Natalia_Medeiros 23/09/2022
Fortalecendo a memória coletiva de luta
Não há momento melhor, com a proximidade das eleições, para finalizar e recomendar esse livro. Poderia ir para o desafio literário dos 13 livros vermelhos. #lula
Diante de um governo misógino, promover a sororidade e fortalecer a presença política das mulheres é fundamental. Se conseguimos qualquer avanço em favor das mulheres nos últimos 4 anos, foi devido à presença de muitas dessas mulheres que contribuíram para a escrita desse livro. Me surpreendi com o relato de algumas que já conhecia e me revigorou conhecer outras.
Nomear as violências que sofremos, por sermos mulheres, seja na política ou fora dela, é fundamental. São tantas ocasiões. Tantas vezes tão sutis e normalizadas socialmente. Mulheres eleitas, parte do poder de representação democrática e ainda silenciadas, ameaçadas, questionado sobre fazerem mesmo parte daquele espaço. Leiam, leiam! Se empoderem, conheçam e apoiem candidaturas femininas, durante as eleições e após as eleições, porque elas precisam do nosso apoio para se manter lá.
A Violência Política Contra Mulheres nos revela a ferida que ainda sangra a nossa democracia. Este livro é maravilhoso. Morro de orgulho e me inundo de inspiração com uma escrita pessoal, emotiva e fundamentada com rigorosidade científica que as autoras fizeram. É muita competência!!!