spoiler visualizarMari 19/03/2021
Desabafo sobre algumas coisas decepcionantes.
Eu amei a saga, eu tô extremamente ansiosa para o terceiro livro, no entanto, esse segundo deixou a desejar.
Eu vou falar mais dos pontos negativos agora, vamos lá:
Primeiramente, eu achei decepcionante a falta de investimento ou aprofundamento no relacionamento dos dois, acho que se o livro fosse mais focado nisso seria bem mais interessante, algo que eu esperava e acabei me decepcionando. Não que não tenha tido algumas boas cenas e uma problemática nisso, até teve algumas boas cenas, o problema é a falta do aprofundamento e até diálogo que eles dois tiveram, metade do livro poderia ter terminado se eles tivessem tido uma simples conversa. O que eu quero dizer é que o problema no relacionamento deles foi raso e até meio sem sentido, faria sentido se não tivesse se prolongado tanto, a falta de abordagem dos dois ao longo do livro foi o que mais me desmotivou a continuar.
Segundamente, usarem a Agatha para ser a "motivação"(isso pode ser até pessoal meu, eu odeio a Agatha) deles, eu acho ela é uma personagem irritante demais, ela teve um desenvolvimento ruim e é uma das personagens com a personalidade menos cativante de todo livro, o fato de ela ser a motivação principal para o livro continuar me deu muita vontade de desistir. Eu não consegui me cativar com ela nem mesmo nesse livro, eu sinceramente queria que ela fosse transformada em vampiro e acabasse logo. Outra coisa que eu achei ruim foi a paixão dela pela amiga ter sido mal desenvolvido e a bissexualidade ou homossexualidade da Agatha(não entendi qual dos dois e pulei a maior parte dos pov dela) não ter sido explorada. Acho que ela ficou como se tivesse voltando ao primeiro livro, ela acabou parecendo imatura, as motivações dela não querer ser bruxa acabaram não me trazendo empatia e sim raiva, o que não me fez ter uma ligação boa com ela.
Terceiramente, os vilões dos livros são bem meia-boca, a maioria deles são muito genéricos e a falta de desenvolvimento deles(além de um dominar um mundo e ser malvado, algo que poderia ser bom, mas acabou sendo muito comum e entediante) fez eles serem quase um plano de fundo branco que não trouxe uma tensão necessária para o envolvimento do leitor com a trama. Eu gostei do vampiro mestre, mas ele foi deixado muito de lado, acho que se ele não tivesse se envolvido com o vampiro maligno do iate, a luta principal seria melhor(uma luta de gangues de vampiros seria algo interessante de explorar), além da autora ter deixado os vampiros muito de lado?no caso, a história deles, o sofrimento, suas motivações?, faltou um aprofundamento sobre a comunidade dos vampiros, ela falou coisas interessantes, mas eu senti que quando algo bom fosse acontecer ou quando a trama estivesse ficando boa a autora cortasse e fosse para outra cena; e fizesse os vilões e personagens escolherem coisas sem sentido ou sem tensão pro enredo.
Enfim, esperava muito mais, o trama desse livro é muito fraco se comparado com o do primeiro, mas tem pontos positivos, como a narração dos seres místicos, o novo personagem é muito interessante, as diferenças das leis mágicas, as novas criaturas apresentadas (Por mais que eu queria que tivesse mais coisas sobre elas). Resumindo: livro é bom, mas o primeiro é muito melhor.