Felipe @quarta.capa 31/08/2021“O Diabo na Garrafa”, de Diego Peraçoli, é um suspense nacional publicado pelo Grupo Editorial Coerência e que me foi cedido pela editora para leitura. O livro me surpreendeu em diversos pontos, apesar de algumas ressalvas.
Apesar de o título remeter a uma obra mais sombria e assustadora, a história, na verdade, é leve e com uma pegada mais juvenil. Os protagonistas são crianças, e grande parte da ambientação é escolar. O que nos leva a temas atuais e relevantes, como o bullying, mesmo em uma obra com raízes no terror. Além disso, é retratado sobre violência doméstica, família disfuncional
Falando em raízes, o autor, aqui, usa e abusa da nossa cultura brasileira ao criar sua história. O que, para mim, é o maior ponto positivo. Sim, o diabo na garrafa do título é quem você está pensando, caso conheça o nosso folclore (ou tenha assistido ao sítio do pica-pau amarelo). E isso tornou bem nostálgico ler a obra, justamente por nos transportar de volta a nossa infância e para esse programa.
O autor tem uma escrita bem certeira e concisa, o que promove uma boa fluidez à obra. O que também é possível devido a escolha do autor em mesclar a narrativa em pontos de vista de uma criança no interior e outra na cidade grande.
Como um bom fã de terror, foi justamente disso que senti falta. Esperei por uma história mais assustadora e com plots mais surpreendentes, o que não foi o caso. De toda forma, recomendo que conheçam o livro, é bem diferente de tudo que encontramos atualmente no mercado.