Greice21 01/04/2023
_Se conhecê-la, você vai gostar dela_
21° Livro do 1° trimestre
*Mulheres Confiantes* , _Tori Telfer_
Nossa primeira trapaceira, é Jeanne, a Condessa de Lá Motte, de _Memorias do colar_ que ficou conhecida como percussora da morte de Maria Antonieta e o desencadeamento da Revolução Francesa.
Como prova, de que não é preciso deter o artifício da beleza, somente com o olhar a golpista Cassie ,dona de muitos pseudônimos, roubou milhões de vários banqueiros. E apesar de todas suas artimanhas, mesmo após sua morte ela foi reverenciada , ora em medicamentos para nervos, que levavam seu nome , e até mesmo seu rosto estampado em cédulas falsas, repassadas por outros vigaristas.
A necessidade de ser parte de um todo, fez de Wang Ti - com um casamento em decadência- nossa 3° musa, abrir uma teia de golpes. Se passando por integrante da grande autarquia da China, vendia imóveis para celebridades , extorquindo-os , para sustentar o novo e célebre namorado. Quando descoberta pelas vítimas, lhe foi negado pelas mesmas se entregar as autoridades legais.
Atividades mediúnicas também são famosas dentre as farsantes. Tudo iniciou -se com uma brincadeira entre irmãs que enlaçavam maçãs a um barbante e o puxavam ,para contemplar o _plunc_ da fruta ao cair no chão. Sem saber a origem do som, a mãe das meninas acreditou que a casa estava tomada por algum espírito. Aproveitando-se dessa situação as meninas passariam a produzir outros sons, como batidas nas paredes, as quais eram respondidas por elas mesmas. Mais tarde, a irmã mais velha viu uma fonte lucrativa nas caçulas, abrindo um espaço de vidência ,atraindo vários inocentes. Nessa linha, várias outras célebres damas utilizaram se dos artifícios " mediúnicos" para fins lucrativos, principalmente em palco ao Pós- Guerra Civil e a Grande Depressão.
Com o misterioso desaparecimento da família Romanov após serem levados ao porão da Casa Ipatiev, moçoilas de vários lugares sentiram o ímpeto de assumir a identidade da até então desaparecida Anastasia Romanov, filha do Czar Nicolau II.
Em busca de reconhecimento, dotada de uma inteligência, quem desconfiaria que aquela jovem negra seria responsável por infiltrar-se com drogas numa liga de esportes , a NFL, assim como adotar vários papéis, com fins lucrativos.
Conhecidas como _tragediennes_ , passando-se por vitimas, vêem as tragédias como oportunidade de lucratividade, aproveitando se da generosidade de outros para estorquir donativos, falsificam notas fiscais, acionam apólices de seguros, fingem repetidas vezes gravidezes que resultaram em aborto ou morte prematura, e se passam por sobreviventes traumatizadas de enormes catástrofes.
Uma mulher, vários nomes, sua participação na Guerra Civil e um livro de mais de 600 páginas alternando entre fatos reais e ilusões, trazendo suas memórias de guerra.
De estado em estado, a exímia Margarete trabalhava na área de finanças em muitas clínicas com diferentes identidades, e para surpresa de todos ao fim do mesmo o caixa estava zerado e a bela mulher, sua filha e mais de 48 cocker spaniels, desapareciam do mapa.
E por fim, temos um caso de escravidão, violência e insanidade. Sante Kanes, comparada a atriz Elizabeth Taylor, era dissimulada, controladora, perigosa e ambiciosa. E um de seus hobbies favoritos, era incendiar sua casa por conta dos seguros.
?
Em pouco mais de 12 casos, Telfer perfila mulheres em busca de status, prestígio, reconhecimento, auto suficiência, liberdade, poder. Muitas dessas mulheres foram vítimas de abusos, pobreza, mentiras , isolamento social, foram bombardeadas por cenas explícitas em seu meio familiar, ou sujeitas a tal. E como combustível, esses elementos tornaram-as frias, calculistas e imperiosas. Por mais obscuro que sejam os fatos que carreguem, elas romperam com o estereótipo de sexo frágil, e embora tenham sido aferidas, também foram e são ovacionadas por sua audácia, inteligência, com uma pitada de graciosidade.