Dias de Luta

Dias de Luta Ricardo Alexandre




Resenhas - Dias de Luta: o Rock e o Brasil dos Anos 80


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Eduardo 22/09/2024

Que bela viagem no tempo...
Voltei para os anos 80 com esse livro!!

Excelente pesquisa feita pelo autor, com foco total na música brasileira da época, óbvio, mas relembrando também o cenário político, economico, social e etc.

Muito bom saber um pouco da história do Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, RPM....
comentários(0)comente



Ana Gandolfi 29/03/2024

Leitura quase que obrigatória para quem viveu os anos 80 no Brasil?e também para todos que gostam de música.
Ricardo Alexandre se supera nesse livro que relaciona o fenômeno rock brasileiro dos anos 80 e o contexto histórico e cultural em que ele surgiu. Vale cada página!
comentários(0)comente



carolmc_ 02/03/2024

Rock nacional
O livro conta a história do rock nacional desde o início, os preconceitos que enfrentaram, a chegada ao auge, o deslumbre, a queda e a volta por cima dos maiores nomes do rock brasileiro dos anos 80.
comentários(0)comente



Neide22 01/09/2023

O livro traz a formação das bandas da geração 80 e eu sou fã dessa turma. Tem ainda todo um panorama do Brasil saindo da ditadura, o fim da censura, os jovens daquela década. Tudo isso deixa a leitura interessante, ainda mais quando você era apenas uma criança nessa época.
comentários(0)comente



ToniBooks 10/04/2023

De Rita a Ed.
Um verdadeiro documento histórico. "Dias de Luta" faz um apanhado da trajetória errática do rock nacional dos anos 80. Desde a cena anderground até o meinstrem, as histórias revelam uma geração através da música. ?
comentários(0)comente



Tuyl 02/02/2023

Um trabalho ambicioso este de, mais do que trazer uma biografia, trazer um estudo de uma época. E que época! Belo livro
comentários(0)comente



Gustavo Granado 13/06/2022

Uma viagem no tempo
Para quem viveu intensamente a década de 80, quando surgiam bandas de todos os lugares e bastava mandar uma fita e a música tocava no rádio, a leitura deste livro é uma viagem no tempo, com diversos relatos sobre gravações, shows, contratos e a cena rock que explodiu no Brasil no final da ditadura.
Marcio 02/01/2023minha estante
Realmente, esse livro é uma máquina do Tempo.
Criei uma playlist baseada na lista "As 50 melhores músicas dos Anos 80" segundo o autor (só encontrei 47):
https://open.spotify.com/playlist/2vfZR5rAZaC9mat9MzV3vd?si=a457124b8cc0492e
Aproveitem




Jefferson Sarmento 22/01/2022

Uma viagem no tempo
Que livro delicioso! Claro, o tema me é muito caro, considerando que fui um adolescente dos anos 1980.

O escritor e jornalista Alexandre Ricardo, que já dirigiu a Bizz, a Trip, Época São Paulo... se esmerou num trabalho de pesquisa e entrevistas super detalhado, contando com paixão como o rock brasileiro dos anos 1980 surgiu, cresceu e se multiplicou naquela década colorida, sem limites, desregrada e despudorada.

E acabou morrendo em sua própria glória, afogado melancolicamente.

O texto é maravilhosamente fluído, a construção cronológica é milimetricamente orquestrada e a vontade de entrar numa máquina do tempo para visitar cada momento narrado no livro é quase opressora, não apenas pela nostalgia, mas pela necessidade de REVIVER a História.
comentários(0)comente



Matheus Bonfim 09/01/2022

Interessante inventário do rock brasileiro de 1980
É uma leitura super agradável, com bastantes entrevistas e informações sobre as produções e a vendagem de discos desses artistas do cenário do rock nacional. Como estudante de História eu poderia fazer algumas ressalvas mas ao que se propõe o livro é incrível. Recomendo demais!
comentários(0)comente



Pimentinha 13/12/2021

Incrível.Repleto de histórias do rock brasileiro dos anos 80 e seus vários personagens.Achei o capítulo sobre o primeiro Rock in Rio sensacional.Recomendo demais.
comentários(0)comente



Paula1735 09/04/2021

Um tempo que não volta mais
"Você nem imagina/O que você não conheceu..." (Fellini - Rock Europeu)

A década de 1980 foi a era de ouro do rock nacional: fato. Nesse livro, Ricardo Alexandre revisita, por meio de uma bem estruturada linha do tempo, as personalidades e os acontecimentos mais marcantes do período. Paralelo a grandes eventos como o fim da ditadura, o movimento Diretas Já, o Plano Cruzado e a redemocratização do País, surgem também grandes nomes como Blitz, RPM, Ultraje a Rigor, Legião Urbana e Barão Vermelho, dando voz a um público até então invisibilizado e não representado.
Eu, nascida em 1999, demorei a ler o livro. Queria acompanhar tudo, olhar fotos, ouvir os álbuns, assistir aos shows mencionados (como o Rock in Rio de 85)... Comecei com pouquíssimo conhecimento sobre o tema, e após terminar a obra, posso afirmar que fui muito enriquecida culturalmente. Terminei a leitura com um sentimento de nostalgia. Nostalgia de algo que não vivi, nem posso mais viver.
Sempre valorizo a música brasileira porque acredito que ela não se restrinja somente ao que ouvimos repetidamente nas rádios e vemos na TV, nem se resuma a bundas balançando ou gente arrastando o chifre no chão. Existe muito, muito mais! Então não se preocupe com o que alguém vai pensar. Vá, pesquise, escute! A internet nos possibilita uma facilidade tão grande que seria um crime não aproveitá-la dessa forma.
Ainda que me doa acreditar que jamais existirá outra década como a de 80, uma parte de mim ainda acredita que coisas novas estão surgindo, novos talentos, novas músicas. O problema é que não percebemos a história sendo feita.
Recomendo demais a quem tem interesse em se aprofundar nesse tópico da música brasileira e aos que viveram nesse período e querem reviver os grandes momentos!

"A cultura pop é muito jovem, a história ainda está sendo escrita. Tudo é novo, só estamos descobrindo as coisas." - Hebert Vianna
comentários(0)comente



van.cazarotto 18/01/2021

Indispensável para quem gosta de rock brasileiro
É um livro com muito conteúdo. Tanta informação que, para mim que sou leiga, penso ser necessária uma releitura. Contextualiza o cenário, as aspirações e os sentimentos de uma época contando sobre a criação de bandas, discotecas e eventos. Coloca tudo em perspectiva enquanto revela bastidores de acontecimentos. Para quem gosta de rock brasileiro, super recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Suerllen 24/12/2020

Uma coisa a geração dos anos 80 tinha: Personalidade!
O que falar do Brasil dos anos 80? A década que tudo fervilhou, tudo aconteceu, musicalmente e, principalmente, socialmente.

Fim da ditadura militar, redemocratização, voto direto... Tudo isso no curto intervalo de tempo de 10 anos.

A Juventude foi às ruas em todo o Brasil, queria ser ouvida e enxergada. Paralelamente, nada mais natural, do que um gênero musical que refletisse tudo o que estava acontecendo no país. Algo que o jovem ouvisse e se identificasse de imediato, esse foi o tão aclamado, Rock dos anos 80.

Partindo desta premissa, o autor Ricardo Alexandre (@ralexandredb) faz o perfeito paralelo entre música e sociedade, destrinchando todas as nuances presentes na famigerada “Geração Coca-Cola”, como bem cantou, Renato Russo.

Se em “Cheguei bem a tempo de ver o palco desabar”, o autor relata tudo do ponto de vista de quem viveu a cena lado a lado enquanto jornalista, em “Dias de Luta” ele está do lado de cá da multidão, era jovem em plena década de 80.

Com um trabalho de pesquisa primoroso, a cena musical da época é apresentada desde o Punk, que serviu como uma espécie de “aquecimento” para o que estava por vir, até o funk - hip hop – metal, que durante um tempo, com o declínio das principais bandas de rock, serviram como porta-vozes dos anseios da juventude.

Os personagens e eventos listados são diversos! Tem muita coisa sobre picuinhas entre MPB e Rock Brazuca; os fenômenos que surgiram durante este período e que, infelizmente, também desapareceram rapidamente; além claro, dos protagonistas da cena, que deram nome e relevância ao movimento. Só para sentir o peso do elenco (Blitz, Júlio Barroso, Cazuza, Lobão, Lulu Santos, Kid Abelha, Legião Urbana, Barão Vermelho, Ritche, Rita Lee, RPM, Titãs, Paralamas, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii e muito mais!) citei alguns nomes apenas para enfatizar a completude da obra, e sua pertinência quanto ao assunto.

Se você foi jovem nos anos 80, deve conhecer muitas das histórias contadas no livro, então funciona como uma espécie de nostalgia. Porém, se for como eu, nascido após todo esse movimento, é uma oportunidade de ouro para conhecer um pouco mais a fundo, o fantástico movimento do Rock Brasil na turbulenta década de 80. Recomendo demais! Correspondeu com todas as minhas expectativas!
comentários(0)comente



DaniM 01/10/2020

Um livro perfeito pra ler em tempos de pandemia, porque me levou num túnel do tempo maravilhoso, pra bem longe daqui. Me transportou pros meus tempos de cobiçar LPs, gravar músicas do rádio, assistir Chacrinha pra ver as bandas favoritas fazerem playbacks, esperar o clipe do Fantástico, ter uma turma de amigas roqueiras, tirar letra de música de fita cassete, decorar Faroeste Caboclo, ter crush no Herbert Vianna de óculos. Enfim, outros tempos, tempos em que o acesso a tudo que tivesse relação com a música era muito difícil, mas éramos jovens e acreditávamos que valia a pena, já que
“Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo”
comentários(0)comente



Tony 21/04/2020

Rock
Surpresa, não gosto muito do rock nacional, mas suas histórias contadas pelo autor são interessantes
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2