Loba Literária 14/09/2023
Eu estava muito animada para finalmente conhecer a história do Russo. Ele é um personagem doce, querido, e eu gostava dele já desde o primeiro livro. A autora se perdeu um pouco ao tentar transformá-lo em um herói romântico, já que antes ele era só o alívio cômico. A personalidade dele se apagou um pouco.
Uma armadilha séria na qual a autora se meteu foi a de escrever dois personagens russos sem saber de nada sobre a Rússia. A pesquisa (se é que podemos chamar assim) foi superficial, se limitando apenas a alguns pratos típicos. Isso foi muito decepcionante. Os russos mais estadunidenses que já vi.
Outro problema do livro foram as subtramas. A do jornalismo da Elena, algo interessantíssimo, foi completamente deixada de lado até as últimas 40 páginas, resultando em uma resolução pra lá de apressada e, sinceramente, pouco convincente. Eu esperava que fosse ser o principal, assim como no segundo livro, porque é isso que a sinopse dá a entender. Muito potencial, mal aproveitamento.
Também esperava que a subtrama do Vlad teria mais relação com o seu machucado, mas isso foi deixado de lado. Seria muito legal ver o tormento psicológico do Vlad como atleta profissional machucado ao mesmo tempo dos seus problemas com a Elena, mas isso é mostrado apenas em poucos momentos (são bons momentos, mas poderia ter sido mais presente na história). A subtrama do livro dele foi melhor trabalhada.
É aí que está a questão. O livro apresenta subtramas interessantes para mover a trama principal, a do romance. Como as subtramas são pouco aproveitadas ou não exploradas, a trama principal tem que se manter de pé sozinha, o que enfraquece o livro como um todo.
Ainda assim, eu gosto muito da trope de casamento de conveniência e adorei ver mais do Vlad. Talvez eu não tenha curtido tanto a Elena porque a trama dela tenha sido mal aproveitada. A autora finalmente ouviu seus leitores e voltou a envolver mais o clube do livro na história, o que foi muito bom para todos os envolvidos, afinal os meninos são incríveis. Foi uma leitura rápida e que me deixou ansiosa porque eu queria acabar logo e saber o fim da história. A autora conseguiu voltar à qualidade do primeiro livro, falhou em criar uma trama incrível que vai além do romance como no segundo, mas se recuperou da bomba que foi o terceiro. Pelas dicas da história, o próximo livro é do Colton, o que me dá esperanças.