Contos do Casmurro

Contos do Casmurro Machado de Assis




Resenhas - Contos do Casmurro


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


MárciaPAMaia 24/01/2024

Contos espirituosos, inteligentes e surpreendentes!
Histórias muito bem escritas pelo Machado, sempre sobre temas como amor, casamentos, ciúmes, amizades, relacionamentos diversos. Muitas com o elemento surpresa, inclusive. Enfim, tudo com que as boas histórias devem contar.
comentários(0)comente



@thereader2408 27/12/2021

O ciúme em suas várias formas
Machado de Assis publicou "Dom Casmurro" em 1899 e por seis longas décadas Capitu foi a personagem mais perseguida da literatura brasileira. O "joga a pedra" na Capitu se perpetuou por pelo menos três gerações de críticos literários que tinham a mais absoluta certeza da traição da bela menina com "olhos de cigana oblíqua e dissimulada"... até que ela ganhou uma advogada de defesa californiana. Em 1952 Helen Caldwell concluiu a primeira tradução para o inglês de Dom Casmurro e apresentou ao seu editor, Cecil Hemley, suas discordâncias sobre a interpretação dada a história de Bento Santiago e Capitu o que lançou base ao dilema literário brasileiro: "Afinal, Capitu traiu ou não traiu?"

Caldwell (1960) em seu "The Brazilian Othello of Machado de Assis" afirma que não pode afirmar que houve traição, mas não se pode refutar que não houve. Machado foi muito cuidadoso ao minar todas as evidências, ele compara Bento a Iago e a Otelo e não há como contradizê-lo, já que no final do livro todos os principais personagens estão mortos. Pelas evidências não é impossível que Capitu tenha traído, só não é provável. Machado usou a técnica de narração pelo marido ciumento o que promove uma certa ambiguidade que o narrador não se da o trabalho de esclarecer.

Em 2020 "Dom Casmurro" completou 120 anos, esse mesmo ano também foi o sexagésimo aniversário da publicação do livro de Caldwell. Então a editora Clube de Literatura Clássica fez uma homenagem as duas obras. No início de seu livro, Helen cita dez contos de Machado de Assis em que o ciúme é tratado pelo autor e são esses contos que compõe esse livro. No livro está o primeiro conto que Machado publicou, aos 19 anos, e vemos o autor em todas fases da carreira, até a maturidade.

Em "Contos do Casmurro", que veio no mesmo box da belíssima edição de "Dom Casmurro" do CLC, vemos o ciúme em suas várias formas. O material de apoio ajuda muito e apresenta mais de 300 notas. São eles: 1Três tesouros perdidos; 2 O segredo de Augusta; 3 A mulher de preto; 4 A parasita azul; 5 O relógio de ouro; 6 Nem uma nem outra; 7 Sem olhos; 8 Papéis velhos; 9 Troca de datas e; 10 A cartomante.

@thereader2408
comentários(0)comente



@bibliotecagrimoria 23/04/2022

Machado contista, como sempre conseguindo prender a atenção.
Muito se fala dos romances do autor. Mas, sinceramente, prefiro os contos. E esse compilado está muito bom.
comentários(0)comente



Conça 22/01/2021

Minhas impressões, opniões e sentimentos...
Definitivamente não posso mais deixar de ler Machado de Assis...10 contos extraodinários explanando toda riqueza desse autor que descreve com maestria sobre traição, ciúmes e neuroses dos personagens. Dentre todos os contos, não sei escolher um favorito, mas quem tiver TRÊS TESOUROS PERDIDOS, trate de achar, pois agora já sei O SEGREDO DE AUGUSTA depois que conheci A MULHER DE PRETO e A PARASITA AZUL, ganhei O RELÓGIO DE OURO e descobri que quem escolhe muito não tem NEM UMA E NEM OUTRA. Confesso que, SEM OLHOS estou vendo até PAPÉIS VELHOS, só não posso fazer TROCA DE DATAS para não comprometer tudo que ouvi com A CARTOMANTE.

Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Mateus.Silva 11/11/2022

Contos do Casmurro
Sensacional. Quanto mais eu leio do Machado, mais viro fã da forma que ele escreve. É quase hipnotizante ler os textos dele.
comentários(0)comente



Rosaria.Dias 27/05/2021

São ótimos contos ?
Gostei muito da experiência de ler Machado de Assis, esses foram os primeiros escritos que estou lendo dele (fora alguns trechos de Dom Casmurro, na época da escola) e achei ótimo pra me adaptar ao seu estilo já que são contos mais curtos sem muitos rodeios, apesar de alguns serem bem mais longos que outros!

Os meu contos favoritos foram: A mulher de preto, A parasita Azul, Nem uma nem outra e Sem olhos.
Gostei de A cartomante também, mas nada comparado aos outros, confesso que não entendi todo o hype que colocam nesse conto.
comentários(0)comente



Iasmim.Almeida 21/03/2021

Contos do Casmurro
Contos do Casmurro é formado por uma coletânea composta por 10 contos, os quais se relacionam de forma intrínseca com sua obra-prima Dom Casmurro.
Ambos, têm por tema principal e plano de fundo o ciúme. Não conhecia nenhum dos contos apresentados, e confesso que alguns foram um tanto inusitados, com aspectos sobrenaturais, místicos e superstições, tendo em vista que sua obra é amparada no realismo. Gostei bastante de conhecer este outro traço da obra Machadiana. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Paula.Sobral 20/03/2021

Machado de Assis sempre com ótima qualidade em seus textos e mais uma vez abordando temas sobre o ciúmes, neuras e suas implicações
comentários(0)comente



Albino 01/01/2021

Um conjunto complementar a lá casmurro
Um livro (brinde) do Clube Literatura Clássica, que trouxe como principal a obra Dom Casmurro, do Machado de Assis.

É uma seleção de contos 10 contos, com a mesma aurea de Dom Casmurro, o ciúmes, a desconfiança, a neura e todos os outroa percalços dos corações contritos.

São contos bens escolhidos que cservem de apoio" para retirar aquele ranço que bentinho foi traído, mas sim perceber seu desequilíbrio emocional.
comentários(0)comente



Ana Santos 04/05/2023

São vários contos, alguns me pareceram um tanto confusos. Porém, o livro em si é muito bom, e a escrita maravilhosa. É uma boa leitura.
comentários(0)comente



Thamires.Ohtsubo 07/10/2021

Machado, né?
Para mim, já começamos pelo fato de ser Machado. Isso é: não tem como ser ruim!
Um coletânea curtinha, de contos de fácil leitura e absorção. Cada um deles traz uma reflexão diferente, e quase sempre os finais são maravilhosos! Adoro a sagacidade da escrita, a forma como bem sempre a história vai pro lado que imaginamos no começo e como o final feliz não é o foco de Machado. Livro mais que recomendado!
comentários(0)comente



André Pimenta 19/06/2024

Como é bom ler Machado...
Tinha me esquecido como é bom ler Machado de Assis.
Estes contos tem como mote o ciúme e a traição.
Jogam com os segredos e as verdades dos casais e amantes.
Muito bom
comentários(0)comente



Heloyse 10/11/2023

Ciúmes
Como todo livro de contos, alguns são melhores do que outros, mas confesso que nenhum se destacou pra mim.
Porém, dá pra ver como o Machado sempre trabalhou em cima do tema ciúmes, e todo esforço foi recompensado ao escrever sua obra Dom Casmurro.
comentários(0)comente



Brunny Rocha 09/08/2023

Primeiro livro de contos de machado, e podemos dizer que cumpriu bem seu papel porque eu fiquei apaixonada e conhecer o Machado ainda melhor ??

É encantador o jeito do machado escrever né? Teve contos que eu me peguei pensando por semanas. Meus contos favoritos dessa edição foram: "a mulher de preto", "a parasita azul", "relógio de ouro", "nem uma nem outra" e "sem olhos".
comentários(0)comente



GabrielMacambira 02/07/2023

É incrível ver o desenvolvimento de Machado de Assis quanto a narração aos contos. Sabemos que o ciúme é tema recorrente em seus contos desde o início de seus escritos. Os 10 Contos sobre ciúme presentes nesse livro são incríveis e dignos do maior escritor Brasileiro.
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR