Sempre Foi Sobre Nós

Sempre Foi Sobre Nós Manuela D’Ávila




Resenhas - Sempre Foi Sobre Nós


28 encontrados | exibindo 16 a 28
1 | 2


Tainá 23/11/2023

Discussão sobre violência de gênero no contexto político, ampliando pra muitas das suas nuances. Muita, valida, muito atual e necessária!
comentários(0)comente



barbaramagalhaesr 27/03/2023

Fascinante
Eu tive a honra de ganhar esse livro autografado pela Manu, junto com outros brindes de lançamento como o espelhinho, os adesivos e o marca página.
O livro é fantástico? tantas coisas que destaquei, que me fizeram refletir, que me fizeram ir atrás de saber mais. Ao mesmo tempo tantas dores que pude sentir, mesmo de longe, assim como raiva, medo, tristeza e muitos outros sentimentos que todas as mulheres presentes no livro compartilham com as/os/es leitoras/os/es.
É um livro TÃO necessário?obg por tudo Manu ??
comentários(0)comente



Juliana Civitavecchia 05/04/2021

"i see the bad moon a-rising..."
o trio de cavaleiros do apocalipse que irá ditar sua posição no mundo são: sexo, raça e classe. não permaneça dormindo com a falsa sensação de salvação, o som dos cascos deles batendo no chão estão ressoando cada vez mais perto.
não há mais como nos cobrirmos com o manto da invisibilidade. eles sentem nosso cheio de longe.
tente separar o melodrama queer dos discursos aqui inseridos e se apegue aos fatos. a violência contra as mulheres já saiu do campo simbólico. REAGE BÁTIMA!
comentários(0)comente



Letícia 05/01/2023

Luta e força incessante de 14 Mulheres
Manuela d?Ávila foi extremamente precisa na escolha de cada uma das 13 mulheres que compõem esse livro e trazem relatos cortantes, atuais e necessários para entendermos o ponto em que nos encontramos quando abordamos o tema e a vivência: mulheres na política brasileira.

Cada relato dessas mulheres nos transporta para uma sociedade extremamente misógina, machista, lesbofóbica e racista que tem MUITO o que percorrer no quesito equidade de gênero e equidade de representação na política.

Apenas leiam! Principalmente agora, pós saída de um período político sombrio e ameaçador, que nos rondou nos últimos quatro anos.
comentários(0)comente



Fernanda.Mosquera 03/11/2024

Sempre foi sobre nós
Li esse livro para o meu TCC, o que me ajudou muito a entender sobre os problemas que as mulheres enfrentam na politica
comentários(0)comente



Olgashion 06/07/2024

É foda ?? ano após ano a mulher ainda tem que lidar com cada coisa, com a violência política formatada sobre um papel que não é mais só da mulher mas na cabeça dos conservadores qualquer coisa fora do script é uma audácia e motivo pra recolonizar nossos corpos ???
comentários(0)comente



Fernanda4153 12/02/2024

Livro muito bem feito! iniciativa maravilhosa. relatos doloridos, mas necessários. os textos que mais me marcaram foram os de autoria da Benedita da Silva, Anielle Franco, Talíria Petrone, Dilma Rousseff e Maria do Rosário. mas todos são importantes! gostei demais!
comentários(0)comente



Gabi 16/03/2023

?Quando uma mulher entra na política, muda a mulher. Quando muitas entram, muda a política.?
O livro mostra relatos de mulheres que entraram na política e sofreram algum tipo de violência, reforçando a importância de cada uma na construção de uma sociedade melhor.
comentários(0)comente



Karol Rodrigues 20/11/2022

"Por uma geração de meninas que têm direito de ser felizes. Lutemos, nos organizemos, façamos isso até que todo o corpo de mulher - e todos os corpos - sejam livres"

"Nossas vidas ficam marcadas pelas violências que sofremos, alternando nossa própria biografia"
comentários(0)comente



Natalia_Medeiros 23/09/2022

Fortalecendo a memória coletiva de luta
Não há momento melhor, com a proximidade das eleições, para finalizar e recomendar esse livro. Poderia ir para o desafio literário dos 13 livros vermelhos. #lula

Diante de um governo misógino, promover a sororidade e fortalecer a presença política das mulheres é fundamental. Se conseguimos qualquer avanço em favor das mulheres nos últimos 4 anos, foi devido à presença de muitas dessas mulheres que contribuíram para a escrita desse livro. Me surpreendi com o relato de algumas que já conhecia e me revigorou conhecer outras.

Nomear as violências que sofremos, por sermos mulheres, seja na política ou fora dela, é fundamental. São tantas ocasiões. Tantas vezes tão sutis e normalizadas socialmente. Mulheres eleitas, parte do poder de representação democrática e ainda silenciadas, ameaçadas, questionado sobre fazerem mesmo parte daquele espaço. Leiam, leiam! Se empoderem, conheçam e apoiem candidaturas femininas, durante as eleições e após as eleições, porque elas precisam do nosso apoio para se manter lá.

A Violência Política Contra Mulheres nos revela a ferida que ainda sangra a nossa democracia. Este livro é maravilhoso. Morro de orgulho e me inundo de inspiração com uma escrita pessoal, emotiva e fundamentada com rigorosidade científica que as autoras fizeram. É muita competência!!!
comentários(0)comente



Cla 29/05/2021

Um livro que peguei pra falar uma semana e fiquei um mês. Comecei a querer comentar cada relato. Tantas coisas para falar, tanto tempo de silêncio.

Fico pensando no quanto sofremos violências em nossa vida. Essa semana conversei com uma mulher que atuou muito na política e ela me disse: "todas as mulheres já sofreram algum tipo de violência por ser mulher"... e é verdade, todas vivemos.

Hoje rolou uma discussão no grupo do sindicato e dois caras (bem nojentos, que as pessoas nem querem chegar perto) foram de um nível de misoginia para desqualificar a fala de uma mulher. Por mera discordância política. Infantiliza, dissimula, chama de mentirosa, tenta se impor na fala, aumenta o tom de voz... um show de horrores... acontece com frequência e as pessoas assistem caladas. Não interferem... é assustador. Eu entendo todas as mulheres que já se aproximaram e já se afastaram.

Essa semana aqui mesmo no insta um perfil veio criticar uma política... Ah, porque pensa diferente não merece respeito. Bizarro né? E ainda terminou me infantilizando nos comentários. A gente aprende a lidar com isso, a rir ao invés de chorar... a gente aprende. Estar no espaço sindical há muitos anos me ensinou muita coisa. Me ensinou inclusive que homem nenhum é aliado nessa luta. Quando o calo apertar, ele vai se usar do sistema patriarcal pra fazer você de dissimulada, louca, sem conhecimento. Estou em um sindicato de uma categoria que tem quase 80% de mulheres e o "líderes sindicais" são em sua maioria homens. Ainda brigamos para que as atividades sindicais tenham espaço de creche para que mulheres mães possam participar.

Mas ouvir tantas mulheres falando do que passaram nesse livro me faz acreditar que é possível mudar. É possível nos entender e acolher mulheres para enfrentar. Não estamos sozinhas e sabemos o que é estar nesse meio. É triste, mas nós nos ajudamos. Sempre nós, afinal "sempre foi sobre nós."

Livro 13/2021
comentários(0)comente



Marina 16/07/2021

Muito importante
O livro é de uma atualidade tremenda: trata das histórias que aconteceram há pouco tempo, e também de histórias que aconteceram há bastante tempo, mas que seguem ocorrendo. São relatos de mulheres que se aventuraram a estar em um espaço que historicamente lhes foi vedado.
comentários(0)comente



alicia 08/06/2021

bom mas repetitivo
o livro é realmente muito bom e bem escrito. as mulheres que fazem parte deste livro são muito fortes e inspiradoras, e é muito bom ouvir uma parte da história de cada uma dentro da política. porém, como o livro é feito por varias mulheres que fazem parte da política (e o livro é voltado para isso) as histórias acabam ficando repetitivas, por se tratar sempre da violência politica de gênero. apesar disso, vale muito a pena ler e ficar mais informado sobre o que mulheres passam na política.
comentários(0)comente



28 encontrados | exibindo 16 a 28
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR