Insônia

Insônia Blue Barbosa




Resenhas - Insônia


74 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


lady hideko 16/08/2021

Por mais irônico que o destino faça parecer: essa foi uma surpresa muito boa que tive em uma madrugada de insônia, cada estrofe desse livro fez meu peito ser socado e acariciado ao mesmo tempo, num bom sentido.

"Eu poderia afirmar que
Sentia falta
Do que não tive?
Eu costumava desejar
E esperar você dizer
Qualquer coisa, todo dia.
Mas então
Eu parei de esperar.

Foi como me libertar de uma prisão mental
E entender que família não significa
Necessariamente, amor.
Família às vezes é só obrigação,
Apenas acaso.

E se ficarmos com raiva
Até o fim das nossas vidas
de pessoas que mal fizeram questão
de fazer parte dela,
nós morreríamos tomados pela dor
e ainda assim, não sobraria nada
além do rancor
para se levar daqui.

Já passei tristeza, sensação de
Abandono ao pensar
nos motivos.
Já culpei a mim por não
Ser o bastante.

Já me enfureci
Escrevi poemas como esse para
Esse sentimento ir embora.

Hoje, eu aceito o que recebo.
Eu dou o mesmo que ela me doa,
Eu amo o menos que poderia.
Com alguém que me ofereceu
Nem metade do que eu merecia.

Eu parei de esperar."
comentários(0)comente



Tati- Leitora 23/08/2024

Nunca pensei que daria uma nota alta para um livro de poesia, não é minha vibe, mas aqui estou eu.
Amei muito as poesias desse livro, a autora me fez sentir várias coisas e sinceramente fiquei foi triste pelo livro acabar
comentários(0)comente



Kyckling 05/04/2021

eu senti q ao longos dos poemas eles foram "suavizando", como se a autora finalmente ao escrever deixasse as dores e mágoas nos poemas passados e os novos eram uma liberdade.

eu amei a escrita, o livro. nossa.
comentários(0)comente



safiraerklare 30/09/2020

Uma série de poemas que não me deixam dormir
Insônia é o primeiro livro publicado de uma autora fantástica. Blue Barbosa é uma das autoras mais incríveis que eu pude acompanhar. Desde o começo desse projeto e outras coisas que ela me mandou, devo admitir que cada dia mais me torno fã do seu trabalho.
Agora falando um pouco do livro ele trata de temas complexos, desde o abandono a depressão e tudo de uma forma que arrebata nossos corações. Insônia é sobre todos os sentimentos que não te deixam dormir, inseguranças, dores, angústias.
Todos os poemas desse livro mostram sentimentos tão crus e bem escritos que acho impossível não se sentir ao menos tocado por aquilo que a autora quis passar.
Eu não sou boa em resenhas e devo afirmar que essa é a primeira que eu realmente me empenho em fazer.
Leiam e tirem suas conclusões, espero que se sintam tão tocados como eu me senti.

Blue você é uma autora excepcional e eu te desejo o mundo.
beijos e abraços da íris sua fã.
comentários(0)comente



Sophia.Ferraz 05/02/2021

eu tento, eu tento e eu tento de novo, mas tenho problemas com poemas, enquanto todo mundo fala de vários sentimentos que tiveram eu só fico: ah ta bom, no máximo um, nossa q pesado, mas sei lá, n acho q seja pra mim
comentários(0)comente



_narasrocha 22/11/2020

HUMANO
Esse livro é muito real, tocante e emocionante. Me identifiquei em tantos momentos, e tenho certeza que quem ler irá se identificar também. Muito feliz por essa leitura.
comentários(0)comente



linedslima 21/11/2020

Um livro curto mas que cada poema dele nos toca e nos faz refletir
comentários(0)comente



giovanna.4 27/10/2020

poemas que me tocaram
Vi sobre o livro no twitter, e resolvi dar uma chance. Acabei me surpreendendo muito!

Cada poema me tocou de uma forma, foi um momento de grande reflexão. Enfim é um livro incrível que todos deveriam ler.
comentários(0)comente



Raquel 26/10/2020

Lindo
Gente que livro maravilhoso, chorei um monte que nem uma condenada me identifiquei com tanta coisa, lindo apenas leiam
comentários(0)comente



brumafilia 21/10/2020

Tão íntimo quanto um afago de avó pode ser
Poemas são mais difíceis de analisar, pois, acredito, e eu sendo uma mulher que se transborda em versos, eles não foram feitos para ninguém além de seu criador. Poemas vêm de um lugar tão profundo, tão sincero, tão subjetivo, que julgar as palavras em que se fizeram ? pois poesias são, antes de mais nada, sentimentos ? seria como julgar uma flor por ter brotado camélia, em vez de girassol. Sou incapaz, portanto, de me sentir no direito de julgar tais versos em si mesmos, mas posso dizer como eles foram sentidos em mim.

Blue é honesta como um céu sem nuvens, aberta como os oceanos em seus meios parecem ser. A autora se derrama em versos tão certeiros que sua poesia se torna um rio de flechas apontadas para nós, seus leitores-mar. Vi-me, por vezes, tão exposta que uma foto não teria sido mais reveladora, que minha assinatura não teria me deixado tão à mostra. E isso, creio, é a capacidade de alguém que, apesar de se ver enquanto nuvem, como um verso mesmo mostrou, brilha como o sol em todas as manhãs. Não importa que o teto do mundo esteja nublado, que uma tempestade atormente um vilarejo ribeirinho, o brilho sempre está lá, em algum lugar. E agora está aqui, nesta antologia de poemas que é tão doce quanto um afago de avó pode ser ? e, agora eu sei, que um dia foi para você.

Apesar de ser uma coleção de poemas, Blue conseguiu criar um enredo quase que narrativo. Eu vi personagens (um pai perfeccionista, um irmão "modelo", uma avó desistente, um afeto perdido), assim como vi espaços (um ônibus lotado, um metrô que seria o espaço para alguém que não veio, uma casa de tijolos que dá o relance de como todos um dia foram). Vemos uma personagem central que, por estar sendo constantemente ferida, se vê, talvez, como uma casa desgastada. Uma personagem que constrói para si (e em si) uma torre, em que ela mesma se torna a sua morada.

Uma torre, quem sabe, que se propõe a manter inalcançável alguém que foi e é tão fortemente pisada?

Você merece, Blue, cada tijolo dessa torre. Merece o mármore da sacada, o mogno de suas partes, as artes na parede. Merece a música que cantará por ela, o jardim que crescerá em sua base, a vista vasta e linda que sempre terá em sua janela. Merece toda a altura que conseguir atingir, não só como pessoa, mas como autora.

E eu estarei aqui, prometo, acompanhando-a ascender ao topo.
comentários(0)comente



Yasmin 12/10/2020

Puro e visceral
Insônia é um livro de uma autora que acompanho desde o início. Quando o peguei para ler, imaginei que já soubesse mais ou menos o que encontraria entre as páginas, mas me peguei cada vez mais imersa e sentindo cada palavra que Blue escreve com tanto sentimento. Me enxerguei em diversos poemas e senti o que Blue sente nos que não me encaixaram tanto. Insônia é um compilado de desabafos e gritos de ajuda em que não percebemos sair de nossas gargantas até lermos os versos e nos darmos conta. A carga emocional e pequenos choques de realidade em que sentimos durante a leitura é o ponto forte da autora. Enquanto a maioria se destaca escrevendo sobre amor, Blue escreve perfeitamente sobre medo, agonia, raiva, rancor, saudades e sentimentos que a maioria não gosta de lembrar que existem, mas estão aí e são tão necessários como os outros. E ela escreve de forma natural, como que propositalmente pra nos lembrar que não tem nada de errado em sentimentos negativos, eles compõem que nós somos. Insônia é uma leitura necessária demais e recomendo a todos que procuram entender a abraçar um pouquinho mais as suas próprias melancolias.
comentários(0)comente



Bruna de Paula 08/10/2020

"estas palavras bonitas embriagaram-me de uma sensação que jamais tivera antes: acolhimento."
"Optei por mim como jamais fiz. A pior parte de seguir em frente é quando você é a última a fazer isso."
São versos puros e reais Blue compõe com muita emoção e verdade.
Nesses versos encontramos alguém que se reinventou, que renasceu de algo que lhe doeu muito e renasce todos os dias. Blue mostra a importância de olhar pra si próprio com carinho, pela necessidade que temos de amar quem nós somos, antes de amar qualquer outra pessoa. É uma pessoa muito forte e te ensina a ser forte também com os seus versos, versos que te acolhem.
Sem dúvida nenhuma faço das dela, as minhas palavras "estas palavras bonitas embriagaram-me de uma sensação que jamais tivera antes: acolhimento."
comentários(0)comente



isa gusmão 01/10/2020

Poemas ao meu lado
Esse é um livro de poesia muito humano. Parece um amigo que senta do seu lado e fala da vida, explanando pontos tão próximos e tão distantes numa perspectiva que você nunca nem tinha pensado em ver. Blue acompanhar você ao longo de uma noite inquieta e compartilha em voz companheira palavras que mexem contigo. Se ver refletido nessa voz de amigo, nesse poema-companheiro, nessa poesia de estar junto é muito gostoso. Eis a magia da literatura: te ver no outro e saber que o outro te vê também.

Esse livro é alguém sentando do teu lado e pegando tua mão e falando ?eu também?. Um silêncio companheiro e um grito na mesma frequência. Meus favoritos foram ?hemorragia?, ?aos prantos?, ?alfaiate?, ?tarsila do amaral? e ?22?. Espero ver muito mais coisas da autora.
comentários(0)comente



Lui 01/10/2020

Um livro embebido em sentimentos e envolvido em metáforas
Insônia, um nome muito bem escolhido, afinal é isso que os sentimentos mais subjetivos nos trazem, aqueles que machucam, aqueles que abrem ferida. Todos esses sentimentos subjetivos e ao mesmo tempo tão identificáveis são expressos maravilhosamente bem ao longo dos poemas, muita vezes por meio de metaforas inteligentes.

Blue consegue trazer elementos muito importantes, expressar suas opiniões e mostrar muito de si, tudo isso com uma escrita bem conduzida e fluida. O leitor consegue acompanhar muito bem cada história contada em cada verso, afinal todos conhecemos um "cara legal" ou todos sofremos com perdas daqueles que prometem ficar. Cada poema com sua força e beleza gera uma reflexão sobre si mesmo e o mundo.

Eu não sou muito acostumado ao mundo lírico, mas esse livro é para todos que sentem. Se você quer um livro de poemas maravilhosos que expressam muito sentimento e são muitas vezes identificáveis, esse livro é para você.

Quero agradecer à autora por compartilhar conosco sua escrita incrível e principalmente seus sentimentos. Essa é uma experiência que vale muito a pena. Te desejo todo o sucesso do mundo, e que sua arte seja muito difundida como você merece!
comentários(0)comente



thaís 30/09/2020

Extremamente tocante
Eu não sei explicar o quanto alguns poemas e frases conseguem representar tão bem o que eu sinto, e muito provavelmente o que outras pessoas também sentem.
É um livro delicado que trata de temas e questões pesadas, mas que terminamos de ler com um sentimento de esperança e aceitação. É lindo. E a escrita é mais linda ainda.
comentários(0)comente



74 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5