cristianobtavares 20/02/2021
"Relâmpago que ilumina as almas", a Virgem Maria.
Novamente li um livro que - assim como "A vida intelectual" - não sabia que existia e nem mesmo me lembro de ter ouvido falar sobre seu autor, simplesmente fui presentado com ele e mais uma vez não me arrependo de ter lido. Providência de Deus? Acredito que sim.
Este livro de São Máximo é realmente um grande livro da vida da Santa Theotókos e que nos ajuda a conhecê-la mais e aumentar o nosso amor e nossa devoção para com ela, "a arca que conteve o incontível". Outro ponto pelo qual gostei deste livro, foi que São Máximo consegue nos situar dentro da história, falando-nos também sobre a situação da Igreja naquele momento, onde estavam os apóstolos etc.
Resumindo, acredito que seja um ótimo livro e que todos os que procuram conhecer ainda mais a "urna que contém o Maná que desceu do Céu" devem procurar lê-lo. Porém, é necessário ter cuidado, pois São Máximo faz uso dos evangelhos apócrifos e sendo assim, não podemos levar tudo o que aqui foi escrito como se fosse uma "verdade de fé". No mais, peço a Virgem Maria que interceda por nós e que assim como ela, aprendemos a nos abandonar nas mãos de Deus e dizer: "Eis aqui a escrava do Senhor! Faça-se em mim segundo a Vossa palavra".