Raul 28/01/2024
Excepcional (afinal, é Lênin).
Não é segredo, apesar de muitos não saberem nem ligarem, mas o PCB sofreu com mais um racha, resultando no PCB-RR e PCB-CC. Nossa saída (que formamos o PCB-RR) é justificada por uma questão central: a definição e a atitude corretas frente ao imperialismo.
O Comitê Central do velho PCB (adiante chamado apenas pela sigla original) traiu os princípios organizativos, as deliberações gerais de todo o Partido ao integrar ativamente a PMAI. Por que isto é um problema tão grande? Justamente porque não trata da questão do Estado e do imperialismo da forma correta, definida em congressos anteriores.
Lênin expõe sobre a prática correta em relação ao Estado e a visão marxiana original sobre a questão, coisa que os oportunistas do PCB não entendem ou não querem entender (o mesmo vale para PSdoB, PSOL e PCO, que não são dirigidos pelo materialismo histórico-dialético). Por fim, Lênin tem uma visão muito precisa em todos os casos; um homem impressionante.
Apenas quero deixar aqui a minha crítica em relação ao Posfácio, que, assim como o PCB, trata o leninismo apenas como a materialização do marxismo, ou, antes disso, apenas como um complemento organizativo da teoria marxiana. Rebaixar assim o leninismo é, como Lênin diz, uma deturpação de sua obra e dos princípios do marxismo-leninismo!