spoiler visualizarNanda Henriques 06/02/2023
Conflituoso
Achei o livro muito interessante, com relação a vivência e rotina dentro de um hospital. Não sei se a autora é estudante de medicina, se estudou muito o tema ou se contou com a ajuda de alguém da área para as riquíssimas descrições do trabalho como médica interna num hospital. Achei fascinante e ficou bastante realista.
Sobre o romance, ele se desenrolou apenas depois dos 60% da leitura. Isso não é um problema, pois a interação e relação dos dois se desenrolou naturalmente, no seu tempo. Não foi algo forçado e corrido demais, o que costumo desgostar bastante. Eu só acho que poderia haver mais momentos, mais detalhes sobre o casal.
Sobre a protagonista, eu tive um misto de sentimentos bons e ruins. Parti de uma admiração por uma jovem profissional, promissora e sensível, para uma certa aversão e, depois, a barra voltou a aliviar para ela.
Em vários momentos, ela conseguiu me irritar com seus pensamentos e comportamentos. Isso chegou até a diminuir bastante o meu interesse em continuar a leitura. Parecia que apenas ela tinha momentos ruins, que teve um trauma grandioso e que todos deviam lhe contar tudo. Quando ela mesma se fechava. Apresentou comportamentos egoístas e até meio infantis. Se achando a dona da razão e merecedora de explicações. Achei ótimo quando a sua superiora lhe deu um choque de realidade. Ela ainda agiu de forma meio irritante, mas o livro, graças a Deus, deu um corte temporal e pulou para o que realmente importava. Acredito que se a descrição de um certo período fosse mais profunda e longa, eu teria perdido ainda mais o interesse.
Porém, o fato de eu ter tido um misto de sentimentos bons e ruins sobre a Carrie, mostra que ela foi desenvolvida de forma que o leitor se envolva com ela. Não é uma personagem rasa e sem vida que está ali apenas para preencher o espaço de protagonista. Ela realmente consegue despertar os sentimentos do leitor. E isso, é um dos principais e mais importantes pontos que um personagem precisa ser capaz de fazer.
Ela também mostrou alguns poucos pensamentos que fizeram com que eu me identificasse com a protagonista. Algumas partes que me deixaram bem sensível sobre minhas próprias dores. Foi o que mais me marcou.
O livro é curtinho e pode ser lido rapidamente, a depender do interesse e tempo dispostos por parte do leitor.