joicetressoldi 14/11/2024
Pílulas de cada hábito!
Compartilho alguns tópicos do livro de Stephen R. Covey - Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, onde trago o que mais me marcou em cada um dos hábitos:
Hábito 1 – Seja proativo
Pessoas superproativas acostumam-se com a responsabilidade. Não colocam a culpa por seus comportamentos em circunstâncias, condições ou condicionamentos.
As pessoas reativas constroem na sua vida emocional em torno do comportamento dos outros, permitindo que a fraqueza alheia as controle.
Na prática:
Linguagem reativa – “Não há nada que eu possa fazer”.
Linguagem proativa – “Vamos procurar alternativas”.
Hábito 2 – Comece com o objetivo em mente
Começar com o objetivo em mente significa começar tendo uma compreensão clara do destino. Significa saber para onde você está seguindo, de modo a compreender melhor onde está agora e dar os passos sempre na direção correta.
Hábito 3 – Primeiro o mais importante
O que você poderia fazer (e não está fazendo no momento) que, se fosse feito de maneira constante, causaria uma grande diferença positiva em sua vida pessoal?
O que, em sua vida profissional ou empresarial, teria o mesmo efeito?
As pessoas eficazes não vivem voltadas para os problemas, elas vivem voltadas para as oportunidades. Elas alimentam oportunidades, e deixam os problemas “morrer de fome”.
Hábito 4 – Pense ganha/ganha
Ganha/ganha é um estado de espírito que busca constantemente o benefício mútuo em todas as interações humanas. Significa entender que os acordos e as soluções são mutuamente benéficos, mutuamente satisfatórios. Com uma solução do tipo ganha/ganha, todas as partes se sentem bem com a decisão, e comprometidas com o plano de ação. Ganha/ganha vê a vida como uma cooperativa, não como um local de competição.
Hábito 5 – Procure primeiro compreender, depois ser compreendido
A maioria das pessoas não consegue escutar com a intenção de compreender. Elas ouvem com a intenção de responder.
Nós precisamos dominar as técnicas. Mas as técnicas não são eficazes, a não ser que venham acompanhadas de um desejo sincero de compreender.
Hábito 6 – Crie sinergia
Quando você só vê duas alternativas – a sua e a “errada” -, pode procurar uma terceira, sinérgica. Quase sempre há uma terceira alternativa, e se você trabalhar com uma filosofia ganha/ganha e realmente procurar entender, normalmente conseguirá encontrar uma solução que será melhor para todos os envolvidos.
Hábito 7 – Afine o instrumento
Este hábito significa parar para afiar a serra, ou afinar o instrumento. Preserva e melhora seu bem mais precioso – você mesmo. Renova as quatro dimensões de sua natureza – física (exercício, nutrição, cuidados com o estresse), espiritual (clareza de valores e envolvimento, estudo e meditação), mental (leitura, visualização, planejamento, escrita), social/emocional (ajuda, empatia, sinergia, segurança interna).