Intolerância religiosa

Intolerância religiosa Sidnei Nogueira




Resenhas - Intolerância Religiosa


43 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Amanda 10/03/2022

Espetacular
Diante de tanta ignorância que estamos vivendo num país com uma diversidade cultural tão vasta, compreender a Intolerância Religiosa reforça ainda mais nosso dever, enquanto ser humano, de lutar (por) e respeitar a crença do outro. Livro maravilhoso e necessário! ?
comentários(0)comente



Beatriz3345 21/06/2020

Sidnei Nogueira consegue ser preciso e muito didático.
O livro é uma aula.
Tanto para o povo de Axé, com a episteme preta, das encruzilhadas, quanto para pessoas de fora, e que precisam também manter e entender a prática anticolonial e afrocentrada.

Mo dupé!
comentários(0)comente



Gabriel1994 04/10/2022

Sempre panfletarei as obra da coleção feminismos plurais pra todos, pois sinto que são extremamente necessários.

Se aprofundar em debates como esse faz com que nossas discursões e opimos sejam mais leais mesmo. Indico muito o livro.
comentários(0)comente



nmstoppa 21/10/2021

A leitura é boa, mas imagino que eu não tenha entendido a proposta direito, ou não estava clara mesmo: achei que era um livro sobre a intolerância religiosa em si apenas, e ela foi por mais ou menos metade do livro, mas depois tratou-se um pouco das religiões africanas
comentários(0)comente



Paulinho.Campos 11/01/2022

Diga Não à intolerância religiosa.
Considerada crime de ódio, manifestações de intolerância religiosa são comuns no país e ferem tanto a Constituição quanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Segundo o Disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos, há em média, uma denúncia de intolerância religiosa a cada 15 horas no Brasil.
comentários(0)comente



Bru 10/08/2023

Leitura necessária para conhecer ou ampliar conhecimento sobre a história das religiões afro-brasileiras, ou as chamadas das comunidades tradicionais de terreiros (CTTo).

Traz dados que facilitam o entendimento.

Essencial!
comentários(0)comente



Carla.Cerqueira 16/12/2023

Leitura necessária
Todo brasileiro tinha que ler. É muito forte, revelador e da esperança de que um dia podemos ter uma sociedade mais empática.
comentários(0)comente



Adriano 10/08/2020

A luta contra o racismo religioso
Um ótimo livro.
Como no Brasil as religiões hegemônicas, principalmente neopentecostais, usam um discurso de que religião de matriz africana é um "inimigo". E como o racismo religioso está ligado a discurso de ódio. E como não é algo novo e vem desde os tempos do Brasil colônia.
comentários(0)comente



Anderson Menezes 16/06/2021

Intolerânica Religiosa Mata
O que é intolerârncia Religiosa? Ao ler esse livro me deparo com o quanto toda religião passar por perseguissões, mas há uma que mais sofre por causa do racismo através da implantação religiosa europeita no muma enorme parte do mundo. Nós podemos ver na obra de Sidnei o quanto não conhecer a religião do outro torna a intelorãncia religiosa forte no mundo. O quanto o do outro por ser uma religião e a cultura afro (ou índigena) se tornou algo para ser erradicado assi visto por outras religiões e principalmente da cristã. Sugiro uma leitura com uma vontade de aprender enorme.
comentários(0)comente



William 25/07/2021

Um livro que ensina a respeitar as tradições afro-brasileira.
Um livro profundo, contudo, bem explicado, onde Nogueira argumenta de uma forma bem clara os motivos da intolerância religiosa contra a comunidade tradicional de Terreiro de Umbanda, Candomblé, Xambá, Nagô-egbá, Batuque, Tambor de Mina, Jurema e aparentadas. Também esclarece como as religiões afro-brasileiras contribuem para a paz e harmonia entre as pessoas e povos, desfazendo vários estereótipos e mitos. Eu aprendi muito com a leitura e recomendo para que não leu ainda, que leia. Vivemos numa sociedade onde, infelizmente, muitas pessoas ainda pensam que só deve existir uma única religião. Só que na realidade vivemos um vasto mundo de religiões (vou desconsiderar as falsas religiões que visam o proveito próprio de um grupo de pessoas e promove o ódio) onde todos tem como objetivo de levar a paz e harmonia entre as pessoas e povos.
comentários(0)comente



Cabeça 21/09/2024

Não sou fã de não ficção mas esse me pegou
Eu acho lindo essa ruptura que várias formas de arte fazem na minha vida com o sistema que fui doutrinado. No início do ano foi Sobunfu Some com o espírito da intimidade e agora é o Pai Sidnei com a Intolerância religiosa.
Meus amores, pensem num livro curto mas que você tem que trabalhar a mente pra ler. Tipo tem algumas palavras técnicas difíceis mas o mais complicado é você captar a beleza e o cuidado que a cultura e religião preta tem com o mundo, sendo que são tanto cultura quanto religião mais demonizadas no Brasil.
Do trato do animal, ao respeito por sua vida, tudo é tão construído, tão bonito, tão respeitoso que me dá até loucura de pensar sobre como essa parte do mundo demonizada sabe? Como conseguiram fazer isso???
A desinformação é um mal que nos persegue impregnado nas raizes da colonização, Pai Sidnei trás esse livro como uma forma de libertação!
Axé!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Karoline141 05/10/2023

Boa leitura!
O autor deste breve livro é um líder religioso do Candomblé, que aborda discussões cruciais relacionadas à Intolerância Religiosa. Conforme destacado pelo autor, no contexto brasileiro, a intolerância é mais acentuada em relação às religiões de matriz africana, e isso não é mera coincidência; podemos, portanto, falar em Racismo Religioso.
Apesar de alguns momentos de divagação ao longo da leitura, o livro oferece uma visão abrangente do Candomblé, ressaltando a importância de adotar uma perspectiva afrocentrista. Além disso, conclui destacando o potencial das epistemologias presentes em religiões como a Umbanda e o Candomblé. A figura de Exu e a encruzilhada desafiam os paradigmas ocidentais.
comentários(0)comente



Bibliotecadabri 19/12/2022

Intolerância religiosa
Sidnei Nogueira apresenta em seu livro "Intolerância religiosa" um histórico da intolerância religiosa no Brasil, discutindo acontecimentos importantes da história da humanidade marcados pela dominação religiosa, como o Império Romano, Idade Média e Nazismo. A partir disso, o autor discute esse conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a crenças, rituais e práticas religiosas consideradas não hegemônicas.
Nós somos criados nessa lógica racista da branquitude que criminaliza o diferente e, mais especificamente, o negro. Tudo aquilo que vem da cultura negra ou indígena é identificada como algo negativo, marginalizando esses grupos na tentativa de apagar a história e marca desse povo. Racismo é crime e intolerância religiosa também. E, nós últimos quatro anos, observamos um movimento de criminalizar o diferente, de crimes de ódio.
O livro, que além de ser pequeno tem uma leitura simples, abre o olhar diante desse contexto e nos faz repensar vários conceitos que são formados desde a infância. Precisamos de uma educação antirracista para tentar modificar as estruturas.
comentários(0)comente



Thalita 26/01/2021

Leitura obrigatória para religiosos e não religiosos.
O autor mostra que a política tem papel relevante para a manutenção das práticas de intolerância religiosa e como as religiões hegemônicas influenciam nessa situação. Discorre sobre como as religiões de matrizes africanas foram demonizadas e inferiorizadas e explica a relação com o racismo, o que vai denominar de racismo religioso.
comentários(0)comente



43 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3