spoiler visualizarpamp. 17/03/2022
Bom, a experiência de ler esse livro não foi nada boa. E apesar disso, sempre penso que existem coisas boas em uma história e então por isso irei dividir minhas opiniões em duas partes.
Pontos positivos: A premissa desse livro é muito interessante, foi justamente por causa dela que fiquei interessada em ler. A ambientação também, esse ar mais pós-apocalíptico, uma terra desolada e destruída, achei incrível. Os grupos (os Cancelados e os Periféricos), foi uma adição interessante para a história que te faz pensar "Nossa nem todos tiveram a oportunidade de se salvar do "fim do mundo" atrás de muros e aposto que isso com certeza aconteceria da mesma forma na vida real". Te faz pensar muito nas questões de desigualdade. E claro, o verdadeiro protagonista desse livro: Félix! Eu nutri um grande carinho pelo gato, torcia tanto por ele, pra ele ficar bem. Com certeza o meu favorito. Irei sentir saudades!
Pontos negativos: Muita coisa, mas muita coisa mesmo. Haviam muitas frases repetitivas e ações repetitivas, muitas vezes que aconteciam no mesmo parágrafo. Uma coisa que me irritou é que havia muito deus ex-machina (como foi dito em outra resenha). Uma terra desolada dessas, grupos saqueando coisas e ainda assim o Lucas encontrava coisas com uma facilidade que não condizia com a história. Também achei que muitos aspectos do livro foram confusos. Por exemplo, primeiro era dito que os anos foram renomeados como Ciclos e por um tempo, deixa a entender que um ano = um ciclo. Só depois foi explicado que um ciclo é equivalente a 180 dias? Sem contar que repetia a noção que falei ali em cima várias vezes. É ou não é 180 dias? E houveram MUITAS outras contradições e furos ao decorrer da história. Outra é como o livro vende a ideia de que o Lucas é o único humano vivo ali desde a tragédia (e vende isso várias vezes), mas então ele mesmo diz que não era, que existem sim outras pessoas?
Outras coisas que me incomodaram: o personagem tinha umas reações de certo modo sexistas o tempo todo. A cena dele descobrindo que a líder dos Cancelados era uma mulher e dizendo que PRECISA proteger a Joana, não foram cenas legais. Sem contar cenas que não agregam absolutamente nada ao livro: sobre como a Joana tem um olhar sensual, sobre como ela é sensual, cena dela nua sem um motivo que ajude na construção do enredo, e muitas outras descrições assim sobre a personagem. Sem contar que ela e o Lucas se beijavam o tempo todo em momentos que não deveria estar acontecendo um beijo (sem contar a cena do beijo sem permissão dela, que não achei fofa como creio era pra ser)
E falando na Joana, eu fiquei muito decepcionada com muita coisa relacionada a ela. Primeiro que, igual falaram em uma resenha, ela foi de Guerreira (super forte, armada e tal), para amante do Lucas e para a ex louca, por fim. A impressão é que a Joana é aquele estereótipo de personagem criada apenas para ser a par romântica gostosa do protagonista. Fim. Sem contar que de guerreira pra ex louca foi tenso, viu. E nem para ser uma transição que é problematizada no livro. Ela só fica morrendo de ciúmes da Damia, mata ela por ciúmes do Lucas e viva.
O final também foi corrido e não faz sentido, principalmente o final do Felix que foi ????. O plot twist foi bom, como eu disse, mas nem ele conseguiu segurar a ponta.
Creio que se o livro tivesse passado por revisões de betas (várias vezes), muitos detalhes do livro teriam sido melhores. De toda forma, essa é a minha nota final.