Rafa 03/05/2023
Mentes diferentes
O dr. Eric Kandel consegue abordar temas complexos de forma técnica, mas ao mesmo simples e empática. Ele não avança demais por terrenos com pesquisas ainda inconclusivas, entretanto, aponta estudos necessários e destrincha o que já se tem de informações sobre a mente humana.
Primeiro ele prepara o leitor com informações gerais sobre o cérebro humano e seus processos e, logo após, enfrenta temas como depressão, transtorno bipolar, ansiedade, estresse pós-traumático, autismo, esquizofrenia, demência, como esses distúrbios se relacionam com a criatividade (em que medida), fala igualmente sobre dependências (seja em álcool, cigarro, drogas ilícitas, ou mesmo em comida), sobre identidade de gênero. É um livro científico, portanto com embasamento, mas que trata as questões de forma humilde e bastante humana, com o cuidado que tais temas demandam.
Pra mim, tudo foi interessantíssimo nessa experiência de leitura, desde a forma como o dr. Kandel escreve, passa os conhecimentos, até as imagens, que tornam visualmente mais claras as informações; as referências; a forma como ele inclui os depoimentos de pessoas que vivenciaram os transtornos.
Leituras como essas tornam nossos corações mais sensíveis à dor dos outros. Principalmente se nos percebermos pequenos, como somos, diante da imensidão que é a mente humana e das individualidades, a biologia de cada ser.
Ainda não somos capazes de criar tratamentos personalizados, observando não só a aparência das coisas, mas os sentimentos, as vontades, a imagem que cada um tem de si mesmo. Mas o futuro aponta cada vez mais para isso, principalmente quando falamos na mente humana (mas não só).