Guilherme 16/04/2021
Olá, que tal escutar uma história?
A obra reúne 20 contos dos mais variados assuntos e formatos, e ao meu ver é isso que torna o livro único e genial: a maneira como cada conto difere de si e a forma como são desenvolvidos. O ponto chave aqui são os diversos tipos de formatos utilizados para contar as histórias, como por exemplo cartas, programa de tv, episódio de podcast (sim, um podcast), notícias, roteiros de cinema e teatro, avaliação de produto e por aí vai. Esses estilos narrativos deixam a história muito mais surpreendente e o tornando singular. O livro me deixou com uma sensação de estar assistindo ou até mesmo lendo a um roteiro das séries Love, Death and Robots; Black Mirror ou até um episódio de alguma série da produtora Adult Swim, pela forma que os temas são trabalhados.
Eu não vou dar detalhes sobre os contos para não estragar a experiência de quem for ler, já que eles são curtinhos, mas digo logo que contos como “ Quem inventou o mendigo” (um reflexo sobre a vida), “Review sem estrelas” (uma jornada louca pelo consumismo), “Cibercoaching Quântico” (confrontando dores internas) e “Prefeitópolis” (um líder com poderes absolutos) são em disparado os que eu mais gostei lendo. Vale explicar que todos os contos abordam algum tema diferente, seja uma crítica social, uma distopia, reflexôes sobre si ou a sociedade, ou até mesmo uma caricatura do que vemos e ouvimos por aí.
Infelizmente teve um conto em específico que me deixou incomodado; eu entendi a mensagem retratada e ainda digo que inicialmente estava gostando, o conto tocou em assuntos e situações nas quais eu me coloquei no lugar de quem já sofreu/ passou ou ainda sofre e passa por eles diariamente, . Por isso eu deixo aqui claro que o mesmo aborda racismo, xenofobia e entre outros, e se você for sensível e tiver gatilhos com esses temas, leiam ele conscientes e avisados, mas não deixem que isso interfira de forma negativa na sua experiência ao ler os outros, pois são muitos criativos pela sua construção e mensagem