Priscila Cysneiros 20/02/2021Impecável!Dizem que beleza não importa. Porém, eu duvido muito que, ao olhar para a capa desse livro, você não sinta vontade de, ao menos, folheá-lo. É fato: nós somos, por natureza, visuais. E a editora LVM explorou isso muito bem, ao publicar um livro belíssimo, por fora e por dentro.
?
Mas a excelência dessa obra não se resume ao design: o seu conteúdo consegue ser igualmente encantador. Mais uma vez, o professor Dennys Xavier nos mostra que o "como" dizer algo é tão importante quanto "o que" é dito.
?
Quem, como eu, acompanha o trabalho do autor nas redes sociais, identificará, nesse livro, o seu modo próprio e apaixonado de falar sobre filosofia. Senti como se estivesse, de fato, em mais uma de suas aulas - talvez, a melhor delas. E esse sentimento é provocado não somente pela linguagem acessível, mas também pela ordem lógica e as transições inseridas entre os capítulos. Um assunto vai levando a outro; tudo vai se conectando, exatamente como acontece em uma conversa corriqueira.
?
O autor dividiu o livro em duas partes:
na primeira, ele se dedicou a contar um pouco sobre os primórdios do pensamento filosófico, na Grécia. Aí, você pode se perguntar: "mas o que isso tem a ver com a Ayn Rand?". Ele te responderia: "TUDO!"
?
Somos apresentados ao caminho percorrido para que os gregos deixassem os mitos de lado e passassem a exercer a racionalidade. Ou seja: abandonaram a crença pura e simples para dar lugar à incessante busca pelo conhecimento.
?
E não era exatamente isso que a Rand pregava? A filosofia objetivista é pautada na exaltação da racionalidade, do olhar para as coisas como são. Nossos sentimentos, por mais intensos que sejam, não são instrumentos de cognição.
?
Aliás, essa e outras ideias da nossa querida "véia" são explicadas, com uma clareza ímpar, na segunda parte, composta por 5 capítulos:
?
-O objetivismo
-A ética objetivista
-O coletivismo
-O racismo e o capitalismo
-A felicidade
?
A conversa do Dennys com a Lara Nesteruk, ao final, é a cereja do bolo. Quem é mais "randiana" do que ela?
?
Em suma, esse livro conquistou um lugar muito especial no meu coração e, certamente, ocupará um espaço no seu também.Como bem disse minha amiga Nany, ele é um presente.