Priscila Furtado 28/03/2021A coruja e a filha do padeiro - Marion WoodmanO livro contém uma perspectiva junguiana dos transtornos alimentares e dos processos de individuação da mulher e seus estados corporais.
Nele a autora apresenta relatos de caso que servem como base teórica para a sua pesquisa, e traz semelhanças entre casos de obesidade e experiências vividas na infância, que influenciaram a vida adulta de mulheres que se tornaram obesas.
Por não estar familiarizada com os termos da teoria Junguiana achei o texto de um tanto difícil interpretação, (mesmo tendo um vocabulário ao final do livro).
A amostra do estudo foi realizada com 20 mulheres com obesidade e a semelhança entre elas, no geral, pode-se perceber características comuns às pessoas obesas.
Porém quando o livro fala sobre as soluções para o libertar da mulher da obesidade, são apresentado exemplos de resoluções de apenas dois casos. Acredito que essas interpretações são tanto pessoal específica destes dois casos apresentados.
Para mim não ficou muito claro este desfecho do livro.? Outra coisa que ficou confusa foi a mistura de mitologia grega, cristianismo, lendas, filosofia, psicologia para interpretação dos símbolos referentes a obesidade.
Acredito que muito dessas interpretações são referentes as teorias Junguianas, porém para leigos ou para estudantes de psicologia que ainda não tiveram muito contato com a teoria essas interpretações se tornam um tanto confusas.
Em termos gerais é um bom livro, porém é necessário um conhecimento prévio das teorias Analíticas para se aprofundar melhor no conhecimento no conteúdo apresentado.???