Cley 27/07/2021"Deu merda" é um livro de textos/crônicas escritos pelo autor nacional Gabriel Tennyson. A obra tem toques ficcionais e autobiográficos e expõe as ideias do autor sobre o que ele passara ao longo de sua vida.
Os textos falam sobre sua infância, sexualidade, além de tecer algumas críticas sociais.
"A hipocrisia é o que civilizou a raça humana. Sem esse contrato social de mútua ilusão, a humanidade pararia de se reproduzir."
Os textos do Tennyson são carregados de ironia, sarcasmo e humor. O autor se apropria de experiências simples para trazer à tona seus pensamentos sobre o que passara. O autor revela o lado da pobreza, mas sem colocar drama, pelo contrário, me identifiquei com alguns textos e isso me aproximou um pouco com as experiências vividas pelo autor.
O autor tece críticas sociais em alguns textos e essas críticas são pertinentes considerando o atual contexto que nos encontramos.
Infelizmente, cerca de 80% dos textos não conversaram comigo e tampouco vi sentido no que estava sendo exposto, porém, os 20% foram interessantes e conversaram comigo de alguma forma, seja para reflexão, seja para uma autocrítica.
O autor expõe em um capítulo seu olhar em relação a determinados bairros do Rio de Janeiro, capítulo este que para mim foi irrelevante, pois não moro no Rio. Porém, acredito que, se um carioca ler a obra e se deparar com este capítulo, pode aproveitar mais a leitura.
"Deu merda" é um livro de leitura rápida, mas que não trouxe para mim muito sentido, mas essa questão é muito pessoal, subjetiva e talvez os textos possam agradar mais a outras pessoas.