Japa 09/02/2024
E por falar em ideologia...
Muito bom, de verdade. Gostei do livro todo.
Como eu já disse, esse é o primeiro livro do Leandro Konder que eu pego pra ler. Achei uma experiência boa, ele escreve com bastante clareza.
Há, claro, uma breve objeção que tenho a fazer: o autor acaba fazendo uma interpretação confusa sobre a concepção de ideologia entre os "marxistas-leninistas", chegando a comparar com a concepção do conceito de ideologia para o líder italiano fascista que me recuso expressar o nome.
Sei que não foi proposital pela parte do Konder, mas em tempos em que tem tanto liberal pra querer dizer (falsamente) que "esquerda = direita" e que "o mundo está polarizado, temos que ser moderados", a comparação dele é extremamente problemática. O livro foi escrito em 2002, então talvez à época não houvesse um temor sobre isso - mas hoje é preocupante, tendo em vista o cenário que eu já disse.
Enfim, apesar dessa pequena tragédia, que eu espero não ter sido proposital, gostei bastante do livro.
O autor consegue fazer um apanhado geral sobre o conceito de ideologia, começando ainda nos filósofos da Antiguidade (dita) Clássica, passando pelos filósofos do século XIX e XX, além de abranger correntes pra além do marxismo, como o modernismo, o pós modernismo e o liberalismo.
O autor, nos últimos capítulos, faz uma separação muito interessante, por temas que a ideologia é associada de forma mais comum: arte, política, história, ética, cotidiano, psicanálise, entre outros...
Pra mim, foi bem interessante e consegui aproveitar a leitura, além de ter aprendido bastante sobre assuntos paralelos tratados ao longo do livro, como Escola de Frankfurt, pós-modernismo, filosofia brasileira e pensamento Lukacsiano.