Apenas Evelim 22/08/2021
Visão bastante empreendedora e otimista. O livro foi escrito para um público bem definido, empreendedores e trabalhadores que, em forma geral, trabalham com o público. Com isso não quero dizer que o livro é ruim, existem vários problemas postos que são interessantes, ainda mais discutidos pela ampla gama de conhecimentos do prof. Dr. Cortella. Mas eu esperava outra narrativa.
O livro é bom, tem muitas falas referente ao aperfeiçoamento de um trabalho prestado, do papel fundamental da comunicação, da coletividade, da importância de troca de conhecimento e apoio, também enfatiza o papel e postura que devemos ter com o cliente. Além de fazer uma boa exposição sobre o "home work" e sobre aceleração das mudanças causadas pela pandemia.
Todavia, a perspectiva da narrativa é empresarial e não retrata problemas mais graves sobre as mudanças que estão logo ali, adiante. (Neoliberalismo, a irrelevância da mão de obra de muitos que prestam serviços, sobre a perda de direitos, sobre o emblemático "empreendedorismo" como salva guarda das classes mais baixas, etc). Sendo assim, classifiquei como uma leitura superficial que, de fato, trabalha apenas na superfície e não adentra em problemas graves que são crises paradigmaticas da nossa sociedade.
Eu entendo que a intenção foi trabalhar na superfície, mas esperava algo mais realista pelos problemas que temos que lutar. Porém, enfatizo, a leitura é boa, não é simplória como um auto ajuda qualquer, só não era o que eu esperava, para mim.