Fernanda L. 11/02/2022
Impactante e necessário
Para quem já conhece o canal Me Poupe! (se você não conhece, recomendo fortemente que assista pelo menos os vídeos de finanças pessoais), não é grande novidade.
No meu caso, que além de ter maratonado o canal também fiz os cursos da Nathália Arcuri, o livro não traz nenhuma novidade.
Então eu não recomendo a compra? Muito pelo contrário! Recomendo e muito! Para quem já é familiarizado com a metodologia da Nath e por quem nunca ouvi falar de nada disso.
O livro organiza em texto algumas das mais importantes lições sobre finanças pessoais que tive na vida (e foi a Nathália Arcuri que me ensinou, inclusive).
Traz de forma didática e interativa atividades que demandam trabalho e reflexão sobre o quanto ganhamos, o quanto gastamos, de que forma gastamos e o que estamos deixando para o "eu do futuro". Algumas atividades causam impacto muito forte no momento que percebemos o quão errado estamos vivendo com nosso dinheiro, mesmo aquelas pessoas que não tem dívidas (que era o meu caso).
O livro é lúdico, lindo e colorido. O texto é divertido e de fácil compreensão. Não tem tecnicidades que atrapalham o leitor leigo em finanças.
O melhor ainda é poder complementar o conhecimento do livro com os vídeos do canal do Youtube (o qual recomendo MUITÍSSIMO).
O livro divide-se em lições: são 33. Uma por dia. Você vai conseguir botar em prática absolutamente tudo em 33 dias? Provavelmente não. Mas se as lições forem aprendidas, nos próximos meses, sua vida pode mudar. A minha está mudando.
Tenho aplicado a metodologia da Nath nos últimos dois meses e tenho jotado mudanças radicais. Minha experiência pessoal com o conteúdo da Nathália Arcuri foi o seguinte (lembrando que vi dezenas de vídeos no canal, fiz os cursos dela e li o livro):
-não sabia quanto eu ganhava
-não sabia como e com o que gastava. Só sabia que chegava ao fim do mês e não tinha ideia de para onde meu dinheiro havia ido.
-gastava horrores com coisas supérfluas, que nem gostava tanto e que nem usava (acumulava mesmo).
-usava cartão de crédito de forma errada.
-não separava nenhum dinheiro para o futuro, para investimentos.
-não sabia quais eram minhas prioridades.
-não tinha metas (não metas de verdade, metas tangíveis, atingíveis).
-era MUITO influenciável: ia na conversa de amigos e vendedores, gastando muito mais do que eu tinha planejado por não saber dizer "NÃO"
-Se eu continuar, a lista não termina nunca...
O que eu quero dizer é: dá para mudar. Ela endina como. Não vai ser em 33 dias, talvez demore bem mais do que isso, mas vitória de ir mudando aos poucos e perecendo que dá para fazer muito melhor com o que já temos, dá um gosto de medalha de ouro olímpica.
Compre, leia e assista o canal. Duvido você não tirar pelo menos uma boa lição ou uma boa dica dali.
(Experts em finanças e investimentos, ATENÇÃO: esse livro e esse conteúdo não é para você. Então não venha criticar e dizer que nada presta. Se você já sabia de tudo o que a Nath conta e expõe no conteúdo que ela produz... PARABÉNS! Tem muita mas MUITA GENTE que não sabe e precisa dessa ajuda. Se vocesabe mais ou tem coisa melhor para ensinar, sugiro que crie seu canal e escreva seu livro.)