spoiler visualizarmari152 13/09/2022
?você veio do nada e para o nada vai retornar?
Comecei ?A Rainha do Nada? imediatamente após terminar seu antecessor, e estava com esperança que a conclusão dessa divertida trilogia seria pelo menos satisfatória. Infelizmente, esse não foi o caso. Me pesa dizer isso mas o desfecho dessa série que gostei bastante foi extremamente decepcionante.
Comparando o último livro com os dois primeiros, é nítido o declínio na qualidade de todos os aspectos do livro: escrita, desenvolvimento de personagens e relações, enredo e vários outros.
Mesmo possuindo imensa importância nas duas obras anteriores, as relações familiares representadas em ?A Rainha do Nada" são surpreendentemente superficiais. Isso também é decorrente dos personagens que já conhecemos serem tratados como caricaturas nesse livro. Um bom exemplo disso é Madoc, que virou uma pessoa simplesmente má e sem amor nenhum por seus filhos, totalmente diferente de como ele havia sido caracterizado previamente, que era o principal pretexto de sua complexidade.
Não há nenhum tipo de desafio para os nossos personagens principais, desde o começo já sabemos que tudo vai ser resolvido, algo que me irritou imensamente. Ao invés de nos dar um final impactante, mesmo que triste, Holly Black decidiu ir pelo caminho seguro e nos apresentar um final feliz que não condiz com a narrativa da série em geral (principalmente comparando com os desafios do primeiro livro e suas consequências, como a morte de Valerian). Nossa protagonista HUMANA possui ferimentos letais diversas vezes e ainda assim, no máximo acorda dolorida. As adversidades da trama foram resolvidas com facilidade absurda, e inteiramente sem repercussões.
O final em si foi super insatisfatório e corrido, tínhamos uma história que se transformou em outra e as duas foram tediosas e medíocres. Enfim, decepcionada porém ainda acredito que a trilogia vale a pena a leitura.