Vania.Cristina 08/10/2024
O possível e o impossível acontecem
Que viagem!!! Talvez eu possa descrever essa HQ da seguinte forma: Misture Blade Runner, Duna, Star Wars, o Cristal Encantado e Monty Pyton, junte LSD, sacuda tudo e você tem Incal.
Trata-se de HQ de ficção científica clássica, roteirizada por Alejandro Jodorowsky e desenhada por Moebius. Esta edição traz os primeiros volumes publicados:
O incal negro, em 1981;
O Incal Luz, em 1982;
O que está em baixo, em 1983;
O que está no alto, em 1985;
A Quinta Essência, parte 1 e parte 2 , em 1988.
A história se passa num futuro distópico e segue as aventuras de John Difool, investigador particular, classe R, que vive com seu pássaro mutante num mundo de altas tecnologias e graves crises sociais.
Se você gosta de non sense, humor negro e muita ação e aventura maluca, pode gostar dessa HQ.
Logo no começo da história, Difool encontra um artefato misterioso chamado Incal e começa a ser perseguido por robôs da polícia central, pelos corcundas do presidente, pelos guardas da cidade tecno, por mutantes e extraterrestres. Na sua jornada, faz alianças improváveis, explora mundos secretos, enfrenta inúmeros inimigos. Tudo o que é possível imaginar acontece. O impossível também. Há misticismo, sexo, drogas, psicodelia... Clonagem, transmutação, possessão...
A história faz críticas ácidas à exploração predatória do meio ambiente, aos meios de comunicação fúteis, manipuladores e entorpecentes, à violência sem sentido, às vaidades do poder, entre muitas outras . Aborda questões sobre dualidade de gênero e androginia.
Mas, como quase todo quadrinho da época, explora o corpo e a sexualidade da mulher, sob uma ótica masculina (Nada é perfeito).
Recomendo, mas não pra todo mundo. Mas se você gosta de quadrinhos e ficção científica precisa conhecer esse aqui.