentários(0)comente



Na Literatura Selvagem 31/07/2015

2001 - Uma Odisseia no Espaço, um verdadeiro clássico da Ficção Científica
E vamos a mais uma leitura concluída da Maratona Literária de Inverno, onde o título da vez é o clássico de Ficção Científica escrito por Arthur C. Clarke, e roteirizado para o cinema por Stanley Kubrick, 2001 - Uma odisseia no espaço, publicado pela Editora Aleph. O livro foi escrito ao mesmo tempo em que o filme era realizado, tendo o autor e o diretor contribuído de forma mútua para que a história ganhasse vida, e eis em minhas mãos essa maravilhosa obra... Sem mais delongas, à resenha...

O livro é composto de 6 partes, e logo na primeira delas nos deparamos com homens-macacos, que seriam os ancestrais da civilização hoje conhecida. Antes de uma caçada em que eles matam um leopardo e dizimam a tribo inimiga, eles se deparam com um monólito preto gigante, de origem desconhecida. Não se sabe como aquele estranho objeto surgiu ali, da noite para o dia, ou por quem foi deixado ali. Aos poucos, nota-se o desenvolvimento dos homens-macacos, desde a maneira com que se alimentam e caçam, até a forma como o próprio corpo vai se modificando ao longo das eras...

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2015/07/2001-uma-odisseia-no-espaco-um.html
comentários(0)comente



17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR