@thereader2408 27/12/2021O ciúme em suas várias formasMachado de Assis publicou "Dom Casmurro" em 1899 e por seis longas décadas Capitu foi a personagem mais perseguida da literatura brasileira. O "joga a pedra" na Capitu se perpetuou por pelo menos três gerações de críticos literários que tinham a mais absoluta certeza da traição da bela menina com "olhos de cigana oblíqua e dissimulada"... até que ela ganhou uma advogada de defesa californiana. Em 1952 Helen Caldwell concluiu a primeira tradução para o inglês de Dom Casmurro e apresentou ao seu editor, Cecil Hemley, suas discordâncias sobre a interpretação dada a história de Bento Santiago e Capitu o que lançou base ao dilema literário brasileiro: "Afinal, Capitu traiu ou não traiu?"
Caldwell (1960) em seu "The Brazilian Othello of Machado de Assis" afirma que não pode afirmar que houve traição, mas não se pode refutar que não houve. Machado foi muito cuidadoso ao minar todas as evidências, ele compara Bento a Iago e a Otelo e não há como contradizê-lo, já que no final do livro todos os principais personagens estão mortos. Pelas evidências não é impossível que Capitu tenha traído, só não é provável. Machado usou a técnica de narração pelo marido ciumento o que promove uma certa ambiguidade que o narrador não se da o trabalho de esclarecer.
Em 2020 "Dom Casmurro" completou 120 anos, esse mesmo ano também foi o sexagésimo aniversário da publicação do livro de Caldwell. Então a editora Clube de Literatura Clássica fez uma homenagem as duas obras. No início de seu livro, Helen cita dez contos de Machado de Assis em que o ciúme é tratado pelo autor e são esses contos que compõe esse livro. No livro está o primeiro conto que Machado publicou, aos 19 anos, e vemos o autor em todas fases da carreira, até a maturidade.
Em "Contos do Casmurro", que veio no mesmo box da belíssima edição de "Dom Casmurro" do CLC, vemos o ciúme em suas várias formas. O material de apoio ajuda muito e apresenta mais de 300 notas. São eles: 1Três tesouros perdidos; 2 O segredo de Augusta; 3 A mulher de preto; 4 A parasita azul; 5 O relógio de ouro; 6 Nem uma nem outra; 7 Sem olhos; 8 Papéis velhos; 9 Troca de datas e; 10 A cartomante.
@thereader2408