Guarda lunar

Guarda lunar Tom Gauld




Resenhas - Guarda lunar


32 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Bia 10/02/2021

Sobre a vida de um policial que trabalha na lua enquanto todo mundo está indo embora e ele não pode fazer nada, além de continuar em sua rotina. Uma hq triste e melancólica, mas também calma e pacífica, mostrando uma certa beleza na solidão. Super apropriado pra esses momentos de quarentena, em que às vezes eu também senti como se eu e minha família fôssemos os últimos habitantes da terra.

Além disso, não posso deixar de mencionar a ironia que é a ideia da lua deixar de ser um lugar interessante em detrimento da terra. Impensável essa ideia com todos esses planos e esperanças da lua um dia se tornar habitável.

A arte é linda, o humor é ótimo e a história é muito divertida, só gostaria que fosse mais longo
Fefe64 07/03/2021minha estante
Amei


Fefe64 07/03/2021minha estante
Linda


Bia 07/03/2021minha estante
Obrigada, seu lindo




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Henry 18/12/2022

Vivendo no mundo da Lua
Como seria viver na Lua? E se pudéssemos trabalhar lá? Há muita gente que acha um boa ideia.

Tom Gauld brinca com essa ideia, imaginando que a solidão e a melancolia seriam fatores negativos determinantes no processo de vivência.

A HQ não me cativou. Além do roteiro ser raso, os desenhos não me agradaram, apesar de saber que é o estilo de traço do autor.
comentários(0)comente



Thiago458 21/02/2023

Foi um livro de tirinhas muito bom, só que achei um pouco para baixo devido a história deprimente do guarda, porém com belas ilustrações e um final emocionante para todas as pessoas que são sentimentais..
comentários(0)comente



Agatha.Jeany 02/06/2023

Essa HQ é realmente muito boa e e li em uma meia horinha por aí, aborda de forma sutil oque quer expressar, amei a experiência
comentários(0)comente



yas scherer 04/06/2023

Meu deus? QUE LIVRO BOM??? ele é mto bom e rápido de ler, tem uma história ?simples? mas até q te deixa bastante pensante, claro q não é um dos meus favoritos mas gostei mto
comentários(0)comente



VitAria 05/06/2023

Guardião lunar
Leitura simples e rápida, mas muito reconfortante... É muito interessante como, de forma indireta, o autor traz uma realidade nossa. Não irei comentar muito sobre a obra, se não acabo dando algum tipo de spoiler, e não quero que algumas pessoas deixem de ler meu comentário. Então, é isso, recomendo.
comentários(0)comente



bru.psps 05/06/2023

Simples e bom
Achei o livro muito bobinho e fácil de ler, mas ainda sim gostei, fazia tempo que nao lia um livro tão fácil e rápido, foi meio estranho
comentários(0)comente



Giovani 14/12/2023

Gostei bastante da arte, é simples de uma forma bonita e eficiente. A história em si é meio cômica e melancólica.
comentários(0)comente



Fausto 05/07/2024

E se "2001" fosse dirigido por Antonioni?
Você bate o olho num desenho e reconhece que foi feito por Tom Gauld. É fácil topar com cartuns dele na internet afora. São garantia de sucesso, tanto pelo timing do humor gostoso e sofisticado como pelo traço estilizado, que consegue ser ao mesmo tempo simples e rebuscado, porque Gauld usa poucos traços nos contornos, mas tem uma paciência infinita para preenchê-los com milhares de hachuras cuidadosamente rabiscadas.

É fascinante descobrir que um cartunista como Gauld, capaz de narrativas extremamente econômicas que se resolvem em até três quadrinhos, onde nada falta nem sobra, consiga fazer narrativas longas com tanta liberdade, que dão aos personagens todo o tempo e o espaço (categorias que se misturam nos quadrinhos) para se desenvolverem sem pressa.

Tanto aqui como em Golias temos o retrato da rotina maçante de um trabalhador em cenários inusitados: a Palestina de 3 mil anos atrás, no caso de um, e uma colônia na Lua em um futuro distante, no caso do outro. O protagonista aqui é o único policial de uma colônia na Lua onde nada acontece e as pessoas a cada dia vão embora. O ritmo é lento, ainda que envolvente. Gauld gosta de tempos mortos, de passar páginas e páginas mostrando personagens presos a rotinas repetitivas, burocráticas e sem sentido. Há algo de Kafka pelo absurdo burocrático, e também vi ali muito do cinema europeu dos anos 60, principalmente Antonioni, pelos longos tempos em que parece que nada acontece. Dito assim, parece chato, mas o resultado é muito engraçado. Ri sozinho, daquele jeito bobo que só os livros fazem coma gente, com os percalços do guarda e seu terapeuta-robô. Uma graça e um humor que se misturam com a melancolia, fazendo do livro algo tão variado e encantador, sombrio e iluminado, quanto as fases do lua onde a história se passa.
comentários(0)comente



Larissa.natiele 03/06/2024

SIMPLESMENTE FANTÁSTICO!!!!!

Incrível, mal tenho palavras, a reflexão que a obra traz ao leitor é de suma importância. Sempre me perguntava como seria viver em paz absoluta, e é incrível analisar o contexto dos personagens.
Viver na lua, as pessoas deixando o lugar, simplesmente por não faz mais sentido, não a propósito, todos nós precisamos de um pouco de caos, algo que nos mova de fato.
Costumava pensar quando criança, quão fantástico seria ir ou até mesmo viver na lua, a obra permite o leitor experimentar essa experiência solitária e vazia de qualquer propósito, de forma delicada, até o momento em que o leitor começa a sentir a pressão daquelo vazio impiedoso, do qual a vida lunar proporciona.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mari 15/07/2023

"Hilário e dolorosamente melancólico"
Guarda lunar é uma HQ com desenhos simples que demonstram muito bem a solidão do guarda na lua. Por mais que seja uma história simples e com poucas páginas, ela nos deixa algumas reflexões indiretas. As pessoas se cansam da lua após não ser mais uma novidade, voltando à Terra, lugar algum dia quiseram sair. Há também certa ironia ao pensar que o guarda está lá para exercer uma função inexistente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



32 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR