Porra

Porra João Ximenes Braga




Resenhas - Porra


5 encontrados | exibindo 1 a 5


claudioschamis 11/02/2009

Descobri esse livro por acaso, e o título me chamou um pouco a atenção. O livro conta a história de 3 homens, um arquiteto gay, um jovem aprendiz de pitboy e um vendedor de ecstasy. É uma leitura bem dinâmica, direta. Um livro diferente até na forma de como é contada a história.
comentários(0)comente



Marcos Faria 02/08/2013

João Ximenes Braga é melhor cronista do que romancista. A prova disso é que “Porra” (Objetiva, 2003) vai muito bem na primeira parte, construída sobre monólogos dos personagens. Ainda que beirando os estereótipos (o pitboy homofóbico e enrustido, o arquiteto gay moderno e sofisticado, o vaporzinho arrependido e confuso), os três funcionam bem como câmeras que registram cenas do dia-a-dia e principalmente da noite-a-noite da Zona Sul carioca. Quando as três histórias se entrelaçam e forçam o autor a assumir um papel de narrador em terceira pessoa, a história cai um pouco, e se recupera justamente quando os monólogos interiores retomam o foco. Talvez esse desconforto do autor em ficar acima (e fora) dos personagens seja o que o livro tem de melhor, se visto como uma recusa proposital a ser um árbitro das vidas alheias.

site: http://almanaque.wordpress.com/2013/08/02/meninos-eu-li-37/
comentários(0)comente



Felipe Duco 18/10/2016

MARGINALIDADE SEM REMORSO
Gosto muito de livros que mostram as coisas como elas são sem se sentirem na hipócrita obrigação de passar uma mensagem positiva. Porque se essa mensagem existisse ela seria mentirosa.
João Ximenes Braga é mestre nisso.
O livro se passa, no mais a noite, contando a vida de três cariocas que vivem a noite intensamente com drogas, violência, sexo, sempre tudo isso envolvendo dinheiro, crimes, exibicionismo e irresponsabilidades. Porém todos tão imersos a tudo isso tendo como objetivo serem sempre maiores dentro desse mundinho que a violência é vista como diversão e uma forma de defesa. O sexo como status e nada mais. As drogas (de todos os tipos) são encaradas como necessárias pra tocar a vida. E os crimes apenas como consequência de um ato errado que tem que ser escondido em baixo do tapete unicamente pra não atrapalhar a vida de ninguém, sem o minimo peso na consciência.
Um livro hiper-realista sem a intenção de mudar o mundo, só de retratar através da literatura algumas frações de caráter dos seres humanos
comentários(0)comente



Nicole.Riello 08/03/2017

O autor retrata a realidade dos jovens de uma forma um tanto brutal, porém necessária, já que não e nenhuma novidade as atrocidades que tem acontecido nesta sociedade, mas preferimos mascarar o peso da verdade com mentiras leves. Eu recomendo este livro, contanto que leia preparado para se chocar.
comentários(0)comente



GabisNika 04/01/2021

Agressivo, necessário, porém não fez meu gênero
Esse é um livro que retrata uma realidade carioca no começo do século, com ?dorgas?, sexo, assalto, estupro, morte e mais um monte de coisa que a gente faz questão de omitir e que estão nas ruas não só do Rio de Janeiro (onde se passa o livro) e nem só em São Paulo (onde eu vivo). Todos os lugares tem esse tipo de gente, situação, mas nós sempre nos omitimos (e não estou querendo tirar o meu da reta).

É muito mais fácil, muito mais confortável viver dessa forma.

São capítulos curtos e grossos (literalmente). Nunca vi tanto palavrão junto.

O título é bem sugestivo de que isso aconteceria, mas pra mim, eu acho que os palavrões e xingamentos tem um limite que beira o vocabulário chulo e o bom senso.

?Alerta?

Esse livro trata sobre:

Drogas
Sexo
Agressão no geral
Estupro
Agressão à minorias (no caso desse livro, trata sobre agressão a pessoas homossexuais)
Suicídio
Vícios no geral (com nomes de remédios e miligramas ? o que eu acho isso muito perigoso)

Não recomendo esse livro para pessoas que estejam passando por momentos difíceis ? sejam lá quais forem. Tem gatilho demais para muitos tipos de reações, devido aos assuntos abordados
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR