Entrelivros_efilho 13/07/2021❝— [...] acho que estamos no mesmo patamar – rebateu ele.
—Não, não estamos [...] você tem algum escrúpulo, eu não. Aí está a nossa principal diferença.❞
Quando a superfície terrestre se tornou inabitável, a população migrou para o subterrâneo e lá estruturaram uma nova sociedade com regras a serem cumpridas para um bom convívio. O destino e a profissão das pessoas eram determinados através de seus genes, mas com o passar do tempo e a chegada da nova geração, alguns fatos começaram a não passar despercebidos e algumas pessoas desconfiadas que a atual gestão estivesse alterando dados e manipulando os testes genéticos, começam a se reunir em segredo para organizarem uma rebelião para rever e mudar os seus direitos e é então que a vida de Carolina, Elena, Douglas, Tomás, Jacob, Miguel e alguns outros mudam inesperadamente.
Nada aquece mais o meu coração do que sair da zona de conforto lendo um livro nacional que me deixa viciada na leitura e que entrega o que promete. Subterrâneo Ascensão é o 1º livro da saga Subterrâneo e é uma distopia nacional e que me surpreendeu positivamente porque raramente leio o gênero e não esperava gostar tanto, o enredo baseado entre a briga por poder a qualquer custo e a busca por igualdade nos deixa presos na leitura e só soltamos o livro quando terminamos, o final é tão inesperado que além de deixar um baita gancho para o próximo volume nos deixa roendo a unha de ansiedade para saber o que vem a seguir.
A narrativa em 3ª pessoa é dinâmica e envolvente do início ao fim, são tantas reviravoltas que não temos tempo nem de repensar nossas teorias, acertei algumas e passei longe de outras, mas tudo o que queremos é devorar as páginas, a escrita da autora é fluida e viciante e a forma que desenvolveu a história me pegou de jeito, já virei fã.
O que mais me cativou é que mesmo em meio a tantas reviravoltas, a autora conseguiu mesclar momentos que emocionam o leitor e ainda nos presenteia com uma dose de representatividade que eu não esperava e isso aqueceu o meu coração, sem contar que Carolina não é a única protagonista, todos os personagens têm importância e destaque na trama e Carolina, mesmo sendo impulsiva é uma personagem forte e destemida e que luta até o fim e nos deixa torcendo por ela e pelos demais a todo instante, espero que a continuação saia logo porque preciso urgente de respostas.
Quem curte o gênero não pode deixar de fazer essa leitura e para quem não é acostumado a ler e gosta de sair da zona de conforto, essa é uma ótima opção.
Leitura instigante e viciante, recomendo!
❝É isso que eu quero, um mundo onde todos tenham chances, em que as informações sejam transparentes e que não haja castigos e punições sem motivos verdadeiros.❞