A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga




Resenhas - A Bolsa Amarela


1014 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Michele 17/10/2024

Vale chorar no final ?
"A Bolsa Amarela", de Lygia Bojunga, é uma obra encantadora que aborda os sentimentos de exclusão e desejos reprimidos da infância. A protagonista, Raquel, carrega dentro de sua bolsa amarela três grandes desejos: ser adulta, ser menino e ser escritora. Através de uma narrativa envolvente e mágica, a autora trata de forma delicada temas como identidade, liberdade e o poder da imaginação. Cada página resgata a fragilidade e a força dos sonhos infantis. Ao terminar, me vi chorando, porque a intensidade e a doçura da história tocaram profundamente.
comentários(0)comente



Jacqueline.Amadio 17/10/2024

A Bolsa Amarela
Que bom reencontrar esse livro!
Foi uma das minhas primeiras leituras quando criança.
E esse é daqueles livros que quando vê como criança é uma coisa e quando vê depois de adulto você descobre várias camadas.
Lindo, lindo!
Giulia 17/10/2024minha estante
Eu amava esse livrooo




juliarfs 16/10/2024

A bolsa amarela
Que livro maravilhoso, sensível e cheio de camadas!
Eu amei demais, só fiquei pensando em como ele deve ser incrível de ser trabalhado em sala de aula e apresentar as vontades de Raquel para os alunos.
Queria ter lido esse livro quando criança, seria ainda melhor!
comentários(0)comente



kettyreads 10/10/2024

A Bolsa Amarela
Histórias infantis, com sua simplicidade, costumam transmitir mensagens lindas. Muitas vezes, ignoramos os desejos e opiniões das crianças, acreditando que, por serem pequenas, suas ideias não são relevantes. No entanto, elas têm uma imaginação criativa, que é frequentemente desvalorizada pelos adultos, que enxergam esses pensamentos como algo insignificante, apenas porque já perderam a capacidade de ver o mundo dessa forma.
comentários(0)comente



dhezinha 10/10/2024

O tempo é o tipo do sujeito que adora mudar tudo
Que leitura encantadora!
Embora "A Bolsa Amarela" seja voltado para o público infantil, me envolvi com a história do início ao fim.

O livro vai além de uma simples narrativa para crianças. Ele nos revela a complexidade da vida, o desejo de ser "grande" e, quando se chega lá, a saudade de ser "pequeno" novamente. Aborda o desejo de ser outra pessoa em um mundo que constantemente nos impõe limitações com seus ?não pode?. Também nos inspira a lutar pelos nossos sonhos mais profundos.

Raquel, com sua mente brilhante e criativa, nos faz refletir sobre a vida e o passar do tempo.
comentários(0)comente



pedro 05/10/2024

- Às vezes a gente quer muito uma coisa e então acha que vai querer a vida toda. Mas aí o tempo passa. E o tempo é o tipo do sujeito que adora mudar tudo. Um dia ele muda você e pronto: você enjoa de ser pequena e vai querer crescer.
comentários(0)comente



Bia 04/10/2024

"E o tempo é o tipo do sujeito que adora mudar tudo."
Primeiro contato que tive com alguma obra de Lygia Bojunga, e posso afirmar que foi uma experiência ótima. Apesar de ser um livro infanto-juvenil, também pode-se aproveitar a leitura quando se lê durante a vida adulta.

O livro (ou conto) narra a história de Raquel, uma garota que guarda numa bolsa amarela a vontade de crescer, de ter nascido menino e de ser escritora. É narrado a partir do ponto de vista de uma criança, tendo assim, um pouco de realismo mágico.

Por ser narrado por uma criança, a leitura se torna singular, já que acompanhamos a história sob o ponto de vista inocente e infantil. Além disso, esse ponto de vista traz a reflexão de que, apesar de ser uma criança, ela ainda é um ser humano, algo que é ignorado por muitos. Quantas crianças são tratadas de forma diferente, ou tem seus gostos e opiniões negligenciados pelo simples fato de ser criança?

Ser uma adulta lendo um livro infantil, também traz uma perspectiva diferente sobre a história. Raquel, a protagonista, reprime suas três grandes vontades por causa dos outros, principalmente seus familiares. Pode-se associar tal questão com a vida de qualquer um, seja criança ou adulto, muitos de nós já tivemos diversas vezes nossas próprias vontades reprimidas por causa do ambiente negativo que nos rodeia. Pode-se até mesmo ter um déjà-vu de nossa própria infância, o que reforça que devemos valorizar a opinião infantil.

Meu entendimento sobre o final do livro foi a transição da infância para adolescência, e a aceitação consigo mesma, deixando de reprimir suas próprias vontades, e começando a abraçá-las. Além de abandonar ? de uma forma bonita ? suas fantasias infantis.

Por mais que eu tenha gostado da leitura, provavelmente teria aproveitado melhor se tivesse lido quando mais nova. Eu recomendaria a leitura principalmente para crianças e pré-adolescentes, mas a escrita de Lygia torna a leitura satisfatória para qualquer idade.
comentários(0)comente



Nathale.Rebello 04/10/2024

Um ótimo livro sobre crescer, sobre ser menina numa sociedade machista onde ninguém te tempo pra nada, muito menos para ouvir a imaginação das crianças.
comentários(0)comente



Alana 02/10/2024

Embora seja um livro de literatura infanto-juvenil, aborda um tema bem interessante; as vontades escondidas/reprimidas (no caso da personagem em uma bolsa amarela).
A obra nos faz enxergar as nuances de ser uma criança, de como são percebidas.
Eu amei de coração ??
comentários(0)comente



ariane537 29/09/2024

demorei mais que o esperado pra ler esse livro, pq não estou com tempo pra nada. eu amei, mas tenho certeza que se tivesse lido quando eu era mais nova, teria me marcado de uma forma que eu nunca esqueceria.
mas foi uma leitura tão linda, é impressionante como lygia bojunga consegue transmitir uma mensagem tão linda num livro infantojuvenil.
assim como a protagonista, nossa vida também é marcada por desejos e anseios. é tão bem retratado essa cultura (que é presente até nos dias atuais), de não ver a criança como um ser humano que tem desejos, vontades e pensamento próprio. raquel tem seus desejos tão invalidados, é tão pequena e gigante ao mesmo tempo.
comentários(0)comente



v4nteyzh 28/09/2024

Bom!
Eu já tinha lido um livro da autora e tinha amado, mas nunca fui atrás de outros, apesar de saber que ela era incrível. Recentemente, ouvi falar dos livros dela de novo e resolvi dar uma chance para "A Bolsa Amarela". E que bom que fiz isso! A história me prendeu de um jeito que parecia que ela estava conversando diretamente comigo. Cada pedacinho me tocou de uma forma especial. Agora estou ansiosa para ler mais obras dela, porque sei que não vou me decepcionar.

"- Deixa eu ficar?
- Deixo.
- Deixa mesmo?
- Deixo sim.
- Então deixa."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Stef 23/09/2024

Muito, muito, muito bom. Que obra prima!
Raquel e seu mundo imaginário faz a gente sentir vontade de ser criança dnv. Incrível.
comentários(0)comente



Karolinieee 23/09/2024

Adultos.
Esse livro deveria ser obrigatório toda criança ler...assim teríamos adultos melhores.
Uma história simples e besta, mas com um significado e tanto! Quando você entende, as verdades e críticas (sociais) sobre os desejos da menina, faz você enxergar a história completamente diferente...
10/10
comentários(0)comente



1014 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |