Onde está Deus em um Mundo com Coronavírus?

Onde está Deus em um Mundo com Coronavírus? John Lennox
John Lennox




Resenhas - Onde está Deus em um Mundo com Coronavírus?


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Fran 03/08/2021

Algumas questões sobre Deus e coronavírus
O autor do livro vai abranger de forma sucinta, alguns pontos sobre nós, Deus e o coronavírus.

Espana um pouco sobre o ateísmo.
A diferença que Deus faz.
E a importância de enchergarmos além do vírus.

Não é porque Deus é amoroso que catástrofes não acontecerão, pois elas são resultado da queda humana.

E ele finaliza nos levando a pensar que mesmo em meio às aflições Deus está. E que é possível em meio a coisas ruins experimentarmos paz se confiarmos no Senhor.

O livro nos leva a refletir na coroa de Cristo e a depositarmos total confiança nEle.

Deus está onde Ele sempre esteve. NO CONTROLE DE TUDO. ~Fran ?
comentários(0)comente



Rê Lima 30/05/2021

Achei interessante, mas esperava algo menos repetitivo e mais elucidativo. Talvez a abordagem não tenha me prendido o suficiente.
comentários(0)comente



Marcelo Moura 01/10/2020

Simples e direto
Analisa a situação atual de forma bíblica e direta, sem fazer nenhuma afirmação leviana. Vale muito a pena leitura.
comentários(0)comente



Israel Nogueira 29/09/2020

Livro bem simples mas bem profundo, leitura bem fluida. Recomendo esse livro a todos !
comentários(0)comente



Laerte.AlcAntara 03/09/2020

Ótima reflexão
Uma na reflexão cristã sobre oq está acontecendo com o mundo. E como nos cristãos devemos saber sobre essa pandemia do corona vírus
comentários(0)comente



Edilene 05/08/2020

Em meio a essa pandemia mundial, muitos perguntam onde Deus está?
Deus Ele está no controle dessa pandemia
comentários(0)comente



Paulo 13/06/2020

Uma ótima analise cristã sobre a pandemia
No começo do período de quarentena fui surpreendido por dois ebook que abordavam o problema da pandemia gerada pela Covid-19 através de uma perspectiva teológica. O primeiro deles foi o “Corona Vírus e Cristo” escrito pelo Pastor Batista John Piper, o segundo foi escrito pelo Matemático e Apologista Cristão John Lennox intitulado “Onde está Deus em mundo com Corona Vírus?” Os dois matérias digitais foram distribuídos gratuitamente nas redes sociais da editora de ambos os livros. Enquanto uma obra aborda um ponto de vista mais bíblico destacando a soberania de Deus e seus decretos a outra fala sobre cosmovisão cristã e tem um caráter mais apologético. Em sua analise o autor dialoga diretamente com outros pontos de vista, principalmente o ateísmo e tece críticas a este sistema e mostra que a crença em um Deus transcendente é mais lógica e faz mais sentido. Os argumento de John Lennox são plausíveis, críveis, respeitosos e apontam para uma esperança vindoura que está em Deus.
Outro aspecto interessante no livro do Lennox que me chamou a atenção foi a sua análise sobre o sofrimento. Ele fala sobre dois tipos de males que podem nos alcançar e nos causar dor, o primeiro deles é o mal natural, o autor reconhece que a palavra “mal” é usada inapropriadamente porque agentes naturais não possuem conotação morais, mas como a natureza está fraturada por causa do pecado humano, ela gera alguns tipos de doenças (tais como o corona vírus), catástrofes naturais como terremotos, tsunamis e outros agentes que tem consequências devastadoras. Outra razão pela qual os homens sofrem segundo o autor é decorrente ao mal moral, isto é, ações reprováveis de homens e mulheres, tais como atos de ódio, terror, violência, abusos, assassinato, estupros e outras ações cruéis contra o seu semelhante. Naturalmente, o mal moral e o mal natural estão as vezes relacionados. A situação é complicada porque um leva ao outro, por exemplo: O ganancioso desmatamento comercial pode levar a proliferação de deserto, o qual, por sua vez gera perda da biodiversidade, degradação do solo, redução da umidade do ar que pode conduzir a desnutrição e doenças.
E como podemos encarar os desastres e a dor? O autor utiliza um conceito emprestado do livro “Universo ao Lado ” que eu achei bem interessante, onde o ele explica que há essencialmente apenas três cosmovisões, a primeira é Teísta, isto é, o ensinamento sobre a existência de um Deus que criou e sustenta o mundo e que criou os seres humanos a sua imagem. A segunda é Ateísta que afirma que este universo é tudo que há e não a dimensão sobrenatural. A terceira é a Panteísta que funde os conceitos de Deus e do mundo em uma entidade impessoal. A forma como enxergamos o mundo vai determinar como lidamos com a dor e o sofrimento.
O cristianismo afirma que o homem Jesus Cristo é Deus encarnado, o criador tornado humano. O cerne da mensagem cristã está na morte de Jesus Cristo, sobre a cruz. Isto quer dizer que Deus não permaneceu distante da dor e o sofrimento, mas ele próprio a experimentou. E com a ressurreição de Cristo foi lhe dado todo o poder tanto na terra como no céu e um dia Ele julgará todo o mal sobre terra e enxugará toda lágrima dos seus filhos. Portanto o cristão não é uma pessoa que resolveu o problema da dor, do sofrimento e o mal, mas ele é alguém que veio ao mundo para amar e servir ao Deus que sofreu e morreu por ela na cruz.
As duas obras são sensacionais e merecem ser lidas, elas apontam e exaltam o nome de Deus, e mesmo que em alguns aspectos elas sejam muito diferente uma da outra é interessante ver o ponto de vista dos dois autores sobre o agir de Deus e como devemos lidar com esta pandemia.
comentários(0)comente



Me chamam de João 31/05/2020

Uma conversa na cafeteria...
Primeiro livro que leio do John Lennox, mas gostei da sua linguagem que nos remete, como ele mesmo propõe, a uma conversa em uma cafeteria. Leitura rápida, sem se aprofundar no assunto, mas que nos trás uma boa reflexão sobre o período que estamos vivendo.

Como o livro foi escrito em meio a Pandemia, acredito que devemos ser misericordiosos na análise crítica, tanto deste livro, como no do John Piper, por exemplo. Acredito que devemos olhar que eles não se aprofundam no assunto mal, pois é algo muito complexo. Entretanto, são livros que leva o Cristão a confiar mais em Deus e o não cristão a refletir.

A minha única crítica ao livro é que ele passa muito tempo falando sobre o mal moral e pouco sobre o mal natural, que é o que estamos vivendo, embora eu entenda que quando ele fala do mal moral, ele nos mostra a nossa condição.

De todos os capítulos, gostei mais do último, pois trás ações práticas de como nós cristãos devemos agir e reflexões para os não cristãos. Tudo isso regado a testemunhos de pessoas que viveram algum tipo de sofrimento, como Paulo e C.S. Lewis.

Recomendo.
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8