Murillo Bertolini 29/04/2023
Mais um ótimo volume!
Continuando a gloriosa fase de John Romita à frente dos desenhos do homem-aranha, temos mais um volume de altíssima qualidade. Fico impressionado em como lá nos anos 60, Stan Lee e cia conseguiram emplacar e estabelecer muitos dos conceitos do personagem que seriam canônicos e referenciados nas gerações seguintes, tudo isso com histórias muito divertidas, fluidas e interessantes! Um exemplo disso é a clássica cena de Homem-Aranha 1 de Sam Raimi, onde Orborn descobre que Peter é o Aranha e gera toda uma tensão enorme enquanto ele, MJ, Harry e o Norman almoçam a mesa, que saiu direto de uma das histórias desse encadernado.
Nesse volume temos alguns pontos interessantes que o difere dos volumes anteriores. O primeiro é que Gwen deixa de ser uma coadjuvante que só serve para ser o amor de Peter e começa a ser desenvolvida junto de seu pai, o capitão Stacy, mostrando a importância da personagem e a construindo para dar mais impacto para o que ocorreria no futuro. Nesse encadernado temos também uma história muito interesse para a cronologia do personagem, que trata dos pais de Peter, seu passado e legado que deixaram para o filho. Além disso, temos ainda duas edições da revista "O Espetacular Homem-Aranha", uma totalmente em PB, que destaca o belíssimo traço de Romita, e outra colorida, mas com uma das melhores histórias do encadernado: "O Duende Vive", que rende splash pages que poderiam ser facilmente enquadradas e colocadas como decoração.
Além dos pontos trazidos acima, temos o início da tendência de se realizar histórias em mais de uma edição, como as ótimas sagas do Rei do Crime, Abutre e Mystério. Por fim, o sempre interessante elenco de coadjuvantes do aranha está presente, cada vez mais ativo e importante para a vida de Peter.
No geral, mais um excelente volume dessa coleção que só vai ficando melhor com o tempo. Só não dou 5 estrelas porque ele parece mais uma continuação da tendência iniciada no volume três, sem trazer nenhum aspecto muito novo que dá taaanto destaque para esse volume, além de uma ou outra história com resoluções um pouco simplórias, abaixo do nível de criativadade apresentado nos outros volumes. De todo modo, um excelente material!