Pipoca Nerd 12/06/2021
〚PIPOQUINHA NERD〛Eu e a supremacia branca
Quando eu vi esse livro, entendi que era dele que eu precisava. A indicação da @vicentejuliana veio apenas para corroborar minha decisão.
Eu e a supremacia branca não é um livro de leitura simples. É tapa da cara, é dor. E também é um livro de estudo. Conforme seguimos as instruções dele, é necessário uma rotina, um passo a passo diário para se entender o previlégio branco e como podemos quebrá-lo. E é realmente isso, um diário. O livro é dividido em atividades diárias para se entender e se aceitar. Além de quebrar vários pensamentos enraizados e que a gente nem se dá conta.
Eu nunca tinha pensado em mim como uma pessoa racista, até perceber que eu era/sou. Os pequenos pensamentos ou o fato de reforçar dentro de mim que eu tenho previlégios e não fazer nada para mudar isso, acabou me dando um choque de realidade.
E se você ai, que está lendo, acha que já leu tudo sobre racismo e é completamente isentão, saiba que isso também é uma característica desse racismo estrutural. Pensar, como branco, que não há nada para ouvir, te coloca na excepcionalidade branca, onde você acha que não precisa fazer mais nada sobre isso ou pensar tanto assim sobre isso.
"A excepcionalidade branca é a resposta magoada do "mas nem todo branco", quando uma pessoa não branca fala do comportamento das pessoas brancas"
Eu realmente queria que todo mundo tivesse esse livro de cabeceira, ele bagunça a nossa cabeça e nos faz repensar muito. Eu estou com ele na cabeceira, seguindo os dias, um a um. E indico.
Além da supremacia branca, o livro debate sobre feminismo branco, líderes brancos e mais.
Texto: @nidees
site: https://www.instagram.com/p/CPojfkJjxD8/