ares 19/07/2024
Svsss foi pra mim aquele tipo de livro que vc pensa "ah tá so no comecinho, vou ler mais um pouco pra ver se melhora" dai vc chega na metade e pensa "ok vou ler mais um pouco não é possível que não melhore nos proximos capítulos" e vc termina por pura curiosidade e indignação. Parece que a cada capítulo que eu lia e a cada vez que eu pensava que estava ficando menos pior, decaia mais.
Pra começar, não gostei da narrativa dos 3 livros; achei a história bem mal escrita, o plot raso e cheio de furos, nada interessante. É aquele tipo de coisa que vc lê e pensa "tá mas isso já não tinha ficado óbvio há 10 capítulos atrás?"
Os personagens também acabaram ficando rasos; muitos deles até eram bem interessantes, tipo o Yue e o Tianglang, mas foram porcamente escritos por falta de habilidade da autora, que parecia não saber o que fazer com os próprios personagens (svsss inteiro pareceu uma mímica da novel escrita pelo "Airplane shooting towards the sky"). Ate mesmo o protagonista, Shen qingqiu, pareceu pra mim muito passivo diante de quase todas as situações, pareceu que ele não agia e falava por conta própria quase nunca.
Muitas (muitas mesmo) cenas e falas foram extremamente desnecessárias e bem problemáticas, do começo ao fim do livro; são coisas que não tem nem como justificar ou tentar achar uma razão no plot, pq não tem.
Agora chegamos no pior: o casal. O shen qingqiu, ao longo dos 3 livros, ficou em negação, e pra ser sincero foi só no final (finalzinho mesmo, tipo ultimas 5 páginas) do último livro que me pareceu que ele realmente tinha algum sentimento romântico pelo Binghe. O resto dos 3 livros sempre me pareceram que ele tinha sim um afeto pelo binghe, mas não queria nada romântico com ele.
O Binghe, entao, forma a parte nuclear dessa bomba de shipp. Possessivo, imaturo, descontrolado, coitado. 95% dos problemas desse casal seriam resolvidos se os dois simplesmente sentassem e conversassem igual gente normal. O Binghe fica o livro inteiro falando que o Shizun dele só abandona ele, que ele só sorri com os outros, que nunca foi escolhido por ninguém [...], e tenta resolver isso se fazendo de coitado e forçando todos os limites do Shen qingqiu.
O relacionamento deles pra mim pareceu forçado, construído a base de pena e obsessão doentia, e totalmente instável. Teve até alguns momentos em que pensei que fosse melhorar, nas raras interações normais que eles tiveram, só pra as coisas piorarem 10x mais no momento seguinte. Mesmo se fossemos ignorar todas as cenas de assédio (muitas) e sexo sem consentimento (cena bem horrível inclusive, quis me matar lendo), ainda assim seria um casal doentio e mal escrito.
Como eu disse no começo, terminei svsss por pura curiosidade, e uma das únicas coisas que salvou a novel foi a narração, que era engraçadinha em alguns momentos (mas nem tanto assim, o senso de humor da mtxt não é tão bom) mas todo o resto foi uma experiência horrível de ler, tanto por tédio quanto por desgosto. A mtxt as vezes largava parágrafos e parágrafos de texto e explicação no que parece uma tentativa de esconder os montes de furos da história, oq só acaba fazendo vc pensar "oq isso tem a ver comigo, acaba logo" na maioria dos eventos.
Pior ainda, pra mim, foram as inúmeras vezes em que ela tentou fazer isso com os próprios personagens, como com o Binghe, que ela tentou incessantemente pintar como um coitado e justificar as ações. Não só com ele, mas com outros personagens, ela ficou jogando lapadas de texto explicando coisas que já tinham sido ditas antes e que só soavam óbvias e irrelevantes.
Em resumo, uma novel porcamente escrita, com um casal horrivelmente desenvolvido, um plot desinteressante e óbvio, e sem profundidade nenhuma, recheada de cenas problemáticas e personagens com potencial perdido.