A Trança

A Trança Laetitia Colombani




Resenhas -


12 encontrados | exibindo 1 a 12


spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dari11 29/10/2021

?Três mulheres em três lugares diferentes: Índia, Canadá e Sicília. Culturas diferentes, mas com a força e garra que as unem sem saber.
?Smita é uma dalit, mora na Índia com seu marido e sua filha e vive limpando excrementos de pessoas de casta superior. Ela não suporta esse trabalho e não quer passar isso para a filha, fará o que for preciso para não passar essa tradição a ela, merece ter uma vida melhor.
?Giulia tem 20 anos e trabalha no ateliê com seu pai, onde eles reaproveitam cabelos e exportam para outros lugares. Ela adora ler e é a única das irmãs que quis dar continuidade no negócio de seu pai, porém algo acontece e lhe revela coisas que ela nem imaginava. Ela precisa fazer algo, intervir e não fará isso sozinha.
?Sarah é uma advogada muito bem sucedida, se esforçou muito para estar na posição em que está numa grande empresa, com grandes chances de assumir um cargo ainda mais alto. Teve que pagar um preço por isso, claro, mãe de gêmeos e uma menina, teve que abrir mão de alguns momentos importantes da vida deles, mas foi preciso. Depois de se separar duas vezes, segue sua vida solteira focada em sua vida empresarial. Porém acontece algo que ela não esperava e que exigirá mais dela do que poderia imaginar.

??As vidas dessas três mulheres têm similaridade: elas precisam lutar por elas mesmas, ir contra pessoas e pensamentos e se superar.
A vida de Sarah é um tapa na nossa cara atualmente, descreve a vida de muitas pessoas que, se não conhecemos alguém assim, somos essa pessoa.
comentários(0)comente



Kauana.Palma 11/01/2022

Que livro PERFEITO!
Me lembrei em alguns momentos do livro Herdeiras do mar por também ser um livro de mulheres fortes e corajosas que enfrentaram de frente tudo o que a vida ofereceu.
Nesse livro conhecemos um pouco de três mulheres completamente diferente, em três lugares do mundo, ligadas por sua relação com seus cabelos. Uma linda e necessária história.
comentários(0)comente



Sandra 13/09/2021

A Trança
Não é ela que está doente, a sociedade inteira é que precisa ser tratada. Essa sociedade que vira as costas para os mais fracos, que deveria proteger e acompanhar, como a manada deixa para trás os velhos elefantes, condenando-os a uma morte solitária.
Página 176

A Trança é a história de três mulheres: Smita, na Índia, uma dalit que sonha com um futuro melhor para sua filha; Giulia, na Itália, que, com apenas 20 anos, é obrigada a assumir o negócio da família; e Sarah, no Canadá, uma advogada renomada que vê sua carreira ameaçada após uma terrível descoberta. São três mulheres, que, vão se entrelaçar e completar, mesmo sem nunca terem visto uma à outra. A jornada delas refletem a resistência a uma sociedade injusta e, apesar da raiva que sentem por essa limitação imposta, se permitem ter esperança. Elas encontraram, cada uma a sua maneira, uma forma de mudar seu destino. O final ficou meio vago em relação a resolução para cada uma delas, mas independente disso gostei bastante da leitura.
O que dizer sobre esse livro, real, portanto, doloroso. Mas também inspirador e redentor!
Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Pati 10/03/2022

Histórias incríveis ??
O livro ?A trança? vai contar a história de três mulheres: Smita, Giulia e Sarah. Smita mora em uma aldeia na Índia com seu marido e sua única filha, Lalita. Por ser de uma casta intocável, leva uma vida muito difícil, seu trabalho é passar o dia limpando as fezes das castas superiores e em troca ganha algumas moedas ou comida, às vezes, não ganha nada. Decidida a não deixar a filha ter o seu mesmo destino, resolveu juntar algumas moedas e colocar a filha na escola local, mas logo no primeiro dia sua filha é rejeitada e surrada pelo próprio professor, justamente por ser de uma casta inferior. Smita não aceita isso e muito menos o destino que a sua filha vai ter se continuar ali, com isso ela parte em uma longa e difícil viagem para dar um futuro melhor para a sua filha.

Giulia mora em Palermo na Sicília e ajuda seu pai no atelier da família, onde cuidam e vende perucas de cabelo. Em um dos seus dias normais de trabalho, o pai de Giulia sofre um acidente e fica em coma, é nessa hora que Giulia se vê responsável pelos os negócios do seu pai. Mas mal sabe ela que o ateliê está indo a falência, é nessa hora que Giulia tem que tomar uma atitude para mudar o rumo das coisas e não deixar isso acontecer.

Sarah nossa última protagonista, vive em Montreal no Canadá. Uma advogada de sucesso, mãe e divorciada duas vezes tem um mal súbito em uma de suas audiências. Ao investigar melhor o porquê de passar mal, descobre um câncer, sua vida que era toda certinha e de muito sucesso vira de cabeça para baixo. Ela se vê sendo jogada de lado no trabalho e não tendo mais ânimo para viver, até que um dia ela resolve mudar essa situação e toma uma atitude radical sobre a sua vida.

Minha opinião

Achei um livro incrível! É um livro curto, tem menos de 200 páginas, mas passa uma mensagem muito bonita. O livro vai intercalando os capítulos para cada personagem, além de serem capítulos curtos, então a leitura flui super bem. São três mulheres fortes que lutam para mudar as suas vidas do destino que até então já estava traçado. Das três histórias a que mais me tocou foi a de Smita, ela não poupou forças para sair daquela realidade dura e difícil que ela e a filha viviam. E também os capítulos que pertenciam a ela no livro, eram os mais difíceis de digerir para mim. O final é muito bom, porque é daí que você entende o título do livro, além de dar um quentinho bom no coração em relação ao rumo que cada personagem tomou em sua vida.
comentários(0)comente



Thalita Souza 11/01/2022

3 mulheres, 3 vivências e 3 fios interligados.
Colombani entrelaça as histórias de Smita, Giulia e Sarah de uma maneira muito especial e emocionante! Um paralelo que une não apenas as três histórias, como também a simbologia do cabelo, dentro do universo feminino e também da cultura de cada uma das protagonistas.
Real, doloroso. Mas também inspirador e redentor!
Apenas senti que a jornada de Smita ficou um tanto aberto, em comparação com a resolução das histórias de Giulia e Sarah.
comentários(0)comente



Jessica Monteiro 10/02/2022

Uma história sobre a vida de três mulheres fortes e que enfrentam diariamente uma luta, cada uma da sua forma.
Não é uma história sem grandes momentos, mas consistente e emocionante.
comentários(0)comente



Geane.Gouvea 13/05/2022

Decidi ler "A trança" porque o título me chamou a atenção. E gostei tanto, que li logo, ainda mais sendo três histórias, que se intercalam nos capítulos, daí a curiosidade pelo o que vai acontecer, faz ir logo para a próxima página.

Aqui vemos a trama de três mulheres, de lugares e histórias diferentes, mas ambas tem a mesma sede de liberdade, de vencer os desafios.

??Smita é da Índia.
Uma mãe de família, da casta mais inferior da sociedade, que sonha com um futuro melhor para a filha.
Aqui, o leitor aproveita um pouco também para conhecer dos costumes do lugar.

?????Sarah é do Canadá.
Uma advogada com muito prestígio, que se depara com uma doença muito grave, e enfrenta os subjulgamentos dos colegas de trabalho.

??Giulia é da Itália.
A caçula que se interessou pelo trabalho do pai no ateliê da família, que fábrica perucas artesanais, e que se depara com o pai hospitalizado e muitas dívidas, com risco de perder o negócio.

? Sem dar spoiler..
... Olha vale a pena descobrir como essas três se conectam nessa "trança", e já fica a dica, para as pessoas que deixam o cabelo crescer e decidem cortar, que tal doar?!

?? Fenômeno de vendas internacional, esta história está sendo adaptada pelo cinema. Aguardemos...
comentários(0)comente



InfinitaTBR- Jana 11/05/2023

Muito bom
Ao longo da leitura, tive a sensação de estar lendo três livros ao mesmo tempo. E todos muito interessantes.

Gostei das três personagens: a indiana Smita, a italiana Giulia e Sarah, a canadense.
Achei a escrita descomplicada, leve, agradável e envolvente.

É uma estória sobre os encontros que mudam a vida, o destino. Sobre mulheres que não sacrificam sua dignidade por nada; que lutam por um futuro melhor. E também sobre a história que pode haver por trás de um simples objeto.

Foi uma leitura rápida e aprazente. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Clelia35 13/12/2023

A trança de 3 vidas
Maravilhoso. Sem palavras. A vidas de cada uma dessas 3 mulheres por justiça, por um amor, pelos filhos e pela esperança de dias melhores.
Essa é minha última leitura do ano. Fecho com chave de ouro esse ano.
comentários(0)comente



Bruna D. 03/03/2024

Vidas
Inicialmente achei a leitura um pouco arrastada, não estava me prendendo. Mas de um momento para outro, tornou-se intensa, são histórias de vidas que se conectam sutilmente.
comentários(0)comente



12 encontrados | exibindo 1 a 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR