Silvana.Freitas 30/08/2023
"Arendt. Entre o amor e o mal: uma biografia.", é, como o título diz, a história da vida se uma pessoa. Li minha primeira biografia no ano passado. Por quê? Nunca me interessou. Sempre gostei de ficção e não acreditava que uma história real pudesse me acrescentar algo. Hoje, ao terminar de ler a biografia de Hannah Arendt, estou muito feliz em perceber como estava enganada.
Hannah foi uma pensadora Alemã, de origem judaica, que desenvolveu seu pensamento e reflexões ao longo de uma vida marcada pela situação do exílio e sendo testemunha de momentos históricos decisivos como a ascensão do Nazismo, o Holocausto dos judeus e a Guerra Fria. Tendo uma formação intelectual baseada primeiramente na filosofia, contribuíram muito pro seu pensamento Immanuel Kant e Martin Heidegger (com quem teve um relacionamento amoroso por muitos anos, e uma relação da vida inteira, praticamente). Foi no exílio na França que teve uma formação política, ampliando seu pensamento e visão de mundo.
Já havia lido citações de Hannah em obras de outros autores, mas conhecer sua história em conjunto com suas principais ideias, foi fascinante! Somos o resultado da nossa história, mas também da maneira como reagimos a ela e Arendt extraiu com maestria o ensinamento que cada situação tinha a oferecer. Ela não foi apenas alguém que formulou ideias brilhantes acerca da vida e da humanidade, mas alguém que viveu de acordo com o que professava, bem como utilizou seu pensamento pra mapear e entender a vida. Uma mulher admirável, cujas obras, com certeza, eu quero conhecer!