Camilly Displahs 04/06/2023A bolsa amarelaMais um livro que leio para a matéria de Literatura Infantojuvenil da faculdade. Me surpreendi muito por nunca ter ouvido falar nele na minha infância e pré-adolescência, não me lembro nem de ver na biblioteca da minha escola.
De qualquer forma, é um livro que com certeza trabalha muito a criatividade e o pensamento das crianças. Raquel (personagem principal) é à frente do seu tempo, possui 3 vontades: ser gente grande, ser menino e ser escritora.
A história trabalha com muitos elementos fantásticos, como galos, guarda-chuva, alfinete que falam e são grande amigos de Raquel, e trabalha muito o quanto a bolsa amarela é importante para todos eles.
Além disso, um fato muito interessante é que a autora também trabalhou com problemas reais que muitas crianças e adolescentes podem passar na sua própria família, por exemplo, a dificuldade de convivência com seus pais e irmãos, que sempre falavam que ela inventava histórias e nunca falava a verdade.
Acredito que se eu tivesse lido na minha pré -adolescência esse livro iria me marcar muito, de uma forma diferente. Hoje, me marcou também, de outra forma diferente, o que mostra que livros infantojuvenis também podem ser lidos por adultos.