Nina Souza 07/05/2024
Um ótimo livro introdutório
Tanto mitos quanto lendas são atrativos para humanos independentemente do tempo e da sociedade em que estejam inseridos. As narrativas, ditas fantasiosas, e passadas de geração em geração, carregam aspectos culturais que até podem ser baseados no imaginário, mas que definitivamente carregam a sua veracidade em fatos históricos e, geralmente, verídicos.
“Mitos e lendas eslavos” tem um caráter mais didático, mas isso não torna a leitura menos proveitosa. Pelo contrário, enriquece o texto e permite que o leitor tenha uma dimensão sobre a variedade de divindades adoradas pelos povos eslavos, mostrando o papel da vida espiritual na sociedade e suas respectivas modificações com o avanço da mesma.
As lendas desempenham papéis históricos importantíssimos na transmissão de valores essenciais de uma cultura, e os contos populares eram (e continuam sendo) os principais veículos que reforçam valores em comum em determinado(s) grupo(s).
No caso dos mitos e das lendas eslavos, é muito bonito perceber não só o prover da natureza, mas o culto e o respeito – mesmo que se altere a forma de se cultuar e ao deus segundo a região; ao mesmo tempo em que é triste ver o apagamento e a manipulação sofridos no decorrer da história da humanidade.
Ter um livro que reflete experiências particulares de um determinado grupo social em um recorte limitado de páginas é muito difícil, principalmente se tratando de um acúmulo de tradições culturais fundamentadas em códigos éticos e morais. Nessa perspectiva, não é um livro que se possa esperar uma profundidade acadêmica ou uma imersão muito grande de um determinado mito ou lenda específica, mas apresenta panoramas interessantes que funcionam de porta de entrada para um universo extremamente rico – e nem sempre valorizado.
site: instagram.com/cartografialiteraria